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[ajuda]Como criar um sistema de generação de mundo aleatorio(2D).

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Mensagem por willcraft2 Sex 31 Ago 2012, 19:51

Ola a todos, presiso da ajuda de vcs, como posso fazer um sistema de generação de mundo aleatorio em 2D.

Eu quero um sistema tipo terraria.

por favor explica qualquer codigo ou algo do tipo.
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Mensagem por Mr.Rafael Sex 31 Ago 2012, 20:35

Você pergunta como se isso fosse algo "incrivelmente fácil" de criar... ._.

Bem, se eu fosse montar um sistema desse tipo, usaria muitos algoritmos e números aleatórios. Tipo, antes de tudo temos que lembrar que um computador não é capaz de "randomizar" coisas. Os mundos criados em Minecraft/Terraria são feitos através de várias peças chamadas chunks (em Terraria deve ser assim que chama também).

Apesar de já estarem prontos, os chunks são sorteados para cada pedaço do mundo, gerando assim mundos sempre diferentes (não são eternamente diferentes, mas possuem uma chance mínima de serem sorteados de forma igual a outro).

Por exemplo, vamos supor que temos 2 blocos: bloco_1 e bloco_2. Temos no início o gerador_obj, um "mini-gerador" de terreno, que vai selecionando quem vai adicionar aleatoriamente.

E no Step do gerador_obj (montei o código só para ilustração, acho que isso nem funciona):
Código:
terrain = random(0-1)

switch terrain {
case 0: {instance_create(bloco_1,self.x,self.y)
x += 16}
case 1: {instance_create(bloco_2,self.x,self.y)
x += 16}
}

A base é mais ou menos essa. O resto é com quem quiser seguir ou complementar o raciocício Razz

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Mensagem por willcraft2 Sex 31 Ago 2012, 23:09

Mr.Rafael escreveu:Você pergunta como se isso fosse algo "incrivelmente fácil" de criar... ._.

Bem, se eu fosse montar um sistema desse tipo, usaria muitos algoritmos e números aleatórios. Tipo, antes de tudo temos que lembrar que um computador não é capaz de "randomizar" coisas. Os mundos criados em Minecraft/Terraria são feitos através de várias peças chamadas chunks (em Terraria deve ser assim que chama também).

Apesar de já estarem prontos, os chunks são sorteados para cada pedaço do mundo, gerando assim mundos sempre diferentes (não são eternamente diferentes, mas possuem uma chance mínima de serem sorteados de forma igual a outro).

Por exemplo, vamos supor que temos 2 blocos: bloco_1 e bloco_2. Temos no início o gerador_obj, um "mini-gerador" de terreno, que vai selecionando quem vai adicionar aleatoriamente.

E no Step do gerador_obj (montei o código só para ilustração, acho que isso nem funciona):
Código:
terrain = random(0-1)

switch terrain {
case 0: {instance_create(bloco_1,self.x,self.y)
x += 16}
case 1: {instance_create(bloco_2,self.x,self.y)
x += 16}
}

A base é mais ou menos essa. O resto é com quem quiser seguir ou complementar o raciocício Razz

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explica o code.
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Mensagem por PedroX Sáb 01 Set 2012, 09:37

Como funciona esse sistema que você citou?

O código acima poderia ficar assim:

t = irandom(10);
instance_create(x, y, terrain[t]);

Mas para isso funcionar, seria necessário inicializar a array.

terrain[0] = obj_gelo;
terrain[1] = obj_agua;
terrain[2] = obj_fogo;

Essa é a lógica mais simples. Só que você poderia explicar a geração em Terraria.

A propósito, há exemplos aqui no fórum:
https://gmbr.forumeiros.com/t22508-engine-simple-dungeon-generator

Basta dar uma procurada e adaptada, pois possivelmente nada será igual ao que você quer.

Até mais!

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Mensagem por God_of_war425 Sáb 01 Set 2012, 09:42

Na minha opinião é uma coiza facil eu mesmo desenvolvi um sistema assim não demorou mais que 20 minutos,mais muita gente duvida de mim...

Você so temque fazer comque um objto controlador crie objtos em lugares randomizados da room,e para não deixar um bloco no nada sozinho fassa algum outro codigo para complementa-lo.

Eu te passaria o projeto,mais minha pasta de projetos do Game Maker eu dei uma limpada nela hoje e acabei sumindo com o projeto estou fazendo ele denovo...o problema é que to sem tempo pois to focado no 3D como minha barrinha ali na asinatura já dis....=D.

Fazer sistema de chunk não é uma coiza dificil tambem...agora oque é dificil e fazer comque uma room de 640x480
fique infinita ai sim é uma coiza complicada agora,se você tem uma room de tamanho bom e so quer que alguns objtos nassa em lugares randomizados para criar montanhas cavernas e etc,ai sim é uma coiza simplis...de se fazer.
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Mensagem por Mr.Rafael Sáb 01 Set 2012, 10:44

Pedrø escreveu:Como funciona esse sistema que você citou? [...]
Da seguinte maneira: você tem dois blocos distintos, e um que vai se responsabilizar por criá-los horizontalmente. Antes de tudo ser executado, uma variável qualquer receberia um valor aleatório entre 0 a 1 (afinal, são só dois objetos). Quando feita a randomização, o gerador irá checar o valor, criar o objeto referente e andar para a direita. A partir daí, os valores continuariam sendo sorteados e ele sairia andando e montando os blocos.

O código foi meramente ilustrativo, sequer faço ideia se isso funcionaria (não testei), só quis passar uma base mesmo.

God_of_war425 escreveu:Na minha opinião é uma coiza facil eu mesmo
desenvolvi um sistema assim não demorou mais que 20 minutos,mais muita
gente duvida de mim...

Você so temque fazer comque um objto
controlador crie objtos em lugares randomizados da room,e para não
deixar um bloco no nada sozinho fassa algum outro codigo para
complementa-lo. [...]
A parte básica é fácil. Mas coisas como sistema de cavernas e expansão do terreno são mais complicadas, pois você mexe com muitos algoritmos e arquivos externos. Apesar disso, eu tenho umas ideias também...

Em um sistema 2D, as partes que compõem o mundo poderiam ser guardadas em um INI contendo as ID's dos objetos e suas posições (não é difícil, mas trabalhoso). Assim, quando o jogador voltasse até a área anterior, o jogo chamaria a INI e carregaria o mesmo terreno, com as mesmas alterações feitas.

Já o sistema de cavernas até poderia ser feito, se todos os chunks fossem cheios de pedra (sem buracos) embaixo. Assim, um outro objeto seria responsabilizado por remover as pedras de forma pré-definida, montando-as.

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Mensagem por PedroX Sáb 01 Set 2012, 11:13

Eu me referia ao sistema de geração que o criador citou.
Mas acho que os códigos já são uma base para ele fazer, assim como o exemplo.

Até mais!

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