Entrar
Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05
» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55
» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39
» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28
» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
como colidir com objeto não solido?
4 participantes
Página 1 de 1
como colidir com objeto não solido?
Ola,
Existe alguma maneira de meu personagem (obj_player) colidir com um objeto não solido (obj_contact)?
Resolvido
Agradecimentos:
Agradeço pela atenção e tempo de todos vocês.
Existe alguma maneira de meu personagem (obj_player) colidir com um objeto não solido (obj_contact)?
Resolvido
Agradecimentos:
Agradeço pela atenção e tempo de todos vocês.
Última edição por BrunoSA em Sex 21 Set 2012, 12:43, editado 2 vez(es)
BrunoSA- Data de inscrição : 18/09/2012
Reputação : 0
Número de Mensagens : 17
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: como colidir com objeto não solido?
Objetos sólidos e não-sólidos colidem normalmente. "solid" é só uma variável usada pelo game maker pra definir o que acontece em algumas colisões (por exemplo, fica mais simples evitar que os objetos fiquem sobrepostos se um deles for sólido).
Eu negritei o "fiquem" acima pra esclarecer uma coisa: no jogo, a colisão pode ser entendida como SOBREPOSIÇÃO. É o que acontece, na verdade. Os objetos se sobrepõem e o evento de colisão acontece.
Só que, como o GM é voltado pra aprendizado, ele tem uma engine nativa que faz com que objetos sólidos, ao se sobreporem, voltem até o ponto de sobreposição, dando mesmo a impressão de que eles SÃO sólidos DE VERDADE (o que, obviamente, não é o caso).
Então, pra responder totalmente sua pergunta, eu preciso entender qual o conceito que você tem, atualmente, do que é uma colisão. Acho que o que você quer é um efeito de fazer o objeto quicar no outro (que é possível sim). Mas até o momento, colisão é sobreposição, pra mim.
Eu negritei o "fiquem" acima pra esclarecer uma coisa: no jogo, a colisão pode ser entendida como SOBREPOSIÇÃO. É o que acontece, na verdade. Os objetos se sobrepõem e o evento de colisão acontece.
Só que, como o GM é voltado pra aprendizado, ele tem uma engine nativa que faz com que objetos sólidos, ao se sobreporem, voltem até o ponto de sobreposição, dando mesmo a impressão de que eles SÃO sólidos DE VERDADE (o que, obviamente, não é o caso).
Então, pra responder totalmente sua pergunta, eu preciso entender qual o conceito que você tem, atualmente, do que é uma colisão. Acho que o que você quer é um efeito de fazer o objeto quicar no outro (que é possível sim). Mas até o momento, colisão é sobreposição, pra mim.
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: como colidir com objeto não solido?
Ola saim,
O que acontece é o seguinte, o meu personagem deve colidir com um objeto invisivel e não solido para que haja a execução de um outro objeto.
Por exemplo:
Quando um personagem passar por um determinado local, um bloco de pedra cai encima dele.
O que acontece é o seguinte, o meu personagem deve colidir com um objeto invisivel e não solido para que haja a execução de um outro objeto.
Por exemplo:
Quando um personagem passar por um determinado local, um bloco de pedra cai encima dele.
BrunoSA- Data de inscrição : 18/09/2012
Reputação : 0
Número de Mensagens : 17
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: como colidir com objeto não solido?
então nesse caso pra facilitar você poderia colocar no bloco de pedra:
- Código:
if obj_player.y>y {//garantir que o player vai estar embaixo
if place_meeting(x,obj_player.y,obj_player {//ação de cair}
Thiago_o_programador- Games Ranking :
Notas recebidas : D - C - D - C
Data de inscrição : 14/05/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 713
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: como colidir com objeto não solido?
Ola Thiago,
Funcionou perfeitamente, porem eu precisava ter conhecimento de um código que possibilitaria a troca de objetos. Existe algo do gênero? Algum código que execute a mesma ação do "main1>change instance into"?
boa noite.
Funcionou perfeitamente, porem eu precisava ter conhecimento de um código que possibilitaria a troca de objetos. Existe algo do gênero? Algum código que execute a mesma ação do "main1>change instance into"?
boa noite.
BrunoSA- Data de inscrição : 18/09/2012
Reputação : 0
Número de Mensagens : 17
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: como colidir com objeto não solido?
Amigo, verifique o comando instance_change(obj, perf) e dê uma boa lida no manual.
Flws!
Flws!
Re: como colidir com objeto não solido?
Ola vinians,
Eu não sabia da existencia de um manual, sempre fui muito daqueles que aprendiam com o famoso metodo de "tentativa e erro", mas agradeço pela sua dica e seu tempo.
Eu não sabia da existencia de um manual, sempre fui muito daqueles que aprendiam com o famoso metodo de "tentativa e erro", mas agradeço pela sua dica e seu tempo.
BrunoSA- Data de inscrição : 18/09/2012
Reputação : 0
Número de Mensagens : 17
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» Como tornar objeto sólido do próprio objeto?
» Como fazer um objeto ser sólido?
» Como transformo um objeto sólido?
» [RESOLVIDO] Como Trocar de sprite ao colidir com objeto.
» Como faço para um objeto colidir com outro e continuar a rota feita por path?
» Como fazer um objeto ser sólido?
» Como transformo um objeto sólido?
» [RESOLVIDO] Como Trocar de sprite ao colidir com objeto.
» Como faço para um objeto colidir com outro e continuar a rota feita por path?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|