Entrar
Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05
» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55
» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39
» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28
» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
[Script] Input Box (digitar dentro de caixas de texto)
+2
vinians
Mr.Rafael
6 participantes
Página 1 de 1
[Script] Input Box (digitar dentro de caixas de texto)
Bem, estava procurando em todo lugar no Google sobre como montar uma caixa de texto para digitar dentro. Ok, tem uma função no GML que abre uma messagebox com uma caixa de texto, mas aquilo abre uma caixa do tamanho de um bonde no meio do jogo, e fica feio pacas! Mas enfim, não achei e tive que montar um mecanismo meio que "na marra".
Basicamente, no script que eu tenho aqui, você vai precisar de duas variáveis:
O global.input vai ser a entrada de texto, e o global.output é a saída, ele pega tudo o que você fez no input e registra.
Por fim, coloque o evento "Key Press -> Any Key", carregue o script e divirta-se digitando!
Script:
O script não foi muito aperfeiçoado: Tem letras (apenas maiúsculas), números, espaços e um backspace funcional (agradecimentos ao vinians). Mas funciona perfeitamente, quem quiser usar, pode pegar a "base" e continuar o resto. Apertando Enter, o global.output registra tudo o que você digitou.
-
E pelamordedeus: Quem estiver visualizando e estiver logado, deixe um comentário! Não é que eu queira criar "super-tópicos", mas quando a gente se empolga em mostrar uma coisa e vê que tem um monte de visualizações e 0 respostas, chega até a desmotivar. É como se não fosse "ninguém"...
o/
Basicamente, no script que eu tenho aqui, você vai precisar de duas variáveis:
- Código:
global.input = string("")
global.output = string("")
O global.input vai ser a entrada de texto, e o global.output é a saída, ele pega tudo o que você fez no input e registra.
Por fim, coloque o evento "Key Press -> Any Key", carregue o script e divirta-se digitando!
Script:
- Código:
switch keyboard_key {
// Letras (de A a Z):
case ord('A'): {global.input = string(global.input + "A")}; break
case ord('B'): {global.input = string(global.input + "B")}; break
case ord('C'): {global.input = string(global.input + "C")}; break
case ord('D'): {global.input = string(global.input + "D")}; break
case ord('E'): {global.input = string(global.input + "E")}; break
case ord('F'): {global.input = string(global.input + "F")}; break
case ord('G'): {global.input = string(global.input + "G")}; break
case ord('H'): {global.input = string(global.input + "H")}; break
case ord('I'): {global.input = string(global.input + "I")}; break
case ord('J'): {global.input = string(global.input + "J")}; break
case ord('K'): {global.input = string(global.input + "K")}; break
case ord('L'): {global.input = string(global.input + "L")}; break
case ord('M'): {global.input = string(global.input + "M")}; break
case ord('N'): {global.input = string(global.input + "N")}; break
case ord('O'): {global.input = string(global.input + "O")}; break
case ord('P'): {global.input = string(global.input + "P")}; break
case ord('Q'): {global.input = string(global.input + "Q")}; break
case ord('R'): {global.input = string(global.input + "R")}; break
case ord('S'): {global.input = string(global.input + "S")}; break
case ord('T'): {global.input = string(global.input + "T")}; break
case ord('U'): {global.input = string(global.input + "U")}; break
case ord('V'): {global.input = string(global.input + "V")}; break
case ord('W'): {global.input = string(global.input + "W")}; break
case ord('X'): {global.input = string(global.input + "X")}; break
case ord('Y'): {global.input = string(global.input + "Y")}; break
case ord('Z'): {global.input = string(global.input + "Z")}; break
// Números (de 0 a 9):
case ord('0'): {global.input = string(global.input + "0")}; break
case ord('1'): {global.input = string(global.input + "1")}; break
case ord('2'): {global.input = string(global.input + "2")}; break
case ord('3'): {global.input = string(global.input + "3")}; break
case ord('4'): {global.input = string(global.input + "4")}; break
case ord('5'): {global.input = string(global.input + "5")}; break
case ord('6'): {global.input = string(global.input + "6")}; break
case ord('7'): {global.input = string(global.input + "7")}; break
case ord('8'): {global.input = string(global.input + "8")}; break
case ord('9'): {global.input = string(global.input + "9")}; break
// Espaçamento:
case vk_space: {global.input = string(global.input + " ")}; break
// Apagar texto:
case vk_backspace: {global.input = string_delete(global.input, string_length(global.input), 1)}; break;
// Submeter valor ao output:
case vk_enter: {global.output = string(global.input)}; break
}
O script não foi muito aperfeiçoado: Tem letras (apenas maiúsculas), números, espaços e um backspace funcional (agradecimentos ao vinians). Mas funciona perfeitamente, quem quiser usar, pode pegar a "base" e continuar o resto. Apertando Enter, o global.output registra tudo o que você digitou.
-
E pelamordedeus: Quem estiver visualizando e estiver logado, deixe um comentário! Não é que eu queira criar "super-tópicos", mas quando a gente se empolga em mostrar uma coisa e vê que tem um monte de visualizações e 0 respostas, chega até a desmotivar. É como se não fosse "ninguém"...
o/
Última edição por Mr.Rafael em Seg 27 Ago 2012, 21:58, editado 1 vez(es)
Mr.Rafael- Games Ranking :
Notas recebidas : A-C-B-A-A
Data de inscrição : 05/10/2010
Reputação : 94
Número de Mensagens : 502
Prêmios :
x 0 x 2 x 0
x 1 x 1 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: [Script] Input Box (digitar dentro de caixas de texto)
Amigo, ficou interessante sim o seu script, mas seria legal adicionar o Backspace apagar apenas a ultima letra, pois do jeito que você colocou apaga o texto inteiro.
No caso do backspace poderia trocar por:
No caso do backspace poderia trocar por:
- Código:
case 8: {global.input = string_delete(global.input, length(global.input)}; break;
Re: [Script] Input Box (digitar dentro de caixas de texto)
Valeu a dica, mas... o código está errado. :B
Mas eu corrigi a função que você fez:
o/
Mas eu corrigi a função que você fez:
- Código:
case vk_backspace: {global.input = string_delete(global.input, string_length(global.input), 1)}; break;
o/
Mr.Rafael- Games Ranking :
Notas recebidas : A-C-B-A-A
Data de inscrição : 05/10/2010
Reputação : 94
Número de Mensagens : 502
Prêmios :
x 0 x 2 x 0
x 1 x 1 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: [Script] Input Box (digitar dentro de caixas de texto)
@Mr. Rafael
O código podia ser assim também:
Quando você soma strings, pode usar o operador += e não precisa usar string(). O número de cases é imenso também. E como disse o Vinians, seria legal apagar um caractere apenas. De qualquer modo, obrigado pela contribuição.
Até mais!
O código podia ser assim também:
- Código:
letra = keyboard_key;
if (letra >= ord('A') and letra <= ord('Z'))
{
global.input += ord(letra);
}
if (letra >= ord('0') and letra <= ord('9'))
{
global.input += ord(letra);
}
if (letra == vk_space) global.input +=" ";
if (letra == vk_backspace) global.input = string_delete(global.input, string_length(global.input), 1
if (letra == vk_enter) global.output = string(global.input);
Quando você soma strings, pode usar o operador += e não precisa usar string(). O número de cases é imenso também. E como disse o Vinians, seria legal apagar um caractere apenas. De qualquer modo, obrigado pela contribuição.
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: [Script] Input Box (digitar dentro de caixas de texto)
Sem dúvida, isso reduz e MUITO o código! Eu havia montado daquele jeito para ver se o script funcionava e era lido corretamente (apesar de ter dado um verdadeiro trabalho), sofro muito em aprender a reduzir o código e qualquer forma de ajuda é realmente bem vinda.
Estou realmente grato em saber que a lógica do script continua intacta e que só precisa de uma (severa) redução de código.
o/
Estou realmente grato em saber que a lógica do script continua intacta e que só precisa de uma (severa) redução de código.
o/
Mr.Rafael- Games Ranking :
Notas recebidas : A-C-B-A-A
Data de inscrição : 05/10/2010
Reputação : 94
Número de Mensagens : 502
Prêmios :
x 0 x 2 x 0
x 1 x 1 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: [Script] Input Box (digitar dentro de caixas de texto)
Não seria melhor usar keyboard_string do que keyboard_key?
Klior- Data de inscrição : 07/03/2010
Reputação : 13
Número de Mensagens : 426
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- C#
- Javascript
Re: [Script] Input Box (digitar dentro de caixas de texto)
Sempre tive dificuldades(ainda tenho) pra compreender esse negócio de multi-escolha, assim mais ainda pra entender como armazenar informações em arguments e arrays. Isso aí poderia ser uma alternativa?
Re: [Script] Input Box (digitar dentro de caixas de texto)
Usando o keyboard_key(), temos mais controle. O keyboard_string() interpreta corretamente o backspace mas não interpreta outras teclas como as setas para movimentação do cursor (já que é só uma string) home, end, etc. Então, se for uma coisa simples dá pra usar sim o keyboard_string() mas se for algo mais complexo é impressindível o uso de funções mais avançadas.Klior escreveu:Não seria melhor usar keyboard_string do que keyboard_key?
Amigo, não entedi o que você está dizendo ? Como assim arrays ?moisesBR escreveu:Sempre tive dificuldades(ainda tenho) pra compreender esse negócio de multi-escolha, assim mais ainda pra entender como armazenar informações em arguments e arrays. Isso aí poderia ser uma alternativa?
Re: [Script] Input Box (digitar dentro de caixas de texto)
É... foi malz, o tópico aqui não tem muito a ver...
Mas de certo modo, acho que não deixa de ter certa relação.
tipo:
global.input = string("") guarda tudo que for digitado, certo?
Ao usar isso
switch keyboard_key {
case ord('A'): {global.input = string(global.input + "A")}; break
case ord('B'): {global.input = string(global.input + "B")}; break
seria quase igual:
argument[0]={global.input = string(global.input + "A")}
ou :
id[0] a,b,c
e etc???
Desculpe, estou tentando dissecar...
Mas de certo modo, acho que não deixa de ter certa relação.
tipo:
global.input = string("") guarda tudo que for digitado, certo?
Ao usar isso
switch keyboard_key {
case ord('A'): {global.input = string(global.input + "A")}; break
case ord('B'): {global.input = string(global.input + "B")}; break
seria quase igual:
argument[0]={global.input = string(global.input + "A")}
ou :
id[0] a,b,c
e etc???
Desculpe, estou tentando dissecar...
Re: [Script] Input Box (digitar dentro de caixas de texto)
argumentos são utilizados somente em scripts, por exemplo..
um script com o nome scrSoma, dentro do script o seguinte:
return argument0 + argument1
Então quando for chamar esse script em um objeto terá q fazer assim:
resultado = scrSoma(5, 10); //resultado igual a 15, sendo que 5 é o argument0 e 10 o argument1.
id é uma variável que armazena o id do objeto.
global.input é uma variável global, variável global pode ser acessada por qualquer objeto.
um script com o nome scrSoma, dentro do script o seguinte:
return argument0 + argument1
Então quando for chamar esse script em um objeto terá q fazer assim:
resultado = scrSoma(5, 10); //resultado igual a 15, sendo que 5 é o argument0 e 10 o argument1.
id é uma variável que armazena o id do objeto.
global.input é uma variável global, variável global pode ser acessada por qualquer objeto.
Klior- Data de inscrição : 07/03/2010
Reputação : 13
Número de Mensagens : 426
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- C#
- Javascript
Re: [Script] Input Box (digitar dentro de caixas de texto)
Tem como alguem montar uma engine com esses scripts? É que eu tentei usar aqui e sempre da erro no evento draw,
EDIT
Faltava apenas eu adicionar
no evento create
EDIT
Faltava apenas eu adicionar
- Código:
[b][size=12][color=#000000][font=Courier, CourierNew, sans-serif]global[/font][/color][/size][/b][size=12][color=#000000][font=Courier, CourierNew, sans-serif].input = [/font][/color][/size][size=12][color=blue][font=Courier, CourierNew, sans-serif]string[/font][/color][/size][size=12][color=#000000][font=Courier, CourierNew, sans-serif]([/font][/color][/size][size=12][color=red][font=Courier, CourierNew, sans-serif]""[/font][/color][/size][size=12][color=#000000][font=Courier, CourierNew, sans-serif])[/font][/color][/size]
global.output = string("")
no evento create
Última edição por DonutScore em Qui 01 maio 2014, 09:34, editado 1 vez(es)
Re: [Script] Input Box (digitar dentro de caixas de texto)
Fiz um tutorial sobre isso bem antigo mais ainda deve funcionar veja em
https://gmbr.forumeiros.com/t13191-xcreator-tutorial-caixa-de-texto-avancada
Flws!
https://gmbr.forumeiros.com/t13191-xcreator-tutorial-caixa-de-texto-avancada
Flws!
Tópicos semelhantes
» problema ao digitar texto
» Dúvidas com jogador digitar texto
» [Script]Script de conversão de formato de texto ANSI <--> UTF-8
» script para selecionar objetos dentro de um retangulo
» Ajudem por favor! Caixas de texto simples?
» Dúvidas com jogador digitar texto
» [Script]Script de conversão de formato de texto ANSI <--> UTF-8
» script para selecionar objetos dentro de um retangulo
» Ajudem por favor! Caixas de texto simples?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|