[DUVIDA] - Inimigos, mesmo objeto momiventação diferente para instancia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Resolvido [DUVIDA] - Inimigos, mesmo objeto momiventação diferente para instancia

Mensagem por keyser_br em Seg 24 Set 2012, 16:53

Galera, acho que alguem aqui pode me ajudar...
como eu crio um jeito de um inimigo posto na room, e colocar o codigo de movimento no proprio inimigo pela room?...
tipo assim...
eu só tenho um objeto inimigo1.. ele tem varias instancias(criações multiplas) espalhadas pela tela... mas para eu não fazer um objeto difetente para cada inimigo que eu queira movimentar, como eu coloco o codigo na propria instancia para fazer isso? por exemplo eu quero que os 3 primeiros inimigos que aparecção na tela (do mesmo obj) se movimentem para frente e ao chegar no meio da tela, movimenta para baixo... e mais na frente, quero o mesmo inimigo(obj) mas que faça movimentos circulares...
não tem um jeito de eu movimentar ou fazer definições, só para uma instancia, pra não precisar criar um monte de objeto repetido?

podem me fazer o jeito, não precisa de codigos prontos ou engine...

Última edição por keyser_br em Ter 25 Set 2012, 13:18, editado 1 vez(es)

keyser_br

Número de Mensagens : 8
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Resolvido Re: [DUVIDA] - Inimigos, mesmo objeto momiventação diferente para instancia

Mensagem por SoMateus em Seg 24 Set 2012, 19:49

olha cara tem jeito sim, voce pode cria timelines, definindo-as, no create
ai vc cria o objeto na room e vai no codigo do objeto pela room e ativa a timeline pra esse objeto (ou instancia selecionada)
eh mais ou menos assim

SoMateus

Número de Mensagens : 111
Prêmios
   : 0

Resolvido Re: [DUVIDA] - Inimigos, mesmo objeto momiventação diferente para instancia

Mensagem por Gonçalves em Seg 24 Set 2012, 22:58

Gonçalves

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 1013
Notas recebidas : B + A + C
Reputação : 79
Prêmios
   : 2

Mensagem por keyser_br em Ter 25 Set 2012, 02:21

cara valeu mesmo... não tinha visto esse mini tuto, adorei, vlw cara...

keyser_br

Número de Mensagens : 8

Mensagem por saim em Ter 25 Set 2012, 10:09

Parece que você quer fazer tipo um top-down-shooter, estou certo? Aqueles jogos em que os inimigos vêm em formações bacaninhas, metendo bala pra todo lado.

Bom, tem essa opção de edição na room, mas pra muitas instâncias, isso fica trabalhoso. Na verdade, pra um jogo detalhado, qualquer opção é trabalhos, mas existe uma alternativa de criar as instâncias por código.

Você deve saber do comando instance_create. Ele, além de criar uma instância, retorna a id dessa instância. De posse da id da instância criada, você pode fazer qualquer coisa com ela. Por exemplo, definir um path a ser seguido.
Ressalto que o código inserido por esse método ocorre depois do creation code da instância. Então se o creation code da instância é, por exemplo
Código:
variavel = 0;
e você a cria usando
Código:
inst = instance_create(x, y, objeto);
with(inst){
variavel = 1;
}
o valor da variável será "1" a partir do primeiro step.

Porque essa ressalva? Pra evitar um erro que eu cometo numa frequência maior que deveria. Eu costumo criar uma instância, por exemplo, assim:
Código:
inst = instance_create(x, y, objeto);
with(inst){
pathEscolhido = choose(path1, path2, path3);
}
e colocar, no create dessa instância:
Código:
path_start(pathEscolhido, 1, 0, 0);
Percebeu meu erro? Se o creation code da instância acontece ANTES do código inserido por quem a criou, ela não vai reconhecer a variável "pathEscolhido", definida pelo criador.

saim

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 2964
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 121
Prêmios
   : 1
   : 3

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 00:04

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: