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jailson_dante

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D&D vs GML compilados=tamanho=? Dê sua opinião

em Dom 09 Set 2012, 12:23
Tava observando alguns games especialmente de alguns users, alguns tipo(q adorei) scoraBall, colheita1 e o recente "Goblin Tower Defense" que seus executáveis, são no máximo uns 3mb, enquanto outro no caso o do endelauro, mine game tartaruga que ultrapassam os 10mbs!

então suponho que seja o uso de d&d, já que o programa tem um trabalho a mais que além de ter que interpretar e traduzir para gml, seria incluir as imagens dos d&d!

Entendo também que pro jogo compilado executar sem que o usuário final precise do gm, o programa adiciona um runer e os etcs.

Que acham?

A propósito: quem estiver interessado em traduzir seus d&d pra gml, vejam isto:
http://gmbr.forumeiros.com/t23884-the-ultimate-dd-to-gml-converter?highlight=converter

E por favor... não me deixe com 0posts... Comentem lá(e aqui também, é claro)!!! Só tô tentando ajudar, e vale a pena! Por que uso frequentemente!
Obrigado
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Re: D&D vs GML compilados=tamanho=? Dê sua opinião

em Dom 09 Set 2012, 12:48
Não é isso. As imagens dos D&D não vão para o executável. Ao "compilar", o Game Maker gera um "executável" que possui tudo em formato de código.

Resumindo, tanto faz um ou outro.
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Re: D&D vs GML compilados=tamanho=? Dê sua opinião

em Dom 09 Set 2012, 12:57
Eu concordo, jogos feitos em D&D são mais fáceis, mas tem um preço alto na hora de falar de performance e peso em HD, quando eu fazia games em D&D eles ficavam incrivelmente pesados, sem falar que a maioria tinham apenas 2 ou 3 fases. Então tive a necessidade de sair da zona de conforto e aprender GML, também tinha vontade de fazer 3D o que não é possível com as Lib's nativas do Game Maker.
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Re: D&D vs GML compilados=tamanho=? Dê sua opinião

em Dom 09 Set 2012, 13:05
alguns tipo(q adorei) scoraBall,
Se foi o Jogo Obrigado(se não, deixa pra lá!), o Nome é EscoraBall mas tudo Bem.


O que Mais Deixa o Jogo Pesado são os se Estiverem em Formato Mp3, Ogg, e Principalmente WAV.
Outra Coisa são as Imagens.

o D&D não o deixa Mais pesado, acho que ele funciona ao Invertido do Smile, Isto é, você coloca o CODE do Smile escrevendo ':lol', mas na Mensagem você vê o Smile Laughing , no GM deve ser ao contrário, Você coloca o ícone por D&D, mas no Jogo ele só lê o code. você pode Contruir.
Você pode contruir extensões e colocar codes com ícones com o GM LibraryMaker-ExtensionMaker.

Sobre o Meu jogo, ele é leve, porque o Padrão dos Objeto é de 32x32(são pequenos), e as imagens/telas não são pesadas, e Principalmente, seus sons são em Formato MIDI.
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Re: D&D vs GML compilados=tamanho=? Dê sua opinião

em Dom 09 Set 2012, 14:52
o dia que exploro o forum procurando coisas boas,ai oq eu axo bom eu entrop ai mais tarde postam a mesma coisa O.o

Apropozito Gostei
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Re: D&D vs GML compilados=tamanho=? Dê sua opinião

em Dom 09 Set 2012, 16:25
Incluir as imagens do D&D? Por que? Seria pouco profissional da parte do Mark Overmars. Esses "quadradinhos lindos" são embutidos no programa mesmo.

D&D deixa pesado? Nunca percebi isso, para falar a verdade... e aliás, quem mexe/já mexeu com extension, sabe que os blocos são nada mais e nada menos que um mero script GML, com direito a pseudo-vars argument e seus derivados. Mas de fato, o que torna GML uma linguagem consideravelmente lenta, é porque é uma linguagem interpretada: seu exe é nada mais e nada menos que um interpretador juntamente com o arquivo gmk -- criptografado (mais do que já está), provavelmente.

O que pode acontecer é que ele pode ter colocado muitas sprites grandes, não soube gerenciar os recursos direito; a maior chance é que sejam as músicas do jogo. Com certeza a performance com GML é bem melhor com D&D, já que você pode fazer muita coisa com apenas um bloco de código, e deixa a programação mais agradável aos olhos. Mas... sobre deixar mais pesado, sinceramente, em todos estes anos nunca percebi isso >.<
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