Entrar
Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05
» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55
» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39
» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28
» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
Erro no ataque: virando para atacar
2 participantes
Página 1 de 1
Erro no ataque: virando para atacar
Bem, como alguns sabem, estou com um projeto no estilo RPG. A questão é que no script que meu inimigo ataca, ele vira para a direita e dá um ataque pra lá antes de se virar pro personagem e atacá-lo. Aí está o código:
Alguém aí tem idéia do erro ou sabe como eu posso resolver?
- Código:
MeuInimigo=argument0;
DistanciaMinima=argument1;
myspeed=argument2;
tipo_de_ataque=argument3;
atk_positivo=argument4;
if (distance_to_object(MeuInimigo)<DistanciaMinima) && (distance_to_object(MeuInimigo)>0)
{
MovimentoParaAtacar=true;
if (atacando==false)
{
if (MeuInimigo.x < x) && ! (place_meeting(x-sprite_xoffset-2,y,obj_bloco))
{
x-=1;
image_speed=0.3;
direction=180;
}
if (MeuInimigo.x > x) && ! (place_meeting(x+sprite_xoffset,y,obj_bloco))
{
x+=1;
image_speed=0.3;
direction=0;
}
if (MeuInimigo.y > y) && ! (place_meeting(x,y-sprite_yoffset+sprite_height+2,obj_bloco))
{
y+=1;
image_speed=0.3;
direction=270;
}
if (MeuInimigo.y < y) && ! (place_meeting(x,y-sprite_yoffset-2,obj_bloco))
{
y-=1;
image_speed=0.3;
direction=90;
}
}
else
{
atacando=false;
counter=0;
MovimentoParaAtacar=false;
}
}
if (distance_to_object(MeuInimigo)<=0)
{
if (atacando==false) && (counter<=0)
{
if (y > MeuInimigo.y) && (x < MeuInimigo.x+MeuInimigo.sprite_width/2+4) && (x > MeuInimigo.x-MeuInimigo.sprite_width/2-4)
{ direction=90; sprite_index=sprcima }
if (y < MeuInimigo.y) && (x < MeuInimigo.x+MeuInimigo.sprite_width/2+4) && (x > MeuInimigo.x-MeuInimigo.sprite_width/2-4)
{ direction=270; sprite_index=sprbaixo }
atacando=true;
vspeed=0;
hspeed=0;
image_speed=0;
image_index=0;
scr_CriaAtaque(tipo_de_ataque,x,y,argument5,argument6,argument7,argument8,id,atk_positivo,1,mydamage);
counter=60 + random(35);
MovimentoParaAtacar=false;
}
else
{
counter-=1;
}
}
if (counter<=0) {atacando=false;}
Alguém aí tem idéia do erro ou sabe como eu posso resolver?
Re: Erro no ataque: virando para atacar
Se ele está virando para a direita, a segunda condição está sendo sempre verdadeira.
O inimigo está contido na variável MeuInimigo. Se houver mais de um inimigo na tela e você não estiver usando o id respectivo do inimigo a ser atacado, essa variável vai apontar para o primeiro inimigo do mesmo grupo de objetos, ou seja, vai apontar para o inimigo que tem o menor id.
Se o primeiro do grupo tiver o x maior que o da instância que ataca, essa condição acima vai ser sempre verdadeira.
Não sei se pode ser isso mas parece que essa é a única condição que define a direction como 0. É só um palpite.
CPinheiro escreveu:
- Código:
if (MeuInimigo.x > x)
O inimigo está contido na variável MeuInimigo. Se houver mais de um inimigo na tela e você não estiver usando o id respectivo do inimigo a ser atacado, essa variável vai apontar para o primeiro inimigo do mesmo grupo de objetos, ou seja, vai apontar para o inimigo que tem o menor id.
Se o primeiro do grupo tiver o x maior que o da instância que ataca, essa condição acima vai ser sempre verdadeira.
Não sei se pode ser isso mas parece que essa é a única condição que define a direction como 0. É só um palpite.
M.A.S.- Data de inscrição : 03/01/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 377
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Erro no ataque: virando para atacar
Opa, valeu M.A.S.! Mas é que eu já tinha conseguido resolver isso. =P
Ele estava virando para a direita antes porque eu fiz assim no evento Create, para não ter que repetir o nome dos sprites toda hora:
Percebeu o erro? Tinha colocado que a sprcima seria igual ao sprite da esquerda. XD
Mas não foi só isso não, dei umas modificadas no código, se eu me lembro bem. Ficou, no final, assim:
Ele estava virando para a direita antes porque eu fiz assim no evento Create, para não ter que repetir o nome dos sprites toda hora:
- Código:
sprcima=spr_enemy_left1;
sprbaixo=spr_enemy_down1;
spresq=spr_enemy_left1;
sprdir=spr_enemy_right1;
Percebeu o erro? Tinha colocado que a sprcima seria igual ao sprite da esquerda. XD
Mas não foi só isso não, dei umas modificadas no código, se eu me lembro bem. Ficou, no final, assim:
- Código:
MeuInimigo=argument0;
DistanciaMinima=argument1;
myspeed=argument2;
tipo_de_ataque=argument3;
atk_positivo=argument4;
if (distance_to_object(MeuInimigo)<DistanciaMinima) && (distance_to_object(MeuInimigo)>0)
{
MovimentoParaAtacar=true;
if (atacando==false)
{
if (MeuInimigo.x < x) && ! (place_meeting(x-sprite_xoffset-2,y,obj_bloco))
{
x-=1;
image_speed=0.3;
direction=180;
sprite_index=spresq;
}
if (MeuInimigo.x > x) && ! (place_meeting(x+sprite_xoffset,y,obj_bloco))
{
x+=1;
image_speed=0.3;
direction=0;
sprite_index=sprdir;
}
if (MeuInimigo.y > y) && ! (place_meeting(x,y-sprite_yoffset+sprite_height+2,obj_bloco))
{
y+=1;
image_speed=0.3;
direction=270;
sprite_index=sprbaixo;
}
if (MeuInimigo.y < y) && ! (place_meeting(x,y-sprite_yoffset-2,obj_bloco))
{
y-=1;
image_speed=0.3;
direction=90;
sprite_index=sprcima;
}
}
else
{
atacando=false;
counter=0;
MovimentoParaAtacar=false;
}
}
if (distance_to_object(MeuInimigo)<=0)
{
if (atacando==false) && (counter<=0) && (PodeAtacar=true)
{
if (x>MeuInimigo.x+sprite_xoffset) && (y > MeuInimigo.y-sprite_yoffset-4) && (y < MeuInimigo.y+sprite_height/2+4) && ! (x<MeuInimigo.x-sprite_xoffset)
{ direction=180; sprite_index=spresq }
if (x<MeuInimigo.x-sprite_xoffset) && (y > MeuInimigo.y-sprite_yoffset-4) && (y < MeuInimigo.y+sprite_height/2+4) && ! (x>MeuInimigo.x+sprite_xoffset)
{ direction=0; sprite_index=sprdir }
if (y > MeuInimigo.y) && (x < MeuInimigo.x+MeuInimigo.sprite_width/2+4) && (x > MeuInimigo.x-MeuInimigo.sprite_width/2-4)
{ direction=90; sprite_index=sprcima }
if (y < MeuInimigo.y) && (x < MeuInimigo.x+MeuInimigo.sprite_width/2+4) && (x > MeuInimigo.x-MeuInimigo.sprite_width/2-4)
{ direction=270; sprite_index=sprbaixo }
atacando=true;
vspeed=0;
hspeed=0;
image_speed=0;
image_index=0;
scr_CriaAtaque(tipo_de_ataque,x,y,argument5,argument6,argument7,argument8,id,atk_positivo,1,mydamage);
counter=60 + random(35);
MovimentoParaAtacar=false;
}
else
{
counter-=1;
}
}
if (counter<=0) {atacando=false;}
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos