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Dúvida Animações em 3D

2 participantes

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Dúvida Animações em 3D Empty Dúvida Animações em 3D

Mensagem por briquerr Sex 05 Out 2012, 17:23

Bom galera decidi criar um game estilo Hunger Games,pois dei falta de um na net,então aki estou eu,queria saber como botar animações 3d no gm,ja sei importar modelos,o problema agora são as animações,acho q deve ser possivel,pois ja vi varios jogos do game maker e ja joguei varios tbm em 3d e com animações,então se alguem podesse me passar o link de um tutorial ou me ensinar,ficaria grato!
E muito obrigado pelos q me ensinaram a botar a seção do tópico!Foi de grande ajuda!
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Dúvida Animações em 3D Empty Re: Dúvida Animações em 3D

Mensagem por JoaoVanBlizzard Sex 05 Out 2012, 22:32

Olha,pelo que eu entendi você quer que seu bonequinho tenha animaçoes em 3d no jogo certo,tipo caminhando,correndo...etc ,bom eu sei fazer isso de varias maneiras dependendo do formato do modelo,antes de mais nada,que formato você sabe importar e que codigo você usa pra isso?





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A boneca e a maldição(Demo)
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Dúvida Animações em 3D Empty Re: Dúvida Animações em 3D

Mensagem por briquerr Sáb 06 Out 2012, 10:02

Eu uso o modelo .d3d e o codigo eu uso esse:
modelo=d3d_model_create();
d3d_model_load(modelo,"modelo.d3d");
z=7
no create,e esse:
d3d_set_lighting(false)
d3d_model_draw(modelo,x,y,z,background_get_texture(texturadomodelo))
d3d_set_lighting(true)
no draw
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Sáb 06 Out 2012, 16:31

Hum...d3d é um formato nativo do game maker,certo. tambem pode-se usar o formato mod e gmmod que sao rapidos para carregar tambem,
eu uso md2 que pode-se importar os modelos ja animados para o game maker,mas é um pouco mais dificil de eu ensinar,então vamos começar
pelo simples para te dar uma noção (e o gostinho de ver seu boneco se mover)dessa forma da um pouco de trabalho,mas funciona,

primeiro crie quatro modelos separados do mesmo modelo mas cada um representando um frame,caminhando por exemplo:
e salve cada um deles em arquivos separados com os seguintes nomes:
modelo0
modelo1
modelo2
modelo3

cada numero no nome representa o frame seguinte,falou.

agora no game maker você faz assim:


No evento create: use esse codigo
Código:

//carrega o primeiro modelo
modelo[0]=d3d_model_create()
d3d_model_load(modelo[0],"modelo0.d3d");
//carrega o segundo modelo
modelo[1] =d3d_model_create()
d3d_model_load(modelo[1],"modelo1.d3d");
//carrega o terceiro modelo
modelo[2] =d3d_model_create()
d3d_model_load(modelo[2],"modelo2.d3d");
//carrega o quarto modelo
modelo[3] =d3d_model_create()
d3d_model_load(modelo[3],"modelo3.d3d");
z=7 //posição z
frames=0 // cada valor é um quadro de animação
giro=0 // cada valor representa um angulo,como se fosse o image_angle
textura="coloque o nome da textura aqui"


//no evento Draw coloque esse codigo:

Código:

d3d_transform_set_identity();
scr_modelo(x,y,z,giro,1);//  o numero "1" no final desse codigo representa o tamanho do modelo,alterando muda o tamanho do modelo
d3d_transform_set_identity();



agora crie um script e nomei-o de scr_modelo ,e coloque esse codigo:

Código:



d3d_transform_set_identity();
d3d_transform_add_rotation_x(0);//se o modelo ficar deitado altere esse valor para 270
d3d_transform_add_rotation_y(0);
d3d_transform_add_rotation_z(0+(argument3+270));
d3d_transform_add_scaling(argument4,argument4,argument4);
d3d_transform_add_translation(argument0+0,argument1+0,argument2+0);
d3d_model_draw(modelo[frames],0,0,0,textura); //Desenha o modelo na room
d3d_transform_set_identity();







pronto,seu modelo esta pronto para ser animado agora,para fazermos um teste,coloque na tecla "space" esse codigo:



Código:


if frames< 3 then frames+=1
else
frames=0



espero ter sido util com esse codigo,com o tempo te ajudo a usar melhor esse codigo se precisar ,qualquer duvida é só perguntar falou





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