como colidir com objeto não solido?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Resolvido como colidir com objeto não solido?

Mensagem por BrunoSA em Qua 19 Set 2012, 21:23

Ola,

Existe alguma maneira de meu personagem (obj_player) colidir com um objeto não solido (obj_contact)?

Resolvido

Agradecimentos:



Agradeço pela atenção e tempo de todos vocês.


Última edição por BrunoSA em Sex 21 Set 2012, 12:43, editado 2 vez(es)

BrunoSA

Número de Mensagens : 17
Data de inscrição : 18/09/2012
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: como colidir com objeto não solido?

Mensagem por saim em Qui 20 Set 2012, 08:11

Objetos sólidos e não-sólidos colidem normalmente. "solid" é só uma variável usada pelo game maker pra definir o que acontece em algumas colisões (por exemplo, fica mais simples evitar que os objetos fiquem sobrepostos se um deles for sólido).

Eu negritei o "fiquem" acima pra esclarecer uma coisa: no jogo, a colisão pode ser entendida como SOBREPOSIÇÃO. É o que acontece, na verdade. Os objetos se sobrepõem e o evento de colisão acontece.
Só que, como o GM é voltado pra aprendizado, ele tem uma engine nativa que faz com que objetos sólidos, ao se sobreporem, voltem até o ponto de sobreposição, dando mesmo a impressão de que eles SÃO sólidos DE VERDADE (o que, obviamente, não é o caso).

Então, pra responder totalmente sua pergunta, eu preciso entender qual o conceito que você tem, atualmente, do que é uma colisão. Acho que o que você quer é um efeito de fazer o objeto quicar no outro (que é possível sim). Mas até o momento, colisão é sobreposição, pra mim.

saim

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 2964
Idade : 38
Data de inscrição : 14/01/2011
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 121
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: como colidir com objeto não solido?

Mensagem por BrunoSA em Qui 20 Set 2012, 13:13

Ola saim,

O que acontece é o seguinte, o meu personagem deve colidir com um objeto invisivel e não solido para que haja a execução de um outro objeto.

Por exemplo:
Quando um personagem passar por um determinado local, um bloco de pedra cai encima dele.

BrunoSA

Número de Mensagens : 17
Data de inscrição : 18/09/2012
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: como colidir com objeto não solido?

Mensagem por Thiago_o_programador em Qui 20 Set 2012, 14:08

então nesse caso pra facilitar você poderia colocar no bloco de pedra:
Código:
if obj_player.y>y {//garantir que o player vai estar embaixo
if place_meeting(x,obj_player.y,obj_player {//ação de cair}
ou se quiser fazer como você está fazendo basta adicionar uma sprite e setar o objeto como visible=0, vai funcionar do mesmo jeito.

Thiago_o_programador

Ranking : Nota D
Número de Mensagens : 709
Idade : 19
Data de inscrição : 14/05/2009
Notas recebidas : D - C - D - C
Reputação : 6
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 1

http://www.jogosdahora.maisblog.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: como colidir com objeto não solido?

Mensagem por BrunoSA em Qui 20 Set 2012, 18:53

Ola Thiago,

Funcionou perfeitamente, porem eu precisava ter conhecimento de um código que possibilitaria a troca de objetos. Existe algo do gênero? Algum código que execute a mesma ação do "main1>change instance into"?

boa noite.

BrunoSA

Número de Mensagens : 17
Data de inscrição : 18/09/2012
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: como colidir com objeto não solido?

Mensagem por vinians em Qui 20 Set 2012, 19:16

Amigo, verifique o comando instance_change(obj, perf) e dê uma boa lida no manual.
Flws!

vinians

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 2490
Idade : 27
Data de inscrição : 18/09/2008
Notas recebidas : B-C-A-C
Reputação : 52
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 2
   : 1

http://xcreatorgames.weebly.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: como colidir com objeto não solido?

Mensagem por BrunoSA em Qui 20 Set 2012, 23:56

Ola vinians,

Eu não sabia da existencia de um manual, sempre fui muito daqueles que aprendiam com o famoso metodo de "tentativa e erro", mas agradeço pela sua dica e seu tempo.


BrunoSA

Número de Mensagens : 17
Data de inscrição : 18/09/2012
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: como colidir com objeto não solido?

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 20:22


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum