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Um "emulador"

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Um "emulador" Empty Um "emulador"

Mensagem por luiz_eldorado Sáb 22 Set 2012, 15:06

Na verdade, isto é mais uma ideia, mas também é uma pergunta. Fiquei na dúvida donde postar. Pra começar, vou reproduzir a MP que mandei ao kapoty:
MP escreveu:
kapoty escreveu:... oque dizer ... por que mandar o GMK ?
Porque minha internet é lenta, e seu projeto está no início, não? Por que esconder o GMK? Mas tudo bem, nem me lembro de onde era este projeto, já faz tanto tempo.

É por isso que entrei agora num novo projeto. Uma ideia, na verdade. Pode utilizar, se quiser/conseguir fazer. Basicamente, é um programa que fosse igual ao GM, mas na hora de compilar, ele criaria um arquivo criptografado do jogo, que seria aberto com um tipo de emulador. Como neste arquivo só tem os resources, sem toda a estrutura do GM para executar, seria BEM mais leve. Toda a estrutura do GM estaria no emulador. Assim, só é preciso baixar a estrutura do GM uma vez (o emulador), enquanto se pode baixar quantos jogos quiser, mas bem mais leves.

Só que... eu não sei criar um programa igual ao GM e não sei criar um arquivo contendo todos os resources. '-'

Um "emulador" 3411348862 (não, não é um novo smile, eu peguei isso da internet...)
Então. Eu queria criar uma coisa dessas. Só que... eu não sei justamente esta parte do "só que". Ou seja:
1- Criar uma interface igual ao GM
a- Organizar tudo de um "gmk" dentro de ds_lists/maps, sei lá?
b- A interface mesmo, o desenho.
2- Criar um arquivo contendo todos os resources
a- Como seria organizado este arquivo? Seria colocado todas as ds's nele?
b- Queria saber como colocar arquivos externos em tempo de execução, ou seja, pegar um arquivo e colocar dentro de uma variável/list.

Acharam a ideia boa? Ah, e caso respondam, respondam as perguntas (se quiser, não é algo que eu esteja mandando, que seja, etc), etc.
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Um "emulador" Empty Re: Um "emulador"

Mensagem por PedroX Sáb 22 Set 2012, 15:31

O ideal seria fazer a interface do GM com uma extensão gráfica, como a do Jiraya ou outra (na GMC tem um monte). Na hora em que a pessoa clicasse em "compilar", cada coisa viraria um arquivo de texto. Os dados dos sprites, sons, backgrounds, rooms ficariam nesses arquivos. Então você faz um interpretador, que não é tão complicado. Basicamente seria um objeto que iria ler todos os arquivos dos diretórios e adicionar os resources em tempo de execução. Ao final, ele é deletado. A memória dele é liberada e o jogo roda como se fosse normal. Só que demoraria pra carregar tudo.

Recomendo que leia os tópicos do Saim (jogo genérico) e do Jiraya (action parser, etc).

Obs: O Jiraya fez uma interface parecida com a dos objetos do GM: gmbr.forumeiros.com/t19942-action-parser

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Mensagem por Kapoty Sáb 22 Set 2012, 15:41

Pedrø escreveu:O ideal seria fazer a interface do GM com uma extensão gráfica, como a do Jiraya ou outra (na GMC tem um monte). Na hora em que a pessoa clicasse em "compilar", cada coisa viraria um arquivo de texto. Os dados dos sprites, sons, backgrounds, rooms ficariam nesses arquivos. Então você faz um interpretador, que não é tão complicado. Basicamente seria um objeto que iria ler todos os arquivos dos diretórios e adicionar os resources em tempo de execução. Ao final, ele é deletado. A memória dele é liberada e o jogo roda como se fosse normal. Só que demoraria pra carregar tudo.

Recomendo que leia os tópicos do Saim (jogo genérico) e do Jiraya (action parser, etc).

Obs: O Jiraya fez uma interface parecida com a dos objetos do GM: gmbr.forumeiros.com/t19942-action-parser

Até mais!

Foi praticamente isso que eu disse a ele via mp, aqui vai a mensagem que eu enviei a ele :

Bom cara eu posso te dar uma dica, mas não será possível usar apenas 1 arquivo com as resources, bem vamos lá :

Código:
1° Você faria o programa normalmente e na hora de compilar você pegaria todas as sprites, jogaria numa lista e desenharia todas elas uma do lado da outra em um room.

2° Você pegaria a dimensão e a posição de cada sprite que foi desenhada e salvaria num arquivo de texto chamando "pos_imgs.txt" mas antes de salvar você usaria um criptografador.

3° Você tiraria um print_screen da room e salvaria num arquivo de imagem, por exemplo "imgs.png".

4° Você salvaria todos os codigos que você precisará para fazer o jogo rodar, e salvará num arquivo de texto chamado "codes.txt" mas é claro com o criptografador.

5° Na hora de carregar as imagens você abriria o arquivo "pos_imgs.txt" com um descriptografador e pegaria os valores salvos e salvaria em arrays.

6° Agora você salvaria aquela imagem "imgs.png" como uma sprite do projeto, e em uma room separada você faria o inverso do 2° passo, ao invés de pegar as posições e salvar, você pegaria as posições que já foram salvas, faria um loop com o maximo de posições possíveis e tiraria print_screen de cada posição salvando cada sprite na pasta do jogo, depos você salvaria estás imagens como um sprite do jogo e deletaria todas elas, assim nem o jogador irá perceber que você criou e deletou essas imagens.

7° Com um descriptografador você faria com que aquele arquivo de text "codes.txt" seja uma string, ai você usaria o execute_string() para executar os codes.

Coloquei execute_string() por que não sabia ao certo onde ele teria que usar cada code, mas ele poderá trocar pelo oque quiser.

P.S.: Você poderia juntar o "codes.txt" com o "pos_imgs.txt" formando apenas um arquivo.
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Mensagem por luiz_eldorado Sáb 22 Set 2012, 17:07

@Pedrø: Legal, gostei desta ideia de ter tudo em diretórios, não tinha pensado nisto antes. Mas isso gera um problema, poderia ser complicado para a pessoa baixar o jogo, iria ficar muitas coisas acumuladas e o jogador pode não saber qual arquivo ele tem que executar com o programa. Já tinha visto o jogo genérico do saim, mas nunca vi este do Jiraya, vou ver ele.
O problema é que não sei fazer esta interface gráfica, acho que vou usar a do Jiraya e colocar os créditos (se ele permitir, claro.).

@kapoty: Legal, mas não acho boa ideia colocar simplismente "todos os códigos para rodar" num arquivo, mesmo criptografado. Fica algo do sistema dentro do arquivo, o que já muda minha ideia de tudo ficar no programa, menos os jogos. E você esqueceu os backgrounds, as músicas. As músicas não tem como colocar num arquivo só, segundo sua técnica.

@Tópico: Mesmo assim, ainda quero achar um jeito de deixar tudo num arquivo.

#EDIT: Quando abri o GMK do Jiraya, disse que precisava da extensão "gml Edit complement". Sei lá, só uma observação, vou baixar, se achar.


Última edição por luiz_eldorado em Sáb 22 Set 2012, 17:14, editado 1 vez(es)
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Mensagem por PedroX Sáb 22 Set 2012, 17:09

Compacte tudo. Depois extraia para uma pasta temporária e use os arquivos. Limpe a pasta no final para que o pc da pessoa não fique se matando.

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Mensagem por Kapoty Sáb 22 Set 2012, 17:16

luiz_eldorado escreveu:
@kapoty: Legal, mas não acho boa ideia colocar simplismente "todos os códigos para rodar" num arquivo, mesmo criptografado. Fica algo do sistema dentro do arquivo, o que já muda minha ideia de tudo ficar no programa, menos os jogos. E você esqueceu os backgrounds, as músicas. As músicas não tem como colocar num arquivo só, segundo sua técnica.

Backgrounds : Faça o mesmo que você faz com as sprites, desenhe todos numa room e salve....

Musicas : Crie uma pasta e jogue todas as musicas para lá.

Para virar um arquivo só faça como o Pedro já disse, compacte o arquivo, mas lembre-se de colocar uma senha que ninguém saiba e via gml descompacte com a senha certa, utilize os arquivos e delete-os.

Acho eu que agora está resolvido.
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Mensagem por luiz_eldorado Sáb 22 Set 2012, 17:26

@Pedrø: Genial! Usando o VBScript do Ninja8086, posso compactar/descompactar zip, mas mesmo usando uma extensão diferente - como é feito com os gadgets do Windows.

@kapoty: Sim, vou usar todas as suas dicas, fica melhor para a organização. Mas não acho necessário uma senha, já que os arquivos GML vão estar compactados. Mesmo assim, não acho grande coisa deixar que roube suas sprites/músicas, afinal isso acontece com o java de celulares.

@Topic: A única coisa é falta é a interface gráfica e organização dos resources, já que descobri que o ActionParser é só para um objeto --\' Me desculpem, mas já tentei antes, não consigo fazer. É mais pela organização dos resources, o programa pode ser feio e até em linha de comando (não literalmente, claro). Se alguém quiser fazer pra mim... eu não quero me aproveitar, mas também quero fazer este programa. E não achei a "gml Edit complement". Não consegui rodar.

#PS: Parece que vocês querem acabar logo com esse assunto... o_O
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