Conectar-se
Quem está conectado
26 usuários online :: 4 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 22 Visitantes

CRP-Max, gart30, Tedi Ripper, Willy

Ver toda a lista


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
avatar
Data de inscrição : 03/08/2012
Número de Mensagens : 26
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0
Ver perfil do usuário

Escurecer a tela de jogo 3D em primeira pessoa

em Sex 14 Set 2012, 18:20
Eae, pessoal, eu estou com uma dúvida, como eu faço para escurecer a tela em um jogo 3D?Tipo deixa-la meio preto, pois estou tentando fazer um Survival Horror para estudar o 3D do Game Maker e eu queria fazer um clima meio "dark", hehe.
avatar
Ranking : Nota A
Notas recebidas : D + A + A
Data de inscrição : 06/12/2009
Número de Mensagens : 1229
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 1 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 28

Prêmios
   : 1
   : 2
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Escurecer a tela de jogo 3D em primeira pessoa

em Sex 14 Set 2012, 19:51
 
Você pode tentar escurecer as texturas diretamente pelo Editor de Imagens do Game Maker, ou então você pode fazer uma "projeção ortográfica" para desenhar sprites e textos na tela, sendo assim você só irá precisar desenhar um grande quadrado preto e com uma opacidade pequena na tela.

Qualquer duvida de como fazer isso é só falar que eu explico melhor.

Flw sorrindo2
avatar
Data de inscrição : 03/08/2012
Número de Mensagens : 26
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0
Ver perfil do usuário

Re: Escurecer a tela de jogo 3D em primeira pessoa

em Sex 14 Set 2012, 20:09
Gabrielsch:
Ok, mas como irei fazer, caso eu for fazer está "projeção ortográfica", aparecer na tela?é porque estou com muitas dúvidas a respeito disso.
E Sobre escurecer as texturas(Li depois O_O), eu vou tentar aqui, mas acho que não adiantaria, pois apenas iria deixá-las escuras(Obvio), e eu pretendo...eu não sei explicar bem, hehe...
avatar
Data de inscrição : 29/10/2011
Número de Mensagens : 510
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 4

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Simplis

em Sex 14 Set 2012, 20:37
Do mesmo geito que você escurece num jogo 2D,deixe sempre uma imagem do tamanho que é a vizualização do player exemplo tela de 640x480 ai fassa comque essa imagem almente o alpha e diminua 0.7 é valor bem escuro mais que ainda da para ver o outro lado e 0 é transparente,qualquer duvida fale flw.
avatar
Data de inscrição : 03/08/2012
Número de Mensagens : 26
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0
Ver perfil do usuário

Re: Escurecer a tela de jogo 3D em primeira pessoa

em Sex 14 Set 2012, 20:44
Deus da Guerra(Hehe)
Mas como eu coloco na tela esta imagem?esse é o problema.
avatar
Ranking : Nota A
Notas recebidas : D + A + A
Data de inscrição : 06/12/2009
Número de Mensagens : 1229
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 1 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 28

Prêmios
   : 1
   : 2
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Escurecer a tela de jogo 3D em primeira pessoa

em Sex 14 Set 2012, 21:15
 
Muito bem, para fazer uma "Projeção Ortográfica" você deve criar um novo objeto que vai servir para exibir as sprites e coisas do tipo na tela, no Draw Event desse objeto você vai colocar o seguinte:

Código:

d3d_set_projection_ortho(x,y,tamanho_horizontal,tamanho_vertical,angulo)
d3d_set_hidden(false) //Deve desabilitar o Hidden antes de desenhar algo na tela
//Aqui você pode usar: draw_sprite, draw_text, draw_background etc...
//Como se fosse um jogo 2D mesmo.
d3d_set_hidden(true) //Habilite denovo para o jogo voltar ao "normal"

A função d3d_set_projection_ortho faz com que você possa criar uma especie de HUD para seu jogo, lembrando que o x e y geralmente são 0 e o tamanho horizontal e vertical são o tamanho da tela.
Caso tenha alguma duvida sobre essa função aqui esta um link da Yoyo Wiki sobre ela: http://wiki.yoyogames.com/index.php/D3d_set_projection_ortho

Flw! sorrindo2
avatar
Data de inscrição : 03/08/2012
Número de Mensagens : 26
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0
Ver perfil do usuário

Re: Escurecer a tela de jogo 3D em primeira pessoa

em Sab 15 Set 2012, 17:36
Gabrielsch:
Ok, vou tentar isso, depois eu falo seu deu, ou não certo, e uma pergunta:ele vai aparecer na tela o tempo inteiro?
avatar
Ranking : Nota D
Notas recebidas : D
Data de inscrição : 10/06/2010
Número de Mensagens : 2704
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 10

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Escurecer a tela de jogo 3D em primeira pessoa

em Sab 15 Set 2012, 17:44
Nossa...
Por que você não coloca a imagem da escuridão do ambiente como a imagem do mouse?Realmente, acho que o que o Gabriel disse acima dá realmente certo, mas, assim não seria mais fácil?
avatar
Ranking : Nota C
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 30/07/2011
Número de Mensagens : 928
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 47

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 1
Ver perfil do usuáriohttp://luizpontes.tk/

Re: Escurecer a tela de jogo 3D em primeira pessoa

em Sab 15 Set 2012, 17:59
Tsurugi Kyousuke escreveu:Nossa...
Por que você não coloca a imagem da escuridão do ambiente como a imagem do mouse?Realmente, acho que o que o Gabriel disse acima dá realmente certo, mas, assim não seria mais fácil?
Isso já é gambiarra...
Você poderia usar texturas escuras, um céu escuro (de noite, normalmente) e usar uma iluminação mais fraca e mais cinza (no lugar de c_white).
avatar
Ranking : Nota D
Notas recebidas : D
Data de inscrição : 10/06/2010
Número de Mensagens : 2704
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 10

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Escurecer a tela de jogo 3D em primeira pessoa

em Sab 15 Set 2012, 18:04
@luiz_eldorado escreveu:
Tsurugi Kyousuke escreveu:Nossa...
Por que você não coloca a imagem da escuridão do ambiente como a imagem do mouse?Realmente, acho que o que o Gabriel disse acima dá realmente certo, mas, assim não seria mais fácil?
Isso já é gambiarra...
Você poderia usar texturas escuras, um céu escuro (de noite, normalmente) e usar uma iluminação mais fraca e mais cinza (no lugar de c_white).
Aff,
Não é gambiarra, é mais é improviso, sem contar que seria incrivelmente possível dar certo.
E Enquanto ao tópico...
Espero que tenha lido o que eu disse(Foi tudo que eu consegui On-Topic...)

Edit:Caso não tenha entendido o que o Gabriel tenha dito, pois realmente, acho que você deve ficar confuso com o que ele disse, basicamente, ele quer que você crie uma imagem gigante que fique na tela, utilizando o esquema para fazer HUDs em jogos 3D.
avatar
Data de inscrição : 03/08/2012
Número de Mensagens : 26
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0
Ver perfil do usuário

Re: Escurecer a tela de jogo 3D em primeira pessoa

em Dom 16 Set 2012, 23:08
Gabrielsch
Deu certo cara!muito obrigado mesmo!

Tsufgfdgd Kijghgfgdd(Meu Deus!)
Não funcionou, acho que deve ser porque o jogo é 3D, mas valeu a explcasãosinha que você sobre o código do Gabrielsch.

Luiz_eldorado
Assim não iria ficar muito bom.
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum