Colocar trampolim, jogo plataforma 001 engine game creator [ajuda]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Colocar trampolim, jogo plataforma 001 engine game creator [ajuda]

Mensagem por marilia.dutra.18 em Ter 25 Set 2012, 13:49

Ola, eu tenho que fazer um jogo educativo para um projeto da escola e estou aprendendo a mexer ainda, tenho as seguintes duvidas:

- Gostaria de saber como colocar trampolim para poder ele pegar objetos que estão alto e subir em outra plataforma
- Como colocar uma plataforma para ela se movimentar ex: ela se movimenta entre duas plataformas de um lado para o outro, possibilitando o personagem a passar para o outro lado.

Eu procurei pelo forum, só que os links explicativos estavam invalidos :/.
Obrigada! Very Happy

#Editado por luiz_eldorado:
Tópico na seção errada. Movido para Perguntas e Respostas.
Peraí, isso não é sobre Game Maker, como você diz no título, é do "001 Engine Game Creator". Movido para Assuntos Diversos.
Alertado.

marilia.dutra.18

Número de Mensagens : 3
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Re: Colocar trampolim, jogo plataforma 001 engine game creator [ajuda]

Mensagem por vinians em Ter 25 Set 2012, 14:18

Como você está começando, sugiro que vc leia os tutoriais. Os links estão válidos sim, Clique Aqui que você terá bastante informações, mas fique a vontade pra perguntar.
Flws!

vinians

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 2490
Notas recebidas : B-C-A-C
Reputação : 52
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 2
   : 1

http://xcreatorgames.weebly.com/

Mensagem por saim em Ter 25 Set 2012, 15:50

Olá, marilia.dutra.18! Bem-vinda ao fórum.

Não entendi sua primeira pergunta. Não mesmo. Pensei em bolar uma interpretação e esboçar uma resposta, mas realmente não consigo bolar essa interpretação. Por favor, reformule-a.

Uma plataforma móvel pode ser feita como um inimigo. Você cria a plataforma com uma velocidade inicial e, em eventos de colisão (com plataformas fixas, outras plataformas móveis ou objetos invisíveis) inverte o sinal de direção.
Em geral é sugerido que a plataforma altere a posição do jogador quando ele estiver sobre ela, pra parecer que ele está apoiado nela (obj_player . x += hspeed), mas seu jogo pode preferir que o jogador fique parado enquanto a plataforma anda debaixo dele. É relativo.

saim

Número de Mensagens : 2964
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 121
Prêmios
   : 3

Mensagem por Thiago_o_programador em Ter 25 Set 2012, 16:17

Primeiramente seja bem-vinda ao forum e sobre a primeira pergunta, se entendi, eu acho que entendi, basta criar um objeto e na colisão com o player colocar algo como: "obj_player.vspeed=-vspeed/0.75", isso faz com que quando ele pular que tocar no trampolim ele vá mais alto, sobre a segunda pergunta, eu não poderia dizer melhor, siga o conselho do Saim que dará certo.

Flw's!

Thiago_o_programador

Ranking : Nota D
Número de Mensagens : 709
Notas recebidas : D - C - D - C
Reputação : 6
Prêmios

http://www.jogosdahora.maisblog.net

Mensagem por marilia.dutra.18 em Qua 26 Set 2012, 10:08

saim escreveu:Olá, marilia.dutra.18! Bem-vinda ao fórum.

Não entendi sua primeira pergunta. Não mesmo. Pensei em bolar uma interpretação e esboçar uma resposta, mas realmente não consigo bolar essa interpretação. Por favor, reformule-a.

Uma plataforma móvel pode ser feita como um inimigo. Você cria a plataforma com uma velocidade inicial e, em eventos de colisão (com plataformas fixas, outras plataformas móveis ou objetos invisíveis) inverte o sinal de direção.
Em geral é sugerido que a plataforma altere a posição do jogador quando ele estiver sobre ela, pra parecer que ele está apoiado nela (obj_player . x += hspeed), mas seu jogo pode preferir que o jogador fique parado enquanto a plataforma anda debaixo dele. É relativo.

Um Trampolim que eu digo é tipo o do mario, que tem o trampolim em baixo e ele usa para subir em outra plataforma pulando.
Eu entendo pouca coisa sobre isso, nao entendi, aonde eu colocaria esse codigo para a plataforma movel?
Eu estava querendo fazer com que a plataforma levasse o personagem de um lado para o outro, e depois que levasse ela ainda continuasse em um loop, indo e voltando entre uma plataforma e outra.

marilia.dutra.18

Número de Mensagens : 3
Reputação : 0

Mensagem por saim em Qua 26 Set 2012, 13:47

Você colocaria o código no step da plataforma.

A coisa toda depende de uma explicação mais detalhada do que você quer, na verdade. O caso do trampolim, por exemplo, você pode querer simplesmente definir a vspeed e gravity, mas pode também querer um delay, um tempo pra mola se comprimir antes de lançar a personagem, uma alteração da sprite da personagem, mostrando ela se preparar para o salto.
Uma forma rapidaça de resolver isso é colocar na colisão da personagem com o trampolim
Código:
vspeed = valor negativo, pra jogar pra cima;
gravity = valor POSITIVO, pra cair pra baixo;
Só que isso vai ficar meio tosco. Pra um primeiro jogo, pra um rascunho, serve.

Como você é iniciante, vou te pedir pra ler um tutorial a respeito de variáveis, pra ver como fazer um objeto mudar uma variável do outro objeto (se já sabe como fazer isso, ignore o comentário).

O step da plataforma vai ficar mais ou menos assim:
Código:
se (é pra virar){
   inverte o sinal de hspeed;
   }
se (a personagem está logo acima de mim){
   adiciona à variável "x" da personagem o valor da minha hspeed;
   }
Tem mil formas de se chegar a esse resultado, só estou te mostrando o raciocínio. Aliás, tem outras linhas de reaciocínio que funcionam também, mas atenha-se a essa, por enquanto.

saim

Número de Mensagens : 2964
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 121
Prêmios
   : 3

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 06:16