Entrar
Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game makerpor Ralphed Ontem à(s) 18:28
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
Dúvidas com o Loading
4 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Dúvidas com o Loading
pessoal seguinte, já percebí que naturalmente o GM dá um único loading no início do jogo, e isso convenhamos é insano quando se trata de um jogo pesado. Todos os jogos de PC ou de playstation ou xbox percebemos que os loadings são divididos.
Ex: quando se entra numa fase dá loading (só carrega os objetos daquela fase quando precisa pra não ficar na memoria).
A dúvida é: É possivel fazer isso no game maker? É possivel dividir os loadings pra deixar o inicial mais rápido?
Pq se isso nao for possivel, jogos grandes ficam meia hora em loading inicial...
Ex: quando se entra numa fase dá loading (só carrega os objetos daquela fase quando precisa pra não ficar na memoria).
A dúvida é: É possivel fazer isso no game maker? É possivel dividir os loadings pra deixar o inicial mais rápido?
Pq se isso nao for possivel, jogos grandes ficam meia hora em loading inicial...
Re: Dúvidas com o Loading
é possivel, vc nao loada os objetos, pq ele nao pesam, mas as imagens dele, desmarcando o preload nas caixas, mas nao adianta muito, o ideal é carregar as imagens externamente de acordo com a necessidade do jogo
Re: Dúvidas com o Loading
Não so imagens como também músicas.
Por exemplo você pode carregar sons usando sound_add e descarregar eles da menoria usando sound_discard.
Por exemplo você pode carregar sons usando sound_add e descarregar eles da menoria usando sound_discard.
Re: Dúvidas com o Loading
Gusba escreveu:é possivel, vc nao loada os objetos, pq ele nao pesam, mas as imagens dele, desmarcando o preload nas caixas, mas nao adianta muito, o ideal é carregar as imagens externamente de acordo com a necessidade do jogo
tipo, como assim carregar externamente de acordo com a necessidade??? não entendi isso Gusba...
Blz isso eu entendi...Não so imagens como também músicas.
Por exemplo você pode carregar sons usando sound_add e descarregar eles da menoria usando sound_discard.
Sim, desmarquei o preload nas caixas das imagens mas não influenciou em nada...
Se eu não resolver essa questão dos loads o jogo passará por graves problemas...
Re: Dúvidas com o Loading
carregar de acordo com a necessidade é o seguinte, as imagens pesadas q grandes q serao usadas posteriormente no jogo, deixeas fora do gm, na mesma pasta do .exe, depois, vc pode colocar para os objetos carregarem essas imagens usando:
var = sprite_add(...);
ou sprite_replace(...);
var = sprite_add(...);
ou sprite_replace(...);
Re: Dúvidas com o Loading
cara a cada dia aparecem coisas novas e só vai complicando aff...
gusba vc pode dar um exemplo se o sprite for parado.gif por exemplo... pq nao sei o que colocar onde vc colocou (...)
sim vlw pela ajuda...
gusba vc pode dar um exemplo se o sprite for parado.gif por exemplo... pq nao sei o que colocar onde vc colocou (...)
sim vlw pela ajuda...
Re: Dúvidas com o Loading
sprite1 = sprite_add("parado.gif",0,1,1,0,1,0,0);
a sprite esta guardada na var sprite1
a sprite esta guardada na var sprite1
Re: Dúvidas com o Loading
blz, e como eu uso essa var sprite1??? tipo spr = sprite1 ???
edit: a descobri!!!! isso pode se rusado com backgrounds???
e quando o sprite é apagado isso sai da memoria tmb???
edit: a descobri!!!! isso pode se rusado com backgrounds???
e quando o sprite é apagado isso sai da memoria tmb???
Re: Dúvidas com o Loading
pra usa com back usa:
background_add
e se vc apagar a sprite com o comando:
sprite_delete
ela ira descarregar a memoria
background_add
e se vc apagar a sprite com o comando:
sprite_delete
ela ira descarregar a memoria
Re: Dúvidas com o Loading
então pelo que eu entendi, o background será um outro objeto???
Pq se for outro objeto ele deixa de ser background e vira um objeto na tela funcionando como background, é isso?
se a variavel sprite2 receber o background, como mostro ele na tela???
desculpe a chatisse, mas nao achei nada sobre isso no forum, ai fode...
Pq se for outro objeto ele deixa de ser background e vira um objeto na tela funcionando como background, é isso?
se a variavel sprite2 receber o background, como mostro ele na tela???
desculpe a chatisse, mas nao achei nada sobre isso no forum, ai fode...
Re: Dúvidas com o Loading
nao meu, vc carrega o background e pra fazer o bakground ir para room coloca:
background_index[0...7] = sprite2;
background_index[0...7] = sprite2;
Re: Dúvidas com o Loading
gusba!!! hahahaha!!!
coloca isso aonde omi??? background_index[0...7] = sprite2;
e no lugar do 0..7 coloca o q omi????
eu criei outro objeto e coloquei isso no creat e nao deu certo! depois coloquei no codigo dentro da aba room e nao deu certo... nao sei onde usar isso aew!!!
coloca isso aonde omi??? background_index[0...7] = sprite2;
e no lugar do 0..7 coloca o q omi????
eu criei outro objeto e coloquei isso no creat e nao deu certo! depois coloquei no codigo dentro da aba room e nao deu certo... nao sei onde usar isso aew!!!
Re: Dúvidas com o Loading
vc coloca
background_index[numero do back]
observe na room como vc pode ativar até 8 backs
background_index[numero do back]
observe na room como vc pode ativar até 8 backs
Re: Dúvidas com o Loading
seguinte, criei um objeto chamado background.
No creat dele coloquei o codigo:
Coloquei ele na room0 e nela escolhi background1
quando rodo não aparece o bacground.. o do player deu certo, blz, mas o back nao... :|
Onde eu errei pelo amor de deus?
No creat dele coloquei o codigo:
- Código:
sprite2 = background_add ("fundo.gif", 0,0,0)
background_index[1] = sprite2
Coloquei ele na room0 e nela escolhi background1
quando rodo não aparece o bacground.. o do player deu certo, blz, mas o back nao... :|
Onde eu errei pelo amor de deus?
Re: Dúvidas com o Loading
Um detalhe interessante:
background_index[1...7] é uma variavel do tipo array.
Array é em poucas palavras uma variavel que possui sub variaveis, tipo:
a variavel é background_index e o valor dela é:
background_index[1]
background_index[2]
background_index[3]
background_index[4]
background_index[5]
background_index[6]
background_index[7]
Que por sua vez, cada uma tem seu próprio valor, pra indicar todos o backgrounds que GM suporta em uma fase.
Arrays realmente são muito uteis!
Aliás, vê se não é a falte de ";" na primeira linha.
background_index[1...7] é uma variavel do tipo array.
Array é em poucas palavras uma variavel que possui sub variaveis, tipo:
a variavel é background_index e o valor dela é:
background_index[1]
background_index[2]
background_index[3]
background_index[4]
background_index[5]
background_index[6]
background_index[7]
Que por sua vez, cada uma tem seu próprio valor, pra indicar todos o backgrounds que GM suporta em uma fase.
Arrays realmente são muito uteis!
Aliás, vê se não é a falte de ";" na primeira linha.
Re: Dúvidas com o Loading
sim conseui colocar o bk no objeto, mas dessa froma o cara nao pode montar em tiles, o que diminue a memoria! como o cara vai fazer pra montar o bg em tiles dessa forma?
Re: Dúvidas com o Loading
ele carrega um back em cima de um back ja existente, olha no help, vo pode colocar o back pro jogo e fazer o tile, depois coloca uma imagem pequena de back e da load
Re: Dúvidas com o Loading
desculpa gusba, mas não tem como o cara aprender isso olhando help não... ele diz:
Sem exemplo fica impossível...background_replace(ind,fname,transparent,smooth,preload) Same as above but in this case the background with index ind is replaced. The function returns whether it is successful. When the background is currently visible in the room it wil be replaced also.
background_replace_alpha(ind,fname,preload) Same as above but in this case the file has an alpha channel.
background_create_color(w,h,col,preload) Creates a background of the given size and with the given color. It returns the index of the new background. When an error occurs -1 is returned.
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» [Duvidas]Algumas duvidas que estou querendo respostas
» Propaganda de GM no loading?
» sistema de loading
» instance e loading
» Tirar Loading
» Propaganda de GM no loading?
» sistema de loading
» instance e loading
» Tirar Loading
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|