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Gerar Inimigo aleatorio

em Seg 01 Out 2012, 21:42
Olá pessoal estou querendo criar um joguinho de pokemon e estou com duvida na parte relacionada a gerar um pokemon aleatorio ao andar pelo matinho, sendo q eu quero fazer com que ele encoste no mato e gere um valor de 1 a 3,aonde:
1-pokemon1
2-pokemon2
3-n aparece nd

Poderiam me ajudar?
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Re: Gerar Inimigo aleatorio

em Seg 01 Out 2012, 21:52
Código:
var pokemon;

pokemon=choose(0,1,2)

if pokemon=0 {inimigo=0} // Aparecer nada
else if pokemon=1 {inimigo=pikachu} // Aparecer um Pikachu
else if pokemon=2 {inimigo=ratatta} // Aparecer um Ratatta

if pokemon !=0 {iniciar_batalha()} // Se a var pokemon for diferente de 0 (Ou seja, apareceu algum, entrar na luta)

Isso é uma explicação teórica. (Ou meio)
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Re: Gerar Inimigo aleatorio

em Ter 02 Out 2012, 08:46
A explicação do Gonçalves é boa, não vou comentar a respeito dela.

Só sugiro muito cuidado ao usar essa idéia. Uma chance em três de não acontecer nada é muito pequena, então veja lá onde você vai colocar esse código. Se for no step, serão raríssimas as vezes em que o jogador conseguirá andar um segundo inteiro sem encontrar um pokemón (uma em cada 90 tentativas, se calculei corretamente). Isso deixaria o jogo chato.

Por outro lado, se você usar um alarme, pode acontecer do jogador estar parado na grama e encontrar um pokemón. Também pode não ser uma boa, vai parecer que o pokemón atacou o jogador, o que não é comum de ser usado em jogos assim (mas pode ser o que você quer).

O que eu recomendo é condicionar o teste ao movimento e, caso a personagem esteja em movimento, rodar um teste pra ver se deve aparecer um pokemón. Só depois disso verificar qual pokemón deve aparecer.
Código:
if (está se movimentando){
if (deve aparecer algum pokemón){
pokemón = choose(p1, p2, p3, ...); // um entre os pokemóns disponíveis
inicia_batalha();
}
}
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Re: Gerar Inimigo aleatorio

em Qua 03 Out 2012, 18:20
Obrigado pela ajuda consegui resolver o problema, agora estou com uma outra duvida estou tentando fazer um sistema aonde o jogador arremese uma pokebola e dentro dela saia um pokemon.A parte do pokemon sair da pokebola eu ja fiz, o problema q estou tendo é de fazer a pokebola assim q arremeçada andar uns pixels e parar e ai sim sair o pokemon de dentro dela.

Se poderem me ajudar com a logica ajudaria mto.
Obrigado.
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