Ajuda no GM

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ajuda no GM

Mensagem por Wiks em Qua 03 Out 2012, 01:55

então galera eu estava mechendo no meu GM 8.0 PRO
ai eu coloquei avançado ai eu começei a futuca para ver o que que era e persebi que era tipo um MODELADOR sei la parecendo umas coisas em 3D sei la se alguem puder me explicar tipo as funções porque eu ainda não estou entendo tipo não está entrano na minha mente a funcionalidade , quero saber o que é as PATHS e as coisas do modo avançado , o que as mask e os detalhes adicionais fazem se puderem fazer fico muito grato aqi nos comentarios Exemplo:
sprites: e o rascunho que você usa para criar objetos e muitas outras coisas

assim entenderão então quem ppuder fazer obrigado vlw !

Wiks

Ranking : Nota E
Número de Mensagens : 160
Notas recebidas : E-E
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0

http://gmbrasil.forumeiros.com/

Re: Ajuda no GM

Mensagem por Vikintor em Dom 14 Out 2012, 15:11

Boa tarde Pr0[BR] .
Não sei explicar muito bem , mas acho que consigo resumir o básico do avançado ,espero que sirva de alguma ajuda .

PATH são caminhos que você pode traçar para que seus objetos percorram . são ativados na seção 'move' e 'path' dentro das propriedades do objeto e são desenhados na parte esquerda do programa (selecionando a pasta Paths e criando um novo ) .

Achei esse tutorial que traz uma definição mais clara .
http://gmbr.forumeiros.com/t16902-path-criando-e-usando?highlight=desenhando+path

MASK Mask é um sprite que se encarregara de servir como a colisão para o objeto . Por exemplo ; Quando você cria um objeto e denomina um sprite para ele automaticamente esse sprite trará as configurações de colisão para seu objeto . Um MASK permite que um outro sprite sirva como parâmetro de colisão para aquele objeto , sem que seu sprite original influencie nas colisões .

O usuario Fonético tem uma explicação melhor ;
mask é uma sprite que vai servir de colisão para o objeto atual ou seja, se por exemplo você fazer um quadrado todo preto, e aplicá-lo como máscara, mesmo se o objeto for uma bola, essa mesma vai colidir com outros objetos como se fosse um quadrado.

Vikintor

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 901
Notas recebidas : B
Reputação : 17
Prêmios

http://vikintor.tumblr.com/

Mensagem por BertFe em Qui 18 Out 2012, 22:10

Wiks disse:
quero saber o que é as PATHS
Em jogos mais avançados, muitas vezes você quer deixar certos objetos seguirem caminhos específicos. Mesmo que você indique o caminho por exemplo utilizando eventos do temporizador ou código, isso é muito complicado! A solução é um mecanismo mais fácil para isso.
A idéia é bastante simples. Você define um caminho, chama-o. Em seguida, você pode colocar uma ação no evento de criação do objeto para dizer ao objeto para seguir o caminho que você desenhou na Path.
Wiks disse:
o que as mask
Algumas vezes, você precisa que o seu objeto tenha uma área de colisão diferente da área do sprite que seu objeto tem.
Ex.: você tem um sprite que mostra um cara e sua sombra no chão, mas você não quer que a sombra faça parte da colisão, então você faz outro sprite do cara sem a sombra dele e no object do cara você seleciona esse sprite.
Entendeu?

BertFe

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 166
Notas recebidas : B

Mensagem por Wiks em Qui 18 Out 2012, 22:23

OK, VLW !entendi ja peguei as manhas com essas dicas , e como se eu usase a mask para minha sombar não fazer parte da colisão !

Wiks

Ranking : Nota E
Número de Mensagens : 160
Notas recebidas : E-E
Prêmios

http://gmbrasil.forumeiros.com/