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BUG no GM, o que fazer?!?!

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BUG no GM, o que fazer?!?! Empty BUG no GM, o que fazer?!?!

Mensagem por irlansn Seg 10 Set 2012, 14:43

Olá pessoal encontrei um triste bug no game maker. Normalmente fazemos imagens pequenas(os famosos blocos) e com eles montamos as fases... Mas quero um jogo com gráficos mais complexos, assim:
BUG no GM, o que fazer?!?! Fase_01_final
Até ai esta tudo ok, eu usei a imagem como background e o GM carregou numa boa, mas quando fui testar ele carrega a imagem até um certo ponto e "repede" a ultima coluna de pixel's até terminar a imagem como se não aguenta-se carregar toda a imagem e ai desfaçasse o restante:
BUG no GM, o que fazer?!?! Sem%20t%C3%ADtulo
Eu então fui testar o jogo em um outro computador (mais potente) e ele deu o mesmo bug, porem aguentou mais a imagem, foi até 7000 pixels...
Sei que uma solução simples é dividir a imagem em varias, porem se tiver um PC menos potente ainda ele vai dar bug em cada parte... (a não ser que eu carregue de 100 em 100, ai ninguém merece) Alem de tudo eu quero fazer outra coisa com esses graficos e para isso o ideal é que seja só uma imagem mesmo...

Tem como fazer ele carregar tudo? mesmo que demore mais para "fazer loading", lembrando que eu carrego as imagens quando for usar, ou seja, ele faz loading antes de cada faze, justamente para diminuir o peso do jogo....


Agradeço desde já flw
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Mensagem por un00brn Seg 10 Set 2012, 15:05

Opa, O gm tem um limite de Background, realmente 7000 pixels e muito

Tente usar Tiles, talvez resolva seu problema, e deixe seu jogo muito menos pesado
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Mensagem por irlansn Seg 10 Set 2012, 15:16

un00brn escreveu:Opa, O gm tem um limite de Background, realmente 7000 pixels e muito

Tente usar Tiles, talvez resolva seu problema, e deixe seu jogo muito menos pesado
Cara, como já falei eu quero a fase assim, toda "irregular"... não quero cria-la em pequenos blocos....
A não ser que eu posso mandar a imagem inteira, dentro do jogo(já exportado) dividi-la em Tiles e posicionar tile por tile, isso resolve?
Creio que não, pois ele variou de Computador para Computador (quanto mais potente maior é o "limite") por isso acho que é um bug não um limite instituído pelo GM...

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Mensagem por un00brn Seg 10 Set 2012, 15:20

Creio eu, que o BUG esteja no limite de criação do Back e não na ROOM
Sua room, pode ser enorme, porém o seu Background não pode, se voce for pocisionando Tile por tile resolve sim
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Mensagem por Kabeção Seg 10 Set 2012, 15:43

Isso não é um bug, é o limite da sua placa de video.
Um background de mais 7000 de tamanho é impensável, nem as texturas de jogos full hd costumam passar de 2024x2024.

Ou você divide o background em partes de 1024 (normalmente funciona para a maioria das placas) ou o jogo é inviável.
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Mensagem por irlansn Seg 10 Set 2012, 15:55

un00brn escreveu:Creio eu, que o BUG esteja no limite de criação do Back e não na ROOM
Sua room, pode ser enorme, porém o seu Background não pode, se voce for pocisionando Tile por tile resolve sim
não cara, acabei de testar, não resolve porque pela logica o Game Maker carrega a imagem por completo e depois separa por tiles, desta forma ele continua bugado.... E é claro que o problema é o tamanho do Back e não da ROOM, os objetos localizados depois deste "limite" ficam em seus devidos locais, só a imagem que fica assim, e acabo de descobrir que ocorre o mesmo com outros recursos gráficos como as sprites...

EDITE:
Kabeção escreveu:Isso não é um bug, é o limite da sua placa de video.
Um background de mais 7000 de tamanho é impensável, nem as texturas de jogos full hd costumam passar de 2024x2024.

Ou você divide o background em partes de 1024 (normalmente funciona para a maioria das placas) ou o jogo é inviável para placas fracas.
O estranho é que em outros jogos inde Game como Meat Boy, que também possuem fases enormes isso não ocorre e duvido que eles tenham dividido as fases.... Por isso achei que era um bug do GM.... Mas se não tem solução tudo bem, pelo menos seis que posso dividir em pelo-menos 1000 que a maioria das placas vão suportar (meu medo é de ter uma placa de vídeo ainda mais inferior que suporta-se, sei lá uns 500 pixel's, ai ninguém merece ter o trabalho de dividir em um tamanho minusculo e ainda não saber se é o suficiente.... VLW

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Mensagem por PedroX Seg 10 Set 2012, 16:57

não um limite instituído pelo GM
Os resources são limitadas pela placa mesmo. Não tem como carregar imagens tão grandes em computadores comuns.

Uma forma de carregar seria fazer um gerenciador de recursos inteligente. Ele verificaria em que room você está e então apagaria os backgrounds anteriores e carregaria o próximo.

Para dividir em partes mais facilmente, você pode usar screen_save_part().
E então vai empurrando o background para poder salvar o resto.

Até mais!

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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
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Mensagem por irlansn Seg 10 Set 2012, 17:09

Pedrø escreveu:
não um limite instituído pelo GM
Os resources são limitadas pela placa mesmo. Não tem como carregar imagens tão grandes em computadores comuns.

Uma forma de carregar seria fazer um gerenciador de recursos inteligente. Ele verificaria em que room você está e então apagaria os backgrounds anteriores e carregaria o próximo.

Para dividir em partes mais facilmente, você pode usar screen_save_part().
E então vai empurrando o background para poder salvar o resto.

Até mais!

ok, mas vou preferir dividir a imagem em varias mesmo, obrigado pela atenção e podem trancar o tópico

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Mensagem por moisesBR Seg 10 Set 2012, 18:19

Espere minha opinião ué! Tá resolvido já???

Será que seria possível vc criar o background no tamanho certo e depois estica-lo?
quer dizer atravez de codes em game.
Poderia dar certo!

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Mensagem por irlansn Seg 10 Set 2012, 21:43

moisesBR escreveu:Espere minha opinião ué! Tá resolvido já???

Será que seria possível vc criar o background no tamanho certo e depois estica-lo?
quer dizer atravez de codes em game.
Poderia dar certo!


não cara, sim vai diminuir e muito a qualidade das imagens...

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