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Gerar Inimigo aleatorio
3 participantes
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Gerar Inimigo aleatorio
Olá pessoal estou querendo criar um joguinho de pokemon e estou com duvida na parte relacionada a gerar um pokemon aleatorio ao andar pelo matinho, sendo q eu quero fazer com que ele encoste no mato e gere um valor de 1 a 3,aonde:
1-pokemon1
2-pokemon2
3-n aparece nd
Poderiam me ajudar?
1-pokemon1
2-pokemon2
3-n aparece nd
Poderiam me ajudar?
Marph- Data de inscrição : 22/06/2012
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Re: Gerar Inimigo aleatorio
- Código:
var pokemon;
pokemon=choose(0,1,2)
if pokemon=0 {inimigo=0} // Aparecer nada
else if pokemon=1 {inimigo=pikachu} // Aparecer um Pikachu
else if pokemon=2 {inimigo=ratatta} // Aparecer um Ratatta
if pokemon !=0 {iniciar_batalha()} // Se a var pokemon for diferente de 0 (Ou seja, apareceu algum, entrar na luta)
Isso é uma explicação teórica. (Ou meio)
Gonçalves- Games Ranking :
Notas recebidas : B + A + C
Data de inscrição : 29/10/2010
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Re: Gerar Inimigo aleatorio
A explicação do Gonçalves é boa, não vou comentar a respeito dela.
Só sugiro muito cuidado ao usar essa idéia. Uma chance em três de não acontecer nada é muito pequena, então veja lá onde você vai colocar esse código. Se for no step, serão raríssimas as vezes em que o jogador conseguirá andar um segundo inteiro sem encontrar um pokemón (uma em cada 90 tentativas, se calculei corretamente). Isso deixaria o jogo chato.
Por outro lado, se você usar um alarme, pode acontecer do jogador estar parado na grama e encontrar um pokemón. Também pode não ser uma boa, vai parecer que o pokemón atacou o jogador, o que não é comum de ser usado em jogos assim (mas pode ser o que você quer).
O que eu recomendo é condicionar o teste ao movimento e, caso a personagem esteja em movimento, rodar um teste pra ver se deve aparecer um pokemón. Só depois disso verificar qual pokemón deve aparecer.
Só sugiro muito cuidado ao usar essa idéia. Uma chance em três de não acontecer nada é muito pequena, então veja lá onde você vai colocar esse código. Se for no step, serão raríssimas as vezes em que o jogador conseguirá andar um segundo inteiro sem encontrar um pokemón (uma em cada 90 tentativas, se calculei corretamente). Isso deixaria o jogo chato.
Por outro lado, se você usar um alarme, pode acontecer do jogador estar parado na grama e encontrar um pokemón. Também pode não ser uma boa, vai parecer que o pokemón atacou o jogador, o que não é comum de ser usado em jogos assim (mas pode ser o que você quer).
O que eu recomendo é condicionar o teste ao movimento e, caso a personagem esteja em movimento, rodar um teste pra ver se deve aparecer um pokemón. Só depois disso verificar qual pokemón deve aparecer.
- Código:
if (está se movimentando){
if (deve aparecer algum pokemón){
pokemón = choose(p1, p2, p3, ...); // um entre os pokemóns disponíveis
inicia_batalha();
}
}
saim- Games Ranking :
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x 0 x 0 x 0
Re: Gerar Inimigo aleatorio
Obrigado pela ajuda consegui resolver o problema, agora estou com uma outra duvida estou tentando fazer um sistema aonde o jogador arremese uma pokebola e dentro dela saia um pokemon.A parte do pokemon sair da pokebola eu ja fiz, o problema q estou tendo é de fazer a pokebola assim q arremeçada andar uns pixels e parar e ai sim sair o pokemon de dentro dela.
Se poderem me ajudar com a logica ajudaria mto.
Obrigado.
Se poderem me ajudar com a logica ajudaria mto.
Obrigado.
Marph- Data de inscrição : 22/06/2012
Reputação : 1
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