[3D]3D top view, uma luzinha por favor :)

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[3D]3D top view, uma luzinha por favor :)

Mensagem por Trimaster em Seg 08 Out 2012, 15:53

Alguem me poderia fazer uma engine 3D top view, ou explicar, ou me recumendar um tutorial de como fazer um sistema de 3D top view, eu sei mais ao menos o que tenho de uzar, projeções e isso,mas não sai nada... Sad... Nota: o 3D top view ( não sei se é assim que se diz) é isto: http://gmbr.forumeiros.com/t21506-a-minerunner-3d-opensource#180482, se possiviel uma engine/tutorial que tenha colisões com algum objeto para ver como funciona tambem essa parte... eu ficaria muito agradecido... como disse queria uma luzinha para saber por onde começar o 3D top view...

theguitarmaster, 3D não é contigo pois não ?? ( não consegues fazer uma para min certo? Sad)

Se algum poder... agradeço eternamente.... ( tanto faz ter modelos carregados ou o d3d_draw)

OFF: finalmente tenho uma imagem Smile

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Re: [3D]3D top view, uma luzinha por favor :)

Mensagem por gabrielsch em Seg 08 Out 2012, 16:00

Você pode usar essa engine:
[Engine] 3D - Câmera Livre
Ao invés de habilitar o mouse você apenas define o angulo horizontal e vertical da câmera manualmente!

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Re: [3D]3D top view, uma luzinha por favor :)

Mensagem por Trimaster em Seg 08 Out 2012, 16:15

tive a ver e estou a compreender, bastou considerar o global.camera_vangle=-89, vou continuar a estudar... mas posiam-me adiantar uma com colisões se não for pedir muito Smile

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Re: [3D]3D top view, uma luzinha por favor :)

Mensagem por gabrielsch em Seg 08 Out 2012, 16:28

Trimaster escreveu:tive a ver e estou a compreender, bastou considerar o global.camera_vangle=-89, vou continuar a estudar... mas posiam-me adiantar uma com colisões se não for pedir muito Smile
Colisões em 3D é uma coisa um tanto quanto complexa por você ter que mexer com o eixo Z, e você não ter uma variavel que mexa com isso por padrão no Game Maker.
Existem algumas engines de colisão em 3D com o eixo Z por ae, só pesquisar no Google. Mas... Se você quer apenas usar os eixos X e Y é bem mais simples, basta fazer o que você fazia no 2D ao movimentar objetos para direita, esquerda, cima e baixo, usando códigos como esse:

Código:
if place_free(x+4,y)
{x += 4}
Esse código é simples, verifica se não há nenhum objeto solido a 4 pixels pra direita, se não tiver ele anda 4 pixels para a direita se não tiver um objeto solido ele não faz nada, enfim é bem simples de se entender.

Flw! sorrindo2

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Re: [3D]3D top view, uma luzinha por favor :)

Mensagem por Trimaster em Seg 08 Out 2012, 16:38

yh eu conheço esse codigo, et para detetar um colisão 2D com u objeto 3D posso uzar o place_free?? ( não tenho de o usar o d3d_otho (axo que é assim para fisão othografica))..

Podes me dar uma ideia de como seria uma colisão 3D com 3D, com a SDK do jiraya será mais facil???

Edit, estou a tentar mexer e está a sair mal, eu pressisava mesmo era de uma engine para estudar.. ninguem tem??

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Re: [3D]3D top view, uma luzinha por favor :)

Mensagem por Thiago_o_programador em Seg 08 Out 2012, 21:47

colisões 3D podem ser feitas atravez de grids, por exemplo, tenho uma engine aqui de colisão feita por mim, não é bem top-view, mas creio que ira ajudar:
Engine - Colisão 3D

Flw's!

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Re: [3D]3D top view, uma luzinha por favor :)

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