GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Retorno da GMBR!!!
por vinians Qui 14 Mar 2024, 19:07

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Gerar Inimigo aleatorio

3 participantes

Ir para baixo

Gerar Inimigo aleatorio Empty Gerar Inimigo aleatorio

Mensagem por Marph Seg 01 Out 2012, 21:42

Olá pessoal estou querendo criar um joguinho de pokemon e estou com duvida na parte relacionada a gerar um pokemon aleatorio ao andar pelo matinho, sendo q eu quero fazer com que ele encoste no mato e gere um valor de 1 a 3,aonde:
1-pokemon1
2-pokemon2
3-n aparece nd

Poderiam me ajudar?
Marph
Marph

Data de inscrição : 22/06/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 44
Prêmios : Gerar Inimigo aleatorio Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Gerar Inimigo aleatorio Empty Re: Gerar Inimigo aleatorio

Mensagem por Gonçalves Seg 01 Out 2012, 21:52

Código:
var pokemon;

pokemon=choose(0,1,2)

if pokemon=0 {inimigo=0} // Aparecer nada
else if pokemon=1 {inimigo=pikachu} // Aparecer um Pikachu
else if pokemon=2 {inimigo=ratatta} // Aparecer um Ratatta

if pokemon !=0 {iniciar_batalha()} // Se a var pokemon for diferente de 0 (Ou seja, apareceu algum, entrar na luta)

Isso é uma explicação teórica. (Ou meio)
Gonçalves
Gonçalves

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B + A + C
Data de inscrição : 29/10/2010
Reputação : 79
Número de Mensagens : 1013
Prêmios : Gerar Inimigo aleatorio Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Gerar Inimigo aleatorio Empty Re: Gerar Inimigo aleatorio

Mensagem por saim Ter 02 Out 2012, 08:46

A explicação do Gonçalves é boa, não vou comentar a respeito dela.

Só sugiro muito cuidado ao usar essa idéia. Uma chance em três de não acontecer nada é muito pequena, então veja lá onde você vai colocar esse código. Se for no step, serão raríssimas as vezes em que o jogador conseguirá andar um segundo inteiro sem encontrar um pokemón (uma em cada 90 tentativas, se calculei corretamente). Isso deixaria o jogo chato.

Por outro lado, se você usar um alarme, pode acontecer do jogador estar parado na grama e encontrar um pokemón. Também pode não ser uma boa, vai parecer que o pokemón atacou o jogador, o que não é comum de ser usado em jogos assim (mas pode ser o que você quer).

O que eu recomendo é condicionar o teste ao movimento e, caso a personagem esteja em movimento, rodar um teste pra ver se deve aparecer um pokemón. Só depois disso verificar qual pokemón deve aparecer.
Código:
if (está se movimentando){
if (deve aparecer algum pokemón){
pokemón = choose(p1, p2, p3, ...); // um entre os pokemóns disponíveis
inicia_batalha();
}
}
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : Gerar Inimigo aleatorio Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Gerar Inimigo aleatorio Empty Re: Gerar Inimigo aleatorio

Mensagem por Marph Qua 03 Out 2012, 18:20

Obrigado pela ajuda consegui resolver o problema, agora estou com uma outra duvida estou tentando fazer um sistema aonde o jogador arremese uma pokebola e dentro dela saia um pokemon.A parte do pokemon sair da pokebola eu ja fiz, o problema q estou tendo é de fazer a pokebola assim q arremeçada andar uns pixels e parar e ai sim sair o pokemon de dentro dela.

Se poderem me ajudar com a logica ajudaria mto.
Obrigado.
Marph
Marph

Data de inscrição : 22/06/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 44
Prêmios : Gerar Inimigo aleatorio Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Gerar Inimigo aleatorio Empty Re: Gerar Inimigo aleatorio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos