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Criando uma transição no GMS
+4
Super Maker
Kapoty
theguitarmester
cascavelo
8 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Exemplos :: Game Maker (engines)
Página 1 de 1
Criando uma transição no GMS
O Game maker studio não tem transições prontas pra uso, então temos que fazer as nossas, vou ensinar a fazer a mais fácil e que pode ser adaptada pra outros efeitos apenas entendendo o funcionamento,
Vamos fazer um Fade out, Fade in, aquela transição que escurece no fim da fase e começa a outra fase clareando lentamente.
Primeiro crie um sprite quadrado todo preto, pode ser de qualquer tamanho.
Crie o objeto fadeout;
No create:
No step:
Agora crie o objeto fadein, ele fará o contrário do anterior;
No Create:
Como é um código bem simples, eu não testei, se houver algum erro, avisem pra que eu arrume.
Vários tipos de transição podem ser feitas usando dois objetos e uma variável pra controlar a animação.
Transições do tipo "push" necessitam de duas imagens, uma da última tela do fase e outra com a primeira tela da outra fase.
Apenas um objeto no início da room seguinte mostraria a transição trocando uma imagem pela outra. Um método um pouco mais complicado pois necessita de algum conhecimento de surfaces.
Vamos fazer um Fade out, Fade in, aquela transição que escurece no fim da fase e começa a outra fase clareando lentamente.
Primeiro crie um sprite quadrado todo preto, pode ser de qualquer tamanho.
Crie o objeto fadeout;
No create:
- Spoiler:
- alfa=0;
image_blend=alfa; // deixa o sprite totalmente transparente
image_xscale=room_width; // aumenta o tamanho do sprite pra cobrir toda a tela
image_yscale=room_height;
No step:
- Spoiler:
- alfa+=0.02;// escurece o sprite um pouquinho a cada passo
image_blend=alfa;
if alfa>0.9 room_goto_next() // Com o sprite quase preto chama a próxima room
Agora crie o objeto fadein, ele fará o contrário do anterior;
No Create:
- Spoiler:
- alfa=1;
image_blend=alfa; // o sprite que cobre toda a tela começa totalmente preto
image_xscale=room_width;
image_yscale=room_height;
- Spoiler:
- image_blend=alfa;
alfa-=0.15; //Vai clareando lentamente o sprite
if alfa<0.1 instance_destroy() // quando estiver quase transparente destroi a instância.
Como é um código bem simples, eu não testei, se houver algum erro, avisem pra que eu arrume.
Vários tipos de transição podem ser feitas usando dois objetos e uma variável pra controlar a animação.
Transições do tipo "push" necessitam de duas imagens, uma da última tela do fase e outra com a primeira tela da outra fase.
Apenas um objeto no início da room seguinte mostraria a transição trocando uma imagem pela outra. Um método um pouco mais complicado pois necessita de algum conhecimento de surfaces.
Última edição por cascavelo em Qui 09 Jan 2014, 08:12, editado 1 vez(es)
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Re: Criando uma transição no GMS
Isso é Bem útil, se um Dia eu For usar o GMStudio concerteza irei querer saber disso(já havia pensado nesse método), mas faça então as com surfaces que estas são mais difíceis de aprender por sí só, boa sorte com seus jogos.
Re: Criando uma transição no GMS
Isso é Bem útil, se um Dia eu For usar o GMStudio concerteza irei querer saber disso(já havia pensado nesse método), mas faça então as com surfaces que estas são mais difíceis de aprender por sí só, boa sorte com seus jogos.
Usando este mesmo método com surfaces dá pra fazer umas bem legais, o que você faz é salvar uma copia da ultima tela da fase e depois quando iniciar a próxima fase desenha esta figura cobrindo toda a tela e aplica uma animação nela usando o step.
Para jogos de celular é melhor evitar o método com surfaces porque se o telefone chamar no momento da transição e o sujeito atender a surface será destruída e quando voltar o jogo dará erro.
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Re: Criando uma transição no GMS
Para jogos de computador acontece o mesmo, faça o teste, tente trocar a resolução de tela do seu computador no momento em que você utiliza uma surface, ela será destruída da mesma maneira e consequentemente dará erro.cascavelo escreveu:
Para jogos de celular é melhor evitar o método com surfaces porque se o telefone chamar no momento da transição e o sujeito atender a surface será destruída e quando voltar o jogo dará erro.
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Re: Criando uma transição no GMS
Fiz um sistema semelhante a esse no início desse ano e como eu ainda não tinha aparelho pra testar, pedi a um amigo que testasse pra mim. Ele disse que ficou perfeito e queria saber como eu fiz.
Se ele não entendeu minha explicação esse tópico vai esclarecer tudo a ele.
Valeu Cascavelo!
Se ele não entendeu minha explicação esse tópico vai esclarecer tudo a ele.
Valeu Cascavelo!
Super Maker- Data de inscrição : 09/07/2011
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Re: Criando uma transição no GMS
Valeu Cascavelo eu tava atrás de um code de transição.
flw
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Re: Criando uma transição no GMS
Valeu Cascavelo, eu tenho o GMS mas não sabia como fazer uma transição que não ficasse pesada.
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Re: Criando uma transição no GMS
muito legal
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Re: Criando uma transição no GMS
Cascavelo, todo mundo deu parabéns mas ninguém testou de verdade. A função pra esse caso não é image_blend e sim image_alpha.
forte abraço
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