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Erro no ataque: virando para atacar

2 participantes

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Erro no ataque: virando para atacar Empty Erro no ataque: virando para atacar

Mensagem por CPinheiro Seg 16 Mar 2009, 06:37

Bem, como alguns sabem, estou com um projeto no estilo RPG. A questão é que no script que meu inimigo ataca, ele vira para a direita e dá um ataque pra lá antes de se virar pro personagem e atacá-lo. Aí está o código:

Código:

MeuInimigo=argument0;
DistanciaMinima=argument1;
myspeed=argument2;
tipo_de_ataque=argument3;
atk_positivo=argument4;
if (distance_to_object(MeuInimigo)<DistanciaMinima) && (distance_to_object(MeuInimigo)>0)
{
MovimentoParaAtacar=true;
    if (atacando==false)
    {
 if (MeuInimigo.x < x) && ! (place_meeting(x-sprite_xoffset-2,y,obj_bloco))
        {
            x-=1;
            image_speed=0.3;
            direction=180;
        }
        if (MeuInimigo.x > x) && ! (place_meeting(x+sprite_xoffset,y,obj_bloco))
        {
            x+=1;
            image_speed=0.3;
            direction=0;
        }
        if (MeuInimigo.y > y) && ! (place_meeting(x,y-sprite_yoffset+sprite_height+2,obj_bloco))
        {
            y+=1;
            image_speed=0.3;
            direction=270;
        }
        if (MeuInimigo.y < y) && ! (place_meeting(x,y-sprite_yoffset-2,obj_bloco))
        {
            y-=1;
            image_speed=0.3;
            direction=90;
        }
       
    }
    else
    {
        atacando=false;
        counter=0;
        MovimentoParaAtacar=false;
    }
}
if (distance_to_object(MeuInimigo)<=0)
{
    if (atacando==false) && (counter<=0)
    {
    if (y > MeuInimigo.y) && (x < MeuInimigo.x+MeuInimigo.sprite_width/2+4) && (x > MeuInimigo.x-MeuInimigo.sprite_width/2-4)
    { direction=90; sprite_index=sprcima }
        if (y < MeuInimigo.y) && (x < MeuInimigo.x+MeuInimigo.sprite_width/2+4) && (x > MeuInimigo.x-MeuInimigo.sprite_width/2-4)
    { direction=270; sprite_index=sprbaixo }

        atacando=true;
        vspeed=0;
        hspeed=0;
        image_speed=0;
        image_index=0;
        scr_CriaAtaque(tipo_de_ataque,x,y,argument5,argument6,argument7,argument8,id,atk_positivo,1,mydamage);
        counter=60 + random(35);
        MovimentoParaAtacar=false;
    }
    else
    {
    counter-=1;
    }
}
if (counter<=0) {atacando=false;}

Alguém aí tem idéia do erro ou sabe como eu posso resolver?
CPinheiro
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Erro no ataque: virando para atacar Empty Re: Erro no ataque: virando para atacar

Mensagem por M.A.S. Seg 23 Mar 2009, 23:32

Se ele está virando para a direita, a segunda condição está sendo sempre verdadeira.

CPinheiro escreveu:
Código:
if (MeuInimigo.x > x)

O inimigo está contido na variável MeuInimigo. Se houver mais de um inimigo na tela e você não estiver usando o id respectivo do inimigo a ser atacado, essa variável vai apontar para o primeiro inimigo do mesmo grupo de objetos, ou seja, vai apontar para o inimigo que tem o menor id.

Se o primeiro do grupo tiver o x maior que o da instância que ataca, essa condição acima vai ser sempre verdadeira.

Não sei se pode ser isso mas parece que essa é a única condição que define a direction como 0. É só um palpite.
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Erro no ataque: virando para atacar Empty Re: Erro no ataque: virando para atacar

Mensagem por CPinheiro Ter 24 Mar 2009, 06:36

Opa, valeu M.A.S.! Mas é que eu já tinha conseguido resolver isso. =P
Ele estava virando para a direita antes porque eu fiz assim no evento Create, para não ter que repetir o nome dos sprites toda hora:

Código:

sprcima=spr_enemy_left1;
sprbaixo=spr_enemy_down1;
spresq=spr_enemy_left1;
sprdir=spr_enemy_right1;

Percebeu o erro? Tinha colocado que a sprcima seria igual ao sprite da esquerda. XD
Mas não foi só isso não, dei umas modificadas no código, se eu me lembro bem. Ficou, no final, assim:

Código:

MeuInimigo=argument0;
DistanciaMinima=argument1;
myspeed=argument2;
tipo_de_ataque=argument3;
atk_positivo=argument4;
if (distance_to_object(MeuInimigo)<DistanciaMinima) && (distance_to_object(MeuInimigo)>0)
{
MovimentoParaAtacar=true;
    if (atacando==false)
    {
 if (MeuInimigo.x < x) && ! (place_meeting(x-sprite_xoffset-2,y,obj_bloco))
        {
            x-=1;
            image_speed=0.3;
            direction=180;
            sprite_index=spresq;
        }
        if (MeuInimigo.x > x) && ! (place_meeting(x+sprite_xoffset,y,obj_bloco))
        {
            x+=1;
            image_speed=0.3;
            direction=0;
            sprite_index=sprdir;
        }
        if (MeuInimigo.y > y) && ! (place_meeting(x,y-sprite_yoffset+sprite_height+2,obj_bloco))
        {
            y+=1;
            image_speed=0.3;
            direction=270;
            sprite_index=sprbaixo;
        }
        if (MeuInimigo.y < y) && ! (place_meeting(x,y-sprite_yoffset-2,obj_bloco))
        {
            y-=1;
            image_speed=0.3;
            direction=90;
            sprite_index=sprcima;
        }
       
    }
    else
    {
        atacando=false;
        counter=0;
        MovimentoParaAtacar=false;
    }
}
if (distance_to_object(MeuInimigo)<=0)
{
    if (atacando==false) && (counter<=0) && (PodeAtacar=true)
    {
            if (x>MeuInimigo.x+sprite_xoffset) && (y > MeuInimigo.y-sprite_yoffset-4) && (y < MeuInimigo.y+sprite_height/2+4) && ! (x<MeuInimigo.x-sprite_xoffset)
    { direction=180; sprite_index=spresq }
        if (x<MeuInimigo.x-sprite_xoffset) && (y > MeuInimigo.y-sprite_yoffset-4) && (y < MeuInimigo.y+sprite_height/2+4) && ! (x>MeuInimigo.x+sprite_xoffset)
    { direction=0; sprite_index=sprdir }
    if (y > MeuInimigo.y) && (x < MeuInimigo.x+MeuInimigo.sprite_width/2+4) && (x > MeuInimigo.x-MeuInimigo.sprite_width/2-4)
    { direction=90; sprite_index=sprcima }
        if (y < MeuInimigo.y) && (x < MeuInimigo.x+MeuInimigo.sprite_width/2+4) && (x > MeuInimigo.x-MeuInimigo.sprite_width/2-4)
    { direction=270; sprite_index=sprbaixo }
        atacando=true;
        vspeed=0;
        hspeed=0;
        image_speed=0;
        image_index=0;
        scr_CriaAtaque(tipo_de_ataque,x,y,argument5,argument6,argument7,argument8,id,atk_positivo,1,mydamage);
        counter=60 + random(35);
        MovimentoParaAtacar=false;
    }
    else
    {
    counter-=1;
    }
}
if (counter<=0) {atacando=false;}
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