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mapas externos, quests, batalhas e banco de dados

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mapas externos, quests, batalhas e banco de dados - Página 2 Empty Re: mapas externos, quests, batalhas e banco de dados

Mensagem por saim Qui 13 Set 2012, 12:01

Verdade, Jiraya. Por um lado, parece que você escreveu da sua cabeça, já que algumas funções estão erradas (file_read_real ao invés de file_text_read_real, por exemplo), por outro existem funções que parecem ser scripts seus (o "match" não foi encontrado no manual), ou seja, você teria copiado esses códigos de uma engine funcional.
Tem uma terceira hipótese. Trata-se de um código funcional, mas não em gml.

Em todas as hipóteses, eu gostaria de ver os códigos comentados. Por favor.
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mapas externos, quests, batalhas e banco de dados - Página 2 Empty Re: mapas externos, quests, batalhas e banco de dados

Mensagem por Jiraya Qui 13 Set 2012, 12:31

desculpe-me pelo descuido

crie um script com o seguinte nome
room_save
e coloque isso la
Código:

var buff,count,List;count=0;buff="";List=ds_list_create();
for(i=0;i<1024;i+=1;)//procura por todas tiles num raio de 1k
{t=10000000+i;//como todas tiles tem o id padrão 10000000 então qualquer valor acima refere-se a uma tile
if(tile_exists(t)){//se a tile existir
//registra ela no buff...
count+=1;bg=tile_get_background(t);
if(ds_list_find_index(List,bg)==-1)ds_list_add(List,bg);
buff+=string(bg)+" "+string(tile_get_left(t))+" "+string(tile_get_top(t))+" "+string(tile_get_width(t))+" "+string(tile_get_height(t))+" "+string(tile_get_x(t))+" "+string(tile_get_y(t))+" "+string(tile_get_depth(t))+"
";}}
buff=string(count)+"
"+buff;
buff2=string(ds_list_size(List))+"
";
//cria a lista de backgrounds usados nas tiles
for(i=ds_list_size(List);i;i-=1;)
{fname=filename_change_ext(argument0,"")+"_TILE"+string(i)+".png";name=filename_name(fname);
buff2+=name+"
"+room_caption+" "+string(room_width)+" "+string(room_height)+" "+string(view_wview)+" "+string(view_hview)+" "+string(view_wport)+" "+string(view_hport)+" "+string(background_color)+" "+string(background_index)+"
";background_save(ds_list_find_value(List,i),fname);};
ds_list_destroy(List);
buff=buff2+buff;
buff2="";
buff+=string(instance_count)+"
";
//e por ultimo os objetos
for(i=0;i<instance_count;i+=1;)
{o=instance_find(all,i);
buff+=string(o.object_index)+" "+string(o.x)+" "+string(o.y)+"
";};
file_open_write(argument0);
file_write_string(buff);
file_close();

crie um script chamado "match", funcionará como um split de js
coloque isso la
Código:

var c,m,mbuff,msize;mbuff="";msize=0;argument0+="  ";
for(m=1;m<string_length(argument0);m+=1;)
{c=string_char_at(argument0,m);
if(c!=" ")mbuff+=c;else{array[msize]=mbuff;mbuff="";msize+=1;}
}
return(msize);

e para carregar
crie um script chamado "load_room"
e coloque isso la
Código:

if(!file_exists(argument0))return(0);
file_open_read(argument0);
chunk[0]=file_read_real();file_readln();//lê a primeira informação como numero de recursos utilizados
sizei=0;
buff[sizei]="";
repeat(chunk[0])
{
buff[sizei]=background_add(file_read_string(),0,0)file_readln();//então add os backgrounds
sizei+=1;
}
//separa os valores da string em partes e armazena numa "array" interna
match(file_read_string());file_readln();
//atualiza as propriedades da room
room_caption=array[0];room_set_width(room,real(array[1]));room_set_height(room,real(array[2]));
view_wview=real(array[3]);view_hview=real(array[4]);view_wport=real(array[5]);view_hport=real(array[6]);
background_color=real(array[7]);background_index=array[8];

chunk[1]=file_read_real();file_readln();//lê o numero de tiles
INT=0;
repeat chunk[1]
{
//separa as informações sobre as coordenadas da tile em uma array
match(file_read_string());file_readln();
tile_add(buff[real(array[0])],real(array[1]),real(array[2]),real(array[3]),real(array[4]),real(array[5]),real(array[6]),real(array[7]))
}
chunk[2]=file_read_real();file_readln();//le o numero de objetos
repeat chunk[2]
{
match(file_read_string(),1);file_readln();//separa as informações numa array
instance_create(real(array[1]),real(array[2]),real(array[0]));
}
file_close();


para usar é bem simples
monte sua room normalmente, depois que estiver pronta, add esse código no creation code da room
save_room("mapa.txt");

e então execute
quando o arquivo de texto for criado
crie outra room sem absolutamente nada
e coloque apenas o seguinte código no creation code dela
load_room("mapa.txt");


Última edição por Jiraya em Dom 16 Set 2012, 17:39, editado 1 vez(es)
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Mensagem por luiz_eldorado Qui 13 Set 2012, 19:06

OBS:
saim escreveu:Por um lado, parece que você escreveu da sua cabeça, já que algumas funções estão erradas (file_read_real ao invés de file_text_read_real, por exemplo)
Na verdade estas funções existem sim, só que estão ocultas (foi o próprio Jiraya que disse). Que eu me lembre, elas são mais rápidas, porém menos seguras. Mas acho que só não deletaram por questão de compatibilidade.
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Mensagem por saim Sex 14 Set 2012, 08:34

Agora eu estou QUASE entendendo os scripts... Ainda preciso testar pra ver o resultado (e aprender a usar tiles. Acredita que nunca usei tiles?).

Quanto às funções... sério? Não sabia disso. O que quer dizer "menos seguras"? Quer dizer que elas seriam aceitas (sem funcionar adequadamente) em outros tipos de arquivo, por exemplo?
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Mensagem por kadini Sáb 15 Set 2012, 13:20

tentei executar o script do jiraya mas dá o erro que não reconhece a variavel System, alguem testou???
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Mensagem por Kapoty Sáb 15 Set 2012, 13:40

kadini escreveu:tentei executar o script do jiraya mas dá o erro que não reconhece a variavel System, alguem testou???

Comigo deu a mesma coisa.
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Mensagem por kadini Dom 16 Set 2012, 15:44

jiraya saim não conseguem concertar o codigo??, pois eu estava a presisar de um codigo para estudar e testar... pois a olhar para ele o que se aprende esquesse-se e com a pratica é mais rapido, desde já obrigado
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Mensagem por Jiraya Dom 16 Set 2012, 17:40

desculpe, havia me esquecido, era só apagar aquela linha, pode testar agora...
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Mensagem por kadini Seg 17 Set 2012, 13:06

bem jiraya, o save está a funcionar mas o load não dá o seguinte erro:

EXECUTION ERROR in creation code of room nivel2
In script load_room:
Error in code at line 14:
room_caption=array[0];room_set_width(room,real(array[1]));room_set_height(room,real(array[2]));
^
at position 49: Unknown variable array or array index out of bounds


desde já obridado

EDIT: resolvido... reparei que o codigo tinha uma função para as tiles e eu não estava a utilizar tiles por isso pus tiles e testei, e funciona muito obrigado...
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Mensagem por Trimaster Ter 18 Set 2012, 14:36

grandes scripts jiraya... brutal, uma duvida é possivel uzar isso para adicionar nives num jogo de android e ifhone???, criarei um topico na parte de GMS..
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