Entrar
Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05
» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55
» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39
» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28
» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
Ql a diferença entre variaves e variaveis globais ?
3 participantes
Página 1 de 1
Ql a diferença entre variaves e variaveis globais ?
Tp eu vejo o pessoal flando de veriaveis e variaveis globais eu sei pra que serve uma variavel mais n uma variavel global dei uma olhada no forum e vi q variavel global serve pra manter a variavel permanente em tds a rooms oq n entendi foi pra que usar variavel global entao se vc pode usar o persistent no personagem outra duvida foi pq as pessoas criao um obj para a variavel global
Desculpem por tantas perguntas xP agradesso pela paciencia e compreençao de tds
Desculpem por tantas perguntas xP agradesso pela paciencia e compreençao de tds
Hitsugaya26- Data de inscrição : 01/03/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 67
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Ql a diferença entre variaves e variaveis globais ?
Uma variável global é igual a uma variável qualquer, a diferença é que a variável global pode ser usada por todos os objetos, e não só por aquele que a criou. Por exemplo, se no obj_personagem, eu declarar uma variável global assim:
Eu posso modificar essa var por outros objetos. Não daria erro se, no INIMIGO, em um evento de colisão com o obj_personagem, eu colocasse isso:
Outra vantagem das variáveis globais é que mesmo se você trocar de room, a variável continua existindo, sem precisar novamente de um objeto para declará-la.
- Código:
global.vidadopersonagem=30;
Eu posso modificar essa var por outros objetos. Não daria erro se, no INIMIGO, em um evento de colisão com o obj_personagem, eu colocasse isso:
- Código:
global.vidadopersonagem-=1;
Outra vantagem das variáveis globais é que mesmo se você trocar de room, a variável continua existindo, sem precisar novamente de um objeto para declará-la.
Re: Ql a diferença entre variaves e variaveis globais ?
ou seja, se vc quer que alguma coisa do seu personagem influe em outro personagem ou objeto vc usa uma global, se não usa uma normal, exemplo:
se eu tenho 10 inimigos sendo todos um objeto só, e um heroi (player). O heroi sai matando os inimigos. Se vc usar uma global para setar a vida do inimigo, quando o primeiro morrer todos morrerão ao mesmo tempo. Esse caso vc usa uma normal mesmo, pq so o objeto morre e os outros não.
se eu tenho 10 inimigos sendo todos um objeto só, e um heroi (player). O heroi sai matando os inimigos. Se vc usar uma global para setar a vida do inimigo, quando o primeiro morrer todos morrerão ao mesmo tempo. Esse caso vc usa uma normal mesmo, pq so o objeto morre e os outros não.
Tópicos semelhantes
» Variáveis Globais de morte
» O que são Variáveis Globais?
» Variáveis globais?
» problema com variaveis globais
» Textos em variaveis globais
» O que são Variáveis Globais?
» Variáveis globais?
» problema com variaveis globais
» Textos em variaveis globais
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|