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variavel numa mensagem

em Qua 18 Mar 2009, 14:39
Ola, eu gostaria de saber de como fazer para numa mensagem aparecer o valor de uma variavel

ex:Safralam causou 26(valor da variavel) pontos de dano ao nao sei quantos
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Re: variavel numa mensagem

em Qua 18 Mar 2009, 16:23
vc cria um objeto pra desenhar o texto e o valor da variavel, no draw dele vc coloca

//TEXTOS AUXILIARES

draw_text(view_xview+1,view_yview+1,"O dano foi");
draw_text(view_xview+130,view_yview+1,global.variavel);


Onde tem O dano foi, coloca o que vc quizer, e onde tem global.variavel coloca o nome da sua variavel.
nomes normais entre aspas, variaveis sem aspas. O local onde aparece vc seta onde tem
view_xview+1 para X
view_yview+1 para y

lembrando que a variavel tem que ser global pq ela vem de outros objetos.

vlw.
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Re: variavel numa mensagem

em Qua 18 Mar 2009, 16:34
Código:

draw_text(x, y, "Mensagem que voce quer:" + string(qualquer_variavel));
Ou seja sempre use string() quando quizer imprimir valores de variáveis numéricas junto com mensagens.
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Re: variavel numa mensagem

em Qui 19 Mar 2009, 15:04
Brigadao aos 2
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Re: variavel numa mensagem

em Sab 21 Mar 2009, 08:28
Surgiu-me outro problema, gostaria de por a mensagem por cima de uma caixa com fundo branco, mas o texto e que fica por baixo e n tou conseguindo resolver, podem ajudar?
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Re: variavel numa mensagem

em Sab 21 Mar 2009, 08:50
Pode usar o draw_rectangle(..)
Coloque no Evento DRAW:
Código:

draw_set_color(c_black);
draw_rectangle(x, y, x + 100, y + 100, true); //borda do retangulo
draw_set_color(c_white);
draw_rectangle(x + 1, y + 1, x + 99, y + 99, false);//fundo branco
draw_text(x + 5, y + 5, "Mensagem");
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Re: variavel numa mensagem

em Sab 21 Mar 2009, 09:05
nao consegui, tendo em conta que a cor da letra e branco
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Re: variavel numa mensagem

em Sab 21 Mar 2009, 09:22
Tenta com esse aqui agora faltou voltar a cor para preto:
Evento DRAW:
Código:

draw_set_color(c_black);
draw_rectangle(x, y, x + 100, y + 100, true); //borda do retangulo
draw_set_color(c_white);
draw_rectangle(x + 1, y + 1, x + 99, y + 99, false);//fundo branco
draw_set_color(c_black);
draw_text(x + 5, y + 5, "Mensagem");
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Re: variavel numa mensagem

em Sab 21 Mar 2009, 09:27
Muito obrigado, resultou
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Re: variavel numa mensagem

em Sab 21 Mar 2009, 12:50
poderia ter usado um sprite tipo aqulas caixas de texto sofisticadas do jgo castlevania por exemplo, mas isso iria gastar mais memória e loading no jogo... O melhor são esses retângulos mesmo...
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Re: variavel numa mensagem

em Sab 21 Mar 2009, 16:37
sim, eu antes tava tentando fazer com a caixa, mas esta ideia e sem duvida melhor ppor causa da memoria
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Re: variavel numa mensagem

em Sex 27 Mar 2009, 13:16
pessoal, n tou percebendo onde errei, a variavel que tem o valor do dano mostra no texo sempre 0, ja tentei com outras variaveis e nessas da o numero certo que a variavel suporta mas com esta nao!Ajuda?
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Re: variavel numa mensagem

em Sex 27 Mar 2009, 13:26
draw_text(x, y, string(variavel) );

é isso??

Evite posts duplos. Na proxima reduzirei 25% da barra de warning.
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Re: variavel numa mensagem

em Sex 27 Mar 2009, 13:40
eu tou usando as mesagens por arrays, na array tem assim:
...
relatorio[1]='Safralam causou ' + string(global.dano_previo) + ' pontos de dano ao inimigo'
...

a variavel global.dano_previo suporta o valor do dano antes da colisao do ataque
(supostamente, visto queainda nao prgramei a defesa e o ataque..., a variavel deveria supotar o valor 15)

Código:
Evite posts duplos. Na proxima reduzirei 25% da barra de warning.
Foi sem querer, nao voltara a acontecer
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Re: variavel numa mensagem

em Sex 27 Mar 2009, 14:18
bom, verifica se a variavel nao ta no valor 0...

e dai vc tem q faser isso para desenhar:

draw_text(x, y, relatorio[1]);


flws
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Re: variavel numa mensagem

em Sex 27 Mar 2009, 15:04
a variavel global.dano_previo e criada com o valor 0 num objecto que e criado na 1º room e e persistente, e quando o ataque colide com alguem passsa para 15, a seguir nao lhe acontece nada!
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Re: variavel numa mensagem

em Sex 27 Mar 2009, 15:19
bom, mas oque vc quer é fazer aparecer uma mensagem com essa variavel no meio certo?

tipo...

"Vc acertou VARIAVEL de dano!"

certo??
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Re: variavel numa mensagem

em Sex 27 Mar 2009, 15:20
sim e isso
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Re: variavel numa mensagem

em Sex 27 Mar 2009, 16:25
blz, vamos primeiro fazer um teste ok?

ponha esse comando no draw:
draw_text(view_xview+10,view_yview+10, string(global.dano_previo) );

veja se é desenhado o numero na tela.
fassa o necesario para ele mudar para 15 ou sei la pra qual numero muda qnd acerta o atk.

Certo. se aparecer corretamente, fassa isso:

draw_text(view_xview+10,view_yview+10,"Dano: "+string(global.dano_previo) );

flwss
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Re: variavel numa mensagem

em Ter 31 Mar 2009, 12:06
Bem, durante seu teste vi que o draw do teste dizia que a variavel tinha o valor 15 mas em baixo continuava 0, depois alterei a variavel para a variavel da vida do inimigo e ai notei que mesmo que perdesse vida a mensagem dizia que ele continuava com a vida toda, ou seja ta apenas mostrando o valor da variavel quando foi criada!


EDIT:
Acabei de conseguir fazer com que aparecece o valor correcto, mas agora a mensagem apssa rapido demais e, depois de passar a 1 vez nunca mais repete!
Ajuda?

EDIT DO EDIT:
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