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Dúvidas com o Loading

em Sex 20 Mar 2009, 14:34
pessoal seguinte, já percebí que naturalmente o GM dá um único loading no início do jogo, e isso convenhamos é insano quando se trata de um jogo pesado. Todos os jogos de PC ou de playstation ou xbox percebemos que os loadings são divididos.

Ex: quando se entra numa fase dá loading (só carrega os objetos daquela fase quando precisa pra não ficar na memoria).

A dúvida é: É possivel fazer isso no game maker? É possivel dividir os loadings pra deixar o inicial mais rápido? scratch

Pq se isso nao for possivel, jogos grandes ficam meia hora em loading inicial... 😢
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Re: Dúvidas com o Loading

em Sex 20 Mar 2009, 14:55
é possivel, vc nao loada os objetos, pq ele nao pesam, mas as imagens dele, desmarcando o preload nas caixas, mas nao adianta muito, o ideal é carregar as imagens externamente de acordo com a necessidade do jogo
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Re: Dúvidas com o Loading

em Sex 20 Mar 2009, 15:16
Não so imagens como também músicas.

Por exemplo você pode carregar sons usando sound_add e descarregar eles da menoria usando sound_discard.
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Re: Dúvidas com o Loading

em Sex 20 Mar 2009, 15:46
Gusba escreveu:é possivel, vc nao loada os objetos, pq ele nao pesam, mas as imagens dele, desmarcando o preload nas caixas, mas nao adianta muito, o ideal é carregar as imagens externamente de acordo com a necessidade do jogo

tipo, como assim carregar externamente de acordo com a necessidade??? não entendi isso Gusba...

Não so imagens como também músicas.

Por exemplo você pode carregar sons usando sound_add e descarregar eles da menoria usando sound_discard.
Blz isso eu entendi...

Sim, desmarquei o preload nas caixas das imagens mas não influenciou em nada... 😢

Se eu não resolver essa questão dos loads o jogo passará por graves problemas... 😢
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Re: Dúvidas com o Loading

em Sex 20 Mar 2009, 15:49
carregar de acordo com a necessidade é o seguinte, as imagens pesadas q grandes q serao usadas posteriormente no jogo, deixeas fora do gm, na mesma pasta do .exe, depois, vc pode colocar para os objetos carregarem essas imagens usando:

var = sprite_add(...);

ou sprite_replace(...);
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Re: Dúvidas com o Loading

em Sex 20 Mar 2009, 16:02
cara a cada dia aparecem coisas novas e só vai complicando aff... Sad

gusba vc pode dar um exemplo se o sprite for parado.gif por exemplo... pq nao sei o que colocar onde vc colocou (...)

sim vlw pela ajuda...
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Re: Dúvidas com o Loading

em Sex 20 Mar 2009, 16:11
sprite1 = sprite_add("parado.gif",0,1,1,0,1,0,0);

a sprite esta guardada na var sprite1
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Re: Dúvidas com o Loading

em Sex 20 Mar 2009, 16:39
blz, e como eu uso essa var sprite1??? tipo spr = sprite1 ???

edit: a descobri!!!! isso pode se rusado com backgrounds???
e quando o sprite é apagado isso sai da memoria tmb???
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Re: Dúvidas com o Loading

em Sex 20 Mar 2009, 16:47
pra usa com back usa:

background_add

e se vc apagar a sprite com o comando:

sprite_delete

ela ira descarregar a memoria
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Re: Dúvidas com o Loading

em Sex 20 Mar 2009, 16:56
então pelo que eu entendi, o background será um outro objeto???
Pq se for outro objeto ele deixa de ser background e vira um objeto na tela funcionando como background, é isso?

se a variavel sprite2 receber o background, como mostro ele na tela???

desculpe a chatisse, mas nao achei nada sobre isso no forum, ai fode... Sad
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Re: Dúvidas com o Loading

em Sex 20 Mar 2009, 17:05
nao meu, vc carrega o background e pra fazer o bakground ir para room coloca:


background_index[0...7] = sprite2;
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Re: Dúvidas com o Loading

em Sex 20 Mar 2009, 17:16
gusba!!! hahahaha!!! Very Happy

coloca isso aonde omi??? background_index[0...7] = sprite2;
e no lugar do 0..7 coloca o q omi????

eu criei outro objeto e coloquei isso no creat e nao deu certo! depois coloquei no codigo dentro da aba room e nao deu certo... nao sei onde usar isso aew!!! Mad
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Re: Dúvidas com o Loading

em Sex 20 Mar 2009, 17:17
vc coloca

background_index[numero do back]


observe na room como vc pode ativar até 8 backs
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Re: Dúvidas com o Loading

em Sex 20 Mar 2009, 17:24
seguinte, criei um objeto chamado background.
No creat dele coloquei o codigo:

Código:
sprite2 = background_add ("fundo.gif", 0,0,0)
background_index[1] = sprite2

Coloquei ele na room0 e nela escolhi background1

quando rodo não aparece o bacground.. o do player deu certo, blz, mas o back nao... :|
Onde eu errei pelo amor de deus?
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Re: Dúvidas com o Loading

em Sex 20 Mar 2009, 17:48
Um detalhe interessante:

background_index[1...7] é uma variavel do tipo array.

Array é em poucas palavras uma variavel que possui sub variaveis, tipo:

a variavel é background_index e o valor dela é:
background_index[1]
background_index[2]
background_index[3]
background_index[4]
background_index[5]
background_index[6]
background_index[7]

Que por sua vez, cada uma tem seu próprio valor, pra indicar todos o backgrounds que GM suporta em uma fase.

Arrays realmente são muito uteis!


Aliás, vê se não é a falte de ";" na primeira linha.
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Re: Dúvidas com o Loading

em Sex 20 Mar 2009, 17:52
sim conseui colocar o bk no objeto, mas dessa froma o cara nao pode montar em tiles, o que diminue a memoria! como o cara vai fazer pra montar o bg em tiles dessa forma?
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Re: Dúvidas com o Loading

em Sex 20 Mar 2009, 18:18
tenta entao o

baclground_replace
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Re: Dúvidas com o Loading

em Sex 20 Mar 2009, 18:43
o que esse comando faz?
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Re: Dúvidas com o Loading

em Sex 20 Mar 2009, 18:49
ele carrega um back em cima de um back ja existente, olha no help, vo pode colocar o back pro jogo e fazer o tile, depois coloca uma imagem pequena de back e da load
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Re: Dúvidas com o Loading

em Sex 20 Mar 2009, 19:11
desculpa gusba, mas não tem como o cara aprender isso olhando help não... ele diz:
background_replace(ind,fname,transparent,smooth,preload) Same as above but in this case the background with index ind is replaced. The function returns whether it is successful. When the background is currently visible in the room it wil be replaced also.
background_replace_alpha(ind,fname,preload) Same as above but in this case the file has an alpha channel.
background_create_color(w,h,col,preload) Creates a background of the given size and with the given color. It returns the index of the new background. When an error occurs -1 is returned.
Sem exemplo fica impossível...
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