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Rastro na tela

em Sab 06 Out 2012, 11:57
Alguem sabe como deixar rastro na tela?
Seria algo mais parecido com pneus deixando marcas no asfalto:


Última edição por Neofix em Seg 05 Nov 2012, 17:10, editado 1 vez(es)
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Re: Rastro na tela

em Dom 07 Out 2012, 10:47
Eu pessoalmente customo fazer rastos com um sistema de particulas..

O sistema de particulas, foi uma coisas que não aprendi pelo forum, foi num vedio de youtube que fiquei a perceber, é uma coisa simples , ao prencipio pararece confusa pq são muitas funções mas nd de mais Smile...

podes tambem ver este topico: http://gmbr.forumeiros.com/t6884-xcreator-particulum-atualizado-beta?highlight=particulum, mas aconselho a parenderes a lógica, pois o program é excelente mais não tem funções como atrattor por exemplo..

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Re: Rastro na tela

em Ter 09 Out 2012, 08:44
A primeira coisa que você precisa é de uma sprite do rastro, uma que possa ser desenhada em colunas, formando uma marca única e contínua. Depois precisa definir como quer o rastro. Se quer ele permanente, sugiro alterar a background, usando surfaces. Se quer que ele desapareça depois de um tempo, é melhor criar um objeto pra isso.
Outra coisa que você precisa é saber onde acaba uma sprite pra poder começar a outra. Usando objetos ou desenhando no background, basta gravar onde foi colocada a última imagem pra só desenhar a próxima quando a posição coincidir com o alinhamento, usando lengthdir_x/y e sprite_get_width/height.

Partículas não são recomendáveis para a tarefa, elas são mais úteis pra efeitos mais irregulares e temporários. A fumaça saindo dos pneus, por exemplo.
Dê mais detalhes de como quer suas marcas, a gente dá uma olhada.
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Re: Rastro na tela

em Sex 02 Nov 2012, 12:51
Pessoal achei um exemplo exato do que eu queria fazer.
O cara usa objetos para as marcas dos pneus, e depois eles somem com o tempo. Se alguem precisar aqui esta o link:



http://sandbox.yoyogames.com/games/130315-top-down-car-drift-helper
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Re: Rastro na tela

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