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Tuto de higscores online

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Tuto de higscores online

Mensagem por GabrielXavier em Seg 27 Ago 2012, 13:46

Nome/Descrição:Tutorial de higscore online usando netread.dll
Nível de dificuldade: iniciante, mediano
Requerimentos: Usei o Game Maker 8 PRO, Acredito que só funciona em versões PRO.(Não tenho certeza)


Primeiramente baixe esse Pack cm a DLL e uma engine com os objetos e rooms necessárias, também contem os scripts necessarios.

Link: Pack



No obj_hs:


No evento create coloque o código:
Código:

hs_submit(global.meu_nome,2749,score,3278249,9,77806)
  /*
argument0=Nome escolhido
argument1=ID do jogo (ID)
argument2=Variável dos pontos
argument3=Verifica qual é o jogo (codigo que esta no "verify 1", no site Highscores)
argument4=Verifica novamente     (codigo que esta no "verify 2", no site Highscores)
argument5=Verifica a última vez  (codigo que esta no "verify 3", no site Highscores)
Ele verifica 3 vezes para confirmar o jogo, pois podem ter códigos parecidos
*/
for (i=1; i<10; i+=1) //Adiciona 10 Colocados ao score
{
 lista_hs[i] = string(i) + '. ' + (hs_user(i,2749)) + ' - ' + (hs_score(i,2749))  //Coloque o ID do seu jogo onde tem 2749(tres lugares no total)
};

/*
Lembre de alterar as variáveis na primeira linha de código, para verificar o seu jogo

se quiser pegar esse jogo como exemplo va no site :
http://www.gmhighscores.com
Logue na conta :
Loguin : tutorialgm
Senha : 12345

Clique em manage account e veja os argumentos la
Axei esses codigos com essas explicações na net não me lembro onde!
So editei para ficar mais compreencivél e para adequa-la ao que eu queria!
(Por Gabrielgeh)
*/
No evento  draw do obj_hs coloque o código:
Código:

draw_set_font (font1)
draw_text_color (150,2,"Parabens "+string(global.meu_nome) + " seus pontos sao : "+string (score),c_green,c_green,1,1,1)//Draw dos agradecimentos

for (i=1; i<10; i+=1)//Pega os 10 primeiros
{
 draw_text(225,25+i*14,lista_hs[i])//Desenha os 10 primeiros
};
// mas so desenha os 9 primeiros não sei por que
No obj_controle :
Coloque no evento game start o código:
Código:

global.meu_nome = get_string(“Digite seu nome:”,””)
http://global.meu_nome é a variável que armazenara seu nick que sera enviado para o higscore online
// A função get_string armazena na variável o texto(string) que você digitar na caixa que aparecara quando o código for execultado.
No evento Press adicione o código:
Código:

if room = room_jogo{room=room_hs}
else{room=room_jogo}
//se estiver na room_jogo e pressionar espaço vai para a room_hs se não vai para a room_jogo.
Na evento  Pres adicione o código:
Código:

if room = room_jogo{ score+=50}
// se se entiver na room_jogo e  precioar enter aumenta 50 pontos   
Rooms:
Na room_jogo coloque apenas o obj_controle
Na room_hs coloque o obj_controle e o obj_hs.

Aqui estão os dados da conta criada para este tutorial, se você quiser acessa-la para tirar duvidas se tiver seguem os dados:
Link: http://www.gmhighscores.com
Logue na conta :
Loguin : tutorialgm
Senha : 12345

Engine pronta:Tutorial Concluido

Aqui uma engine um pouco mais trabalhada:Exemplo

A netread.dll ja esta no pack disponivél para download no inicio do tutorial mas quem quiser baixa-la separadamente aqui o link: netread.dll
Creditos:
Encontrei os codigos explicados do obj_hs na net não me lembro onde!
Por tanto se quem os criou ler este tutorial me contate para ser adicionado os merecidos creditos no tutorial.
Creditos a mim tambem(Gabrielgeh) pois organizei todo o tutorial e tive todo o  trabalho, a não ser do dois codigos do obj_hs, e os scripts da pasta script(que so alteria algumas coisinhas nos comentarios).

observações:

Sempre que quiser testar os higscores a engine tem que ser estar salva em um local/pasta que contenha a dll, caso contrario não ira funcionar seu higscores online.
Então para testar as engines(Tutorial Concluido) e (Exemplo) você tera que baixa-las e coloca-las em um local onde contenha a netread.dll ou colocar a dll na pasta onde esta as engines que você baixou.

Atenção: Essa dll no momento em que ela se conecta com a internet ela trava o jogo por alguns segundos, então no caso do nosso tutorial quando você apertar espaço o jogo ira travar por alguns segundos(aperte espaço apenas uma vez e aguarde a mudança de room,Grato pela leitura.

Obrigado a quem seguir o tutorial pois gastei algumas horas para concluir o mesmo.
Me avisem se conter erros no tuto.
Qualquer duvida tamo ai para tira-las.
(Gabrielgeh)


Última edição por GabrielXavier em Qua 27 Maio 2015, 16:21, editado 1 vez(es)
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Re: Tuto de higscores online

Mensagem por cascavelo em Seg 27 Ago 2012, 14:17

Conheça o Clockwork, é do mesmo desenvolvedor do GMhiscores, mas é bem mais rápido e tem mais funções, ele retorna por exemplo a colocação do recorde na tabela.
E não dá esta travada do GMhiscore.
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Re: Tuto de higscores online

Mensagem por GabrielXavier em Seg 27 Ago 2012, 14:27

Ok Cascavelo,
vou estudar sobre este serviço ai, ja vi aqui no forum mas ele é mais dificil que este do tutorial que fiz, por isso fiz o tuto da netread.dll, se nao me engano este que voce citou usa a "39........dll"(nao me lembro o nome da dll Happy ).
Vou pesquisar quando tiver um tempo talvez se ainda nao tiver um tuto bom aqui no forum tento fazer um!

Valew pela dica Cascavelo...
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Re: Tuto de higscores online

Mensagem por Mestre em Seg 27 Ago 2012, 14:42

Quem puder, estude mais sobre PHP e MYSQL, o Fábio e eu fizemos um highscore sem usar nenhuma dll ou algo do tipo, só usando mesmo o spash web do próprio Game Maker, fica bem mais profissional do que usar DLLs de terceiros, além de evitar a propaganda do GMhiscore.

Se eu estiver algum dia com tempo e disposição, escrevo algumas linhas sobre como faz.. É bem simples, dá pra fazer até naqueles hosts free (desde que tenha suporte pra PHP e MYSQL.
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Re: Tuto de higscores online

Mensagem por edeg em Seg 27 Ago 2012, 21:30

eu usaria o game maker server que n trava ele apareçe na hora e n precisa dll na pasta so ter a extensao ser usadaq no jogo
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Re: Tuto de higscores online

Mensagem por Need 90 em Qui 30 Ago 2012, 12:26

O tutorial não é desta engine ?!
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Re: Tuto de higscores online

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