Gols conforme o nível do time

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Gols conforme o nível do time

Mensagem por GustavoFachi em Ter 11 Set 2012, 21:05

Olá.
Eu fiz este tópico porque eu estou trabalhando na criação de um jogo chamado MundiFoot.
Nele, vc é um técnico, e teria praticamente todas as funções do Brasfoot (brasfoot.com).
Então, vamos ao assunto.
Eu criei uma varável para cada time colocando assim no create do obj_controle:
ngremio=2
nflamengo=1.5
nbotafogo=2
E os outros times tb.
Essa variável diria o ''nível do time''.
O que eu quero saber é, como fazer com que, por exemplo, o gremio de nível 2, jogando contra uma equipe nível 1 tipo Atlético GO, aparece em tal x e tal y 2x0.

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Re: Gols conforme o nível do time

Mensagem por luiz_eldorado em Ter 11 Set 2012, 21:40

É muito difícil criar um Brasfoot pois você tem que calcular várias coisas que podem interferir no resultado do jogo. Capacidade de cada jogador (como velocidade e agilidade), árbitro, técnico, substituições, sorte, cansaço dos jogadores, velocidade do vento, quantidade de poeira no ar, etc.
Então não adianta simplesmente botar um nível nos times (afinal, assim todos vão jogar no time mais forte), você tem que colocar várias coisas.
E não tem como um time de nível 2 fazer 2 gols e o de nível 1 fazer 0 (ele deveria fazer 1).

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Re: Gols conforme o nível do time

Mensagem por PedroX em Ter 11 Set 2012, 21:56

Você faz assim:

Código:
nivel1 = nivel_mais_fraco;
nivel2 = nivel_mais_forte;

total = nivel1 + nivel2;
total = random(total);

if (total < nivel1)
{time1_gols += 1}
else
{time2_gols += 1}

Qualquer coisa use min() e max(). Isso eu deixo pra você estudar, caso precise.

Até mais!

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Re: Gols conforme o nível do time

Mensagem por Gonçalves em Ter 11 Set 2012, 22:18

Você poderia fazer assim:

1. Definir as vars dos times primeiro:

Código:
nflamengo=1.5
nbotafogo=2


2. Definir as vars da chance de marcar (Você não deve colocar o c dos times exatamente com a defesa desse rival, experimente criar um sistema pra detectar os times que se enfrentarão):

Código:
cflamengo=((nflamengo*4)-nbotafogo)*0.1
cbotafogo=((nbotafogo*4)-nflamengo)*0.1

3. Então simular a partida (Um sistema simples):

Código:
gflamengo=0
gbotafogo=0

repeat(90)
{
if random(10) < cflamengo {gflamengo+=1}
if random(10) < cbotafogo{gflamengo+=1}
}

Tudo acima vai no Create.

4. Desenhar resultado (Draw, claro):

Código:
draw_text(room_width/2,room_height/2,"Flamengo "+string(gflamengo)+"x"+string(gbotafogo)+" Botafogo")

5. Se quiser ponha no evento Press do objeto que simula a partida um room_restart(). Pra você ver alungs possíveis resultados, se não agradarem, estude os códigos e faça as modificações necessárias.

Valeu.


Última edição por Gonçalves em Ter 11 Set 2012, 23:22, editado 1 vez(es)

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Re: Gols conforme o nível do time

Mensagem por Pit Bull em Ter 11 Set 2012, 22:49

GustavoFachi escreveu:Olá.
Eu fiz este tópico porque eu estou trabalhando na criação de um jogo chamado MundiFoot.
Nele, vc é um técnico, e teria praticamente todas as funções do Brasfoot (brasfoot.com).
Então, vamos ao assunto.
Eu criei uma varável para cada time colocando assim no create do obj_controle:
ngremio=2
nflamengo=1.5
nbotafogo=2
E os outros times tb.
Essa variável diria o ''nível do time''.
O que eu quero saber é, como fazer com que, por exemplo, o gremio de nível 2, jogando contra uma equipe nível 1 tipo Atlético GO, aparece em tal x e tal y 2x0.

Isso que você quer fazer não faz o menor sentido, no futebol times pequenos dão goleadas em times grandes e vice-versa, acho melhor você usar porcentagens junto com numeros fixos para criar um placar bem mais realista.

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Re: Gols conforme o nível do time

Mensagem por Gonçalves em Ter 11 Set 2012, 23:21

Eu também estou criando um jogo nesse estilo manager, e estou usando base de dados pra criar tudo.

Você poderia também fazer o seguinte:

1. Definir vars do time num obj_database, que as cria logo ao iniciar o jogo. Por arrays, exemplo:

Código:
global.time[0]="Flamengo"
global.nivel[0]=1.5

global.time[1]="Botafogo"
global.nivel[1]=2

Lembrando que isso deve acontecer antes da simulação de jogo.

2. Passá-las pro jogo (No Create do obj_simulador), por meio das IDs da array global.time:

Código:

// Selecionar os time pela ID da array
time1=0 // Flamengo
time2=1 // Botafogo

3. Passar seus níveis e nome pra vars do objeto

Código:
// Passar seu nível e nome pra uma var do objeto
nome1=global.time[time1]
nome2=global.time[time2]

nivel1=global.nivel[time1]
nivel2=global.nivel[time2]

4. Calcular o resto (Já feito acima, mas com alterações que se encaixam a esse sistema):

Código:
chance1=((nivel1*4)-nivel2)*0.1
chance2=((nivel2*4)-nivel1)*0.1

gflamengo=0
gbotafogo=0

repeat(90)
{
if random(10) < chance1 {gols1+=1}
if random(10) < chance2 {gols2+=1}
}

5. E o novo Draw:

Código:
draw_text(room_width/2,room_height/2,string(nome1)+" "+string(gols1)+"x"+string(gols2)+" "+string(nome2))

Se precisar de ajuda, me disponho a dar um mão. Very Happy

Valeu.

Gonçalves

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Re: Gols conforme o nível do time

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