GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


[Tutorial] IA simples de inimigo (estilo RPG)

+2
BioTrust
Thiago_o_programador
6 participantes

Ir para baixo

[Tutorial] IA simples de inimigo (estilo RPG) Empty [Tutorial] IA simples de inimigo (estilo RPG)

Mensagem por Thiago_o_programador Sáb 10 Jul 2010, 10:31

Nome: Ia simples de inimigo de RPG
O que iremos fazer? Esse tutorial mostrara como fazer um simples inimigo estilo RPG.
Do que iremos presisar? Presisaremos de: Sprites de todas as posisões do inimigo. E tambem de um player. E tambem de um objeto chamado: obj_fogo.

Mãos a obra!

Va no create do inimigo e crie as seguintes variaveis:
Código:
vida = 100 max_vida=vida image_speed = 0.2 cima = false baixo = false esquerda = false direita = false

Agora vamos para o step:
Código:
if player.y<y and player.x<x {cima=true baixo=false esquerda=false direita=false}
//se o player estiver acima e a esquerda, então ele vai mudar o sprite para cima.
if player.y>y and player.x>x {cima=false baixo=true esquerda=false direita=false}
////se o player estiver abaixo e a direita, então ele vai mudar o sprite para baixo.
if player.y<y and player.x>x {cima=false baixo=false esquerda=false direita=true}
//se o player estiver acima e a direita, então ele vai mudar o sprite para direita.
if player.y>y and player.x<x {cima=false baixo=false esquerda=true direita=false}
//se o player estiver abaixo e a esquerda, então ele vai mudar o sprite para esquerda.
if cima=true {sprite_index=inimigo_frente}
if baixo=true {sprite_index=inimigo_tras}
if direita=true {sprite_index=inimigo_direita}
if esquerda=true {sprite_index=inimigo_esquerda}
//faz ele checar se as variaveis estão "trues" ou seja verdadeiras, caso a resposta seja afirmativa, ele vai mudar as sprites
mp_potential_step(player.x,player.y,3,solid)//faz o inimigo correr atras do player desviando-se dos obstaculos, com velocidade 3
if 1+floor(random(30))=18 {if cima = true { sprite_index = inimigo_ataque_frente; instance_create(x,y,fogo)}if baixo = true { sprite_index = inimigo_ataque_atras; instance_create(x,y,fogo)} if esquerda = true { sprite_index = inimigo_ataque_esquerda; instance_create(x,y,fogo)}}if cima = true { sprite_index = inimigo_ataque_direita; instance_create(x,y,fogo)}//se for jogado por exemplo um dado com 30 fasses e se por algum acaso cair na fasse 18, ele checkara qual a sua posisão atual e assim mudara para o sprite correspondente enquanto cria o obj_fogo.

Agora va no obj_fogo, e no CREATE coloque:
Código:
if obj_inimigo.cima=true {image_angle=90 vspeed=-8}
if obj_inimigo.baixo=true {image_angle=270 vspeed=8}
if obj_inimigo.esquerda=true {image_angle=180 hspeed=-8}
if obj_inimigo.direita=true {image_angle=0 hspeed=8}
//muda o angulo consoante com a posição do inimigo, juntamente com a direção e a velocidade.

Espero que tenham gostado! Até a proxima!

Comentem!
Thiago_o_programador
Thiago_o_programador

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D - C - D - C
Data de inscrição : 14/05/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 713
Prêmios : [Tutorial] IA simples de inimigo (estilo RPG) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] IA simples de inimigo (estilo RPG) Empty Re: [Tutorial] IA simples de inimigo (estilo RPG)

Mensagem por BioTrust Sáb 10 Jul 2010, 10:37

Parabéns =D
Tutorial muito bom - isto me serviria há alguns dias atrás Sad - mas do mesmo jeito, belo tutorial.

Pros.:
Simples e coesivo
Fácil aprendizagem

Contras.:
Sem tradução
Sem explicação

Resumindo:
Seu tutorial está muito bom, só acho que faltou uma explicação de cada coisa.
Espero mais tutos seus, abraços
BioTrust
BioTrust

Data de inscrição : 04/06/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 410
Prêmios : [Tutorial] IA simples de inimigo (estilo RPG) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://livrodojovemnerd.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] IA simples de inimigo (estilo RPG) Empty Re: [Tutorial] IA simples de inimigo (estilo RPG)

Mensagem por Thiago_o_programador Sáb 10 Jul 2010, 10:41

vlw cara! Obrigado! Estou sempre tentando ajudar!
E sobre as explicações...
Eu expliquei parte por parte nos proprios codes. Faltou alguma coisa?
Thiago_o_programador
Thiago_o_programador

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D - C - D - C
Data de inscrição : 14/05/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 713
Prêmios : [Tutorial] IA simples de inimigo (estilo RPG) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] IA simples de inimigo (estilo RPG) Empty Re: [Tutorial] IA simples de inimigo (estilo RPG)

Mensagem por BioTrust Sáb 10 Jul 2010, 10:43

Tipo, uma explicação a parte. Mesmo usando o // fica muito junto, e aí não da pra ler.
Por exemplo:
Código:
Você coloca seu code aqui sem a explicação de //
Explicação do code acima:
Você terá que colocar seu code ali naquela parte sem usar as barras para separar os codes das falas.

Entendeu?
BioTrust
BioTrust

Data de inscrição : 04/06/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 410
Prêmios : [Tutorial] IA simples de inimigo (estilo RPG) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://livrodojovemnerd.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] IA simples de inimigo (estilo RPG) Empty Re: [Tutorial] IA simples de inimigo (estilo RPG)

Mensagem por Lolegal Sáb 10 Jul 2010, 10:55

O Tuto ficou muito bom, está bem explicado.
Só não entendi isso para que serve?:
Código:
if 1+floor(random(30))=18
Lolegal
Lolegal

Data de inscrição : 18/08/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 190
Prêmios : [Tutorial] IA simples de inimigo (estilo RPG) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] IA simples de inimigo (estilo RPG) Empty Re: [Tutorial] IA simples de inimigo (estilo RPG)

Mensagem por Thiago_o_programador Sáb 10 Jul 2010, 10:58

se for jogado por exemplo um dado com 30 fasses e se por algum acaso cair na fasse 18, ele checkara qual a sua posisão atual e assim mudara para o sprite correspondente enquanto cria o obj_fogo.
Thiago_o_programador
Thiago_o_programador

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D - C - D - C
Data de inscrição : 14/05/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 713
Prêmios : [Tutorial] IA simples de inimigo (estilo RPG) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] IA simples de inimigo (estilo RPG) Empty Re: [Tutorial] IA simples de inimigo (estilo RPG)

Mensagem por Salathiel Sáb 10 Jul 2010, 11:39

Ficou muito bom.
So que faltou explicação

Agora va no obj_fogo, e no CREATE coloque:

Código:
if obj_inimigo.cima=true {image_angle=90 vspeed=-8}
if obj_inimigo.baixo=true {image_angle=270 vspeed=8}
if obj_inimigo.esquerda=true {image_angle=180 hspeed=-8}
if obj_inimigo.direita=true {image_angle=0 hspeed=8}
//muda o angulo consoante com a posição do inimigo, juntamente com a direção e a velocidade.

Eu tava procurando isso.
Mais assim e muito ruim tem que criar 4 obj só para o inimigo.
Salathiel
Salathiel

Data de inscrição : 29/05/2010
Reputação : 3
Número de Mensagens : 346
Prêmios : [Tutorial] IA simples de inimigo (estilo RPG) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://salathiel1337.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] IA simples de inimigo (estilo RPG) Empty Re: [Tutorial] IA simples de inimigo (estilo RPG)

Mensagem por Thiago_o_programador Sáb 10 Jul 2010, 11:51

não presisa criar 4 objetos não só basta o obj_fogo msm.
Thiago_o_programador
Thiago_o_programador

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D - C - D - C
Data de inscrição : 14/05/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 713
Prêmios : [Tutorial] IA simples de inimigo (estilo RPG) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] IA simples de inimigo (estilo RPG) Empty Re: [Tutorial] IA simples de inimigo (estilo RPG)

Mensagem por soueunox Ter 17 Jul 2012, 20:24

apareceu esse erro:

Código:

___________________________________________
ERROR in
action number 1
of  Step Event
for object obj_inimigo:

Creating instance for non-existing object: 72
soueunox
soueunox

Data de inscrição : 17/06/2012
Reputação : 7
Número de Mensagens : 112
Prêmios : [Tutorial] IA simples de inimigo (estilo RPG) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] IA simples de inimigo (estilo RPG) Empty Re: [Tutorial] IA simples de inimigo (estilo RPG)

Mensagem por ladinios.takumo Ter 04 Set 2012, 18:16

só uma pergunta.
esse AI é o mesmo utilizado na game fire storm do JOZ.?
ladinios.takumo
ladinios.takumo

Data de inscrição : 01/09/2012
Reputação : 0
Número de Mensagens : 7
Prêmios : [Tutorial] IA simples de inimigo (estilo RPG) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] IA simples de inimigo (estilo RPG) Empty Re: [Tutorial] IA simples de inimigo (estilo RPG)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos