Entrar
Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game makerpor Ralphed Ontem à(s) 18:28
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
mapas externos, quests, batalhas e banco de dados
+4
Jiraya
moisesBR
saim
Isaque Onix
8 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Re: mapas externos, quests, batalhas e banco de dados
Verdade, Jiraya. Por um lado, parece que você escreveu da sua cabeça, já que algumas funções estão erradas (file_read_real ao invés de file_text_read_real, por exemplo), por outro existem funções que parecem ser scripts seus (o "match" não foi encontrado no manual), ou seja, você teria copiado esses códigos de uma engine funcional.
Tem uma terceira hipótese. Trata-se de um código funcional, mas não em gml.
Em todas as hipóteses, eu gostaria de ver os códigos comentados. Por favor.
Tem uma terceira hipótese. Trata-se de um código funcional, mas não em gml.
Em todas as hipóteses, eu gostaria de ver os códigos comentados. Por favor.
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: mapas externos, quests, batalhas e banco de dados
desculpe-me pelo descuido
crie um script com o seguinte nome
room_save
e coloque isso la
crie um script chamado "match", funcionará como um split de js
coloque isso la
e para carregar
crie um script chamado "load_room"
e coloque isso la
para usar é bem simples
monte sua room normalmente, depois que estiver pronta, add esse código no creation code da room
save_room("mapa.txt");
e então execute
quando o arquivo de texto for criado
crie outra room sem absolutamente nada
e coloque apenas o seguinte código no creation code dela
load_room("mapa.txt");
crie um script com o seguinte nome
room_save
e coloque isso la
- Código:
var buff,count,List;count=0;buff="";List=ds_list_create();
for(i=0;i<1024;i+=1;)//procura por todas tiles num raio de 1k
{t=10000000+i;//como todas tiles tem o id padrão 10000000 então qualquer valor acima refere-se a uma tile
if(tile_exists(t)){//se a tile existir
//registra ela no buff...
count+=1;bg=tile_get_background(t);
if(ds_list_find_index(List,bg)==-1)ds_list_add(List,bg);
buff+=string(bg)+" "+string(tile_get_left(t))+" "+string(tile_get_top(t))+" "+string(tile_get_width(t))+" "+string(tile_get_height(t))+" "+string(tile_get_x(t))+" "+string(tile_get_y(t))+" "+string(tile_get_depth(t))+"
";}}
buff=string(count)+"
"+buff;
buff2=string(ds_list_size(List))+"
";
//cria a lista de backgrounds usados nas tiles
for(i=ds_list_size(List);i;i-=1;)
{fname=filename_change_ext(argument0,"")+"_TILE"+string(i)+".png";name=filename_name(fname);
buff2+=name+"
"+room_caption+" "+string(room_width)+" "+string(room_height)+" "+string(view_wview)+" "+string(view_hview)+" "+string(view_wport)+" "+string(view_hport)+" "+string(background_color)+" "+string(background_index)+"
";background_save(ds_list_find_value(List,i),fname);};
ds_list_destroy(List);
buff=buff2+buff;
buff2="";
buff+=string(instance_count)+"
";
//e por ultimo os objetos
for(i=0;i<instance_count;i+=1;)
{o=instance_find(all,i);
buff+=string(o.object_index)+" "+string(o.x)+" "+string(o.y)+"
";};
file_open_write(argument0);
file_write_string(buff);
file_close();
crie um script chamado "match", funcionará como um split de js
coloque isso la
- Código:
var c,m,mbuff,msize;mbuff="";msize=0;argument0+=" ";
for(m=1;m<string_length(argument0);m+=1;)
{c=string_char_at(argument0,m);
if(c!=" ")mbuff+=c;else{array[msize]=mbuff;mbuff="";msize+=1;}
}
return(msize);
e para carregar
crie um script chamado "load_room"
e coloque isso la
- Código:
if(!file_exists(argument0))return(0);
file_open_read(argument0);
chunk[0]=file_read_real();file_readln();//lê a primeira informação como numero de recursos utilizados
sizei=0;
buff[sizei]="";
repeat(chunk[0])
{
buff[sizei]=background_add(file_read_string(),0,0)file_readln();//então add os backgrounds
sizei+=1;
}
//separa os valores da string em partes e armazena numa "array" interna
match(file_read_string());file_readln();
//atualiza as propriedades da room
room_caption=array[0];room_set_width(room,real(array[1]));room_set_height(room,real(array[2]));
view_wview=real(array[3]);view_hview=real(array[4]);view_wport=real(array[5]);view_hport=real(array[6]);
background_color=real(array[7]);background_index=array[8];
chunk[1]=file_read_real();file_readln();//lê o numero de tiles
INT=0;
repeat chunk[1]
{
//separa as informações sobre as coordenadas da tile em uma array
match(file_read_string());file_readln();
tile_add(buff[real(array[0])],real(array[1]),real(array[2]),real(array[3]),real(array[4]),real(array[5]),real(array[6]),real(array[7]))
}
chunk[2]=file_read_real();file_readln();//le o numero de objetos
repeat chunk[2]
{
match(file_read_string(),1);file_readln();//separa as informações numa array
instance_create(real(array[1]),real(array[2]),real(array[0]));
}
file_close();
para usar é bem simples
monte sua room normalmente, depois que estiver pronta, add esse código no creation code da room
save_room("mapa.txt");
e então execute
quando o arquivo de texto for criado
crie outra room sem absolutamente nada
e coloque apenas o seguinte código no creation code dela
load_room("mapa.txt");
Última edição por Jiraya em Dom 16 Set 2012, 17:39, editado 1 vez(es)
Re: mapas externos, quests, batalhas e banco de dados
OBS:
Na verdade estas funções existem sim, só que estão ocultas (foi o próprio Jiraya que disse). Que eu me lembre, elas são mais rápidas, porém menos seguras. Mas acho que só não deletaram por questão de compatibilidade.saim escreveu:Por um lado, parece que você escreveu da sua cabeça, já que algumas funções estão erradas (file_read_real ao invés de file_text_read_real, por exemplo)
Re: mapas externos, quests, batalhas e banco de dados
Agora eu estou QUASE entendendo os scripts... Ainda preciso testar pra ver o resultado (e aprender a usar tiles. Acredita que nunca usei tiles?).
Quanto às funções... sério? Não sabia disso. O que quer dizer "menos seguras"? Quer dizer que elas seriam aceitas (sem funcionar adequadamente) em outros tipos de arquivo, por exemplo?
Quanto às funções... sério? Não sabia disso. O que quer dizer "menos seguras"? Quer dizer que elas seriam aceitas (sem funcionar adequadamente) em outros tipos de arquivo, por exemplo?
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: mapas externos, quests, batalhas e banco de dados
tentei executar o script do jiraya mas dá o erro que não reconhece a variavel System, alguem testou???
kadini- Data de inscrição : 02/03/2012
Reputação : 4
Número de Mensagens : 192
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: mapas externos, quests, batalhas e banco de dados
kadini escreveu:tentei executar o script do jiraya mas dá o erro que não reconhece a variavel System, alguem testou???
Comigo deu a mesma coisa.
Kapoty- Games Ranking :
Notas recebidas : E + D + C + B + D +B + A
Data de inscrição : 05/11/2011
Reputação : 22
Número de Mensagens : 635
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: mapas externos, quests, batalhas e banco de dados
jiraya saim não conseguem concertar o codigo??, pois eu estava a presisar de um codigo para estudar e testar... pois a olhar para ele o que se aprende esquesse-se e com a pratica é mais rapido, desde já obrigado
kadini- Data de inscrição : 02/03/2012
Reputação : 4
Número de Mensagens : 192
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: mapas externos, quests, batalhas e banco de dados
desculpe, havia me esquecido, era só apagar aquela linha, pode testar agora...
Re: mapas externos, quests, batalhas e banco de dados
bem jiraya, o save está a funcionar mas o load não dá o seguinte erro:
EXECUTION ERROR in creation code of room nivel2
In script load_room:
Error in code at line 14:
room_caption=array[0];room_set_width(room,real(array[1]));room_set_height(room,real(array[2]));
^
at position 49: Unknown variable array or array index out of bounds
desde já obridado
EDIT: resolvido... reparei que o codigo tinha uma função para as tiles e eu não estava a utilizar tiles por isso pus tiles e testei, e funciona muito obrigado...
EXECUTION ERROR in creation code of room nivel2
In script load_room:
Error in code at line 14:
room_caption=array[0];room_set_width(room,real(array[1]));room_set_height(room,real(array[2]));
^
at position 49: Unknown variable array or array index out of bounds
desde já obridado
EDIT: resolvido... reparei que o codigo tinha uma função para as tiles e eu não estava a utilizar tiles por isso pus tiles e testei, e funciona muito obrigado...
kadini- Data de inscrição : 02/03/2012
Reputação : 4
Número de Mensagens : 192
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: mapas externos, quests, batalhas e banco de dados
grandes scripts jiraya... brutal, uma duvida é possivel uzar isso para adicionar nives num jogo de android e ifhone???, criarei um topico na parte de GMS..
Trimaster- Data de inscrição : 01/09/2012
Reputação : 0
Número de Mensagens : 36
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» Mapas Externos
» (help)dados externos :D
» Array ou dados EXTERNOS
» banco de dados com arquivos externos
» Mapas com localizadores
» (help)dados externos :D
» Array ou dados EXTERNOS
» banco de dados com arquivos externos
» Mapas com localizadores
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|