[Guia]A melhor forma de se criar uma engine - Introdução

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Guia]A melhor forma de se criar uma engine - Introdução

Mensagem por Mr. Kaleb em Sex 07 Set 2012, 17:34

Nível de dificuldade: Todas elas.
Requerimentos: Qualquer versão do Game Maker.

Olá a todos.
Esse vai ser um guia de duas (ou mais, dependendo da necessidade) partes (eu iria fazer em um só , mas o meu devaneio abaixo ocupou muito espaço, então vai ser separado mesmo).
Eu decidi criá-lo porque eu vejo no fórum uma certa falta de "criatividade" (com uma certa parcela de comodismo), em primeiro lugar:

- Dos desenvolvedores de jogos
É necessário buscar o que o público alvo quer. Eu por exemplo, estou cheio de jogos de plataforma onde o personagem tem que pegar moedas, matar monstros num cenário com um perspectiva não tanto convincente. Mas é possível criar algo novo; não somente isso, mas também, mudar baseado no que já foi feito. Você já ouviu falar no estilo de jogo chamado hack'n slash? É feito em plataforma, mas é recheado de ação o tempo todo. Como se fosse um cara avançando enquanto enfrenta um orda de zumbis. Aí você pensa: "Ta aí, é um estilo já conhecido, mas pode-se adicionar mais elementos do que se fosse um jogo comum."
É como se fosse uma reforma de uma casa. A casa antiga, tem um banheiro razoável, uma cozinha um tanto estreita, quartos juntos demais ou separados demais, etc; mas ela está caindo aos pedaços e você precisa reformá-la.
O pedreiro sem criatividade reformaria a casa, mas não traria de algo novo. O banheiro razoável velho será apenas um banheiro razoável novo; a cozinha estreita continuará a cozinha estreita de antes, apenas com um "papel de parede" pra embeleza, e assim ad infinutum. Mas o pedreiro inteligente, vê o que pode ser INOVADO. Ele olha o banheiro e diz: "Vou pôr um chuveiro elétrico no lugar desse normal."; "Vou por uma cama bibox nesse quarto, no lugar do beliche.", e assim por diante. É esse tipo de pedreiro que devemos ser.

E em segundo lugar:
- Dos criadores de engines (eu também achei estranho o termo (já que geralmente o grupo 1 também é o grupo 2), mas vamos lá né Razz)
São influenciados diretamente pelos desenvolvedores, então não tem muito o que falar. A criatividade desse grupo é fruto da necessidade do grupo acima (a não ser daqueles que fazem engines sem buscar algo novo, aí é só ler os motivos acima, que são aplicáveis a esse grupo também).

[/devaneio] Pois é, acabou a parte 1, ainda hoje ou amanhã eu posto a parte 2, que é o guia de verdade (ou parte dele, leia o início). Isso aqui foi mais para uma reflexão do que para ensino, mas isso depende do que você absorveu desse conteúdo.

Considerações:
É "como criar uma engine" mesmo gente, "como criar um jogo", tá cheio disso aqui no fórum Very Happy

Flws!

Mr. Kaleb

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 1400
Notas recebidas : C
Reputação : 21
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo