Como "esticar" imagem sem embaçar?

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Resolvido Como "esticar" imagem sem embaçar?

Mensagem por irlansn em Dom 26 Ago 2012, 21:12

Estou fazem um jogo 3D, e queria saber como faço para o game maker esticar a imagem sem distorce-la ou deixa-la fosca, eu posso fazer isso fora do maker, deixando a imagem já grande, mas isso faz com que as imagens fiquem muito mais pesadas que o necessário:
Como quero:

Mas para deixar assim, tique que deixar a textura assim:

Como o maker faz:

E ela deve ficar assim, para diminuir o tamanho em disco rígido e em memoria RAM:

espero que tenham entendido, e agradeço desde já flw

Resposta: basta usar a função:
Código:
texture_set_interpolation(false)


Última edição por irlansn em Qua 29 Ago 2012, 13:36, editado 2 vez(es)

irlansn

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Resolvido Re: Como "esticar" imagem sem embaçar?

Mensagem por CRP-Max em Dom 26 Ago 2012, 22:14

Você ja tentou o interpolate colors between pixels?

Ele evita que os pixels fiquem estourados.

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Resolvido Re: Como "esticar" imagem sem embaçar?

Mensagem por irlansn em Dom 26 Ago 2012, 22:20

CRP-Max escreveu:Você ja tentou o interpolate colors between pixels?
https://dl.dropbox.com/u/36876824/melhorar%20grafico.png
Ele evita que os pixels fiquem estourados.

vlw pela ajuda, mas não funcionou :|

mais alguma sugestão do que fazer? flw

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Resolvido Re: Como "esticar" imagem sem embaçar?

Mensagem por Jiraya em Dom 26 Ago 2012, 23:30

ja tentou aumentar o hrepeat e vrepeat da textura?

Jiraya

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Mensagem por God_of_war425 em Seg 27 Ago 2012, 08:01

Uze isto melhora as texturas

texture_set_interpolation(true)


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Resolvido Re: Como "esticar" imagem sem embaçar?

Mensagem por irlansn em Seg 27 Ago 2012, 13:59

Jiraya escreveu:ja tentou aumentar o hrepeat e vrepeat da textura?
cara, eu não quero que a imagem se repita, eu quero a imagem mas com cada pixel maior (como em minecraft) quero os quadrados (1 quadrado= 1 pixel) grandes e em seu devido lugar, o game maker, ao esticar a imagem ele "borra" ela....

God_of_war425 escreveu:Uze isto melhora as texturas

texture_set_interpolation(true)


Onde coloco esta função?
Coloquei no create do objeto e não funcionou.....

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Resolvido Re: Como "esticar" imagem sem embaçar?

Mensagem por Roooger em Seg 27 Ago 2012, 14:02

A solução é você ampliar pelo editor de imagem assim a imagem vai ficar quadradinha e sem anti-alias...

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Resolvido Re: Como "esticar" imagem sem embaçar?

Mensagem por irlansn em Seg 27 Ago 2012, 18:14

Roooger escreveu:A solução é você ampliar pelo editor de imagem assim a imagem vai ficar quadradinha e sem anti-alias...

É exatamente isso que quero evitar, pois todas as imagens são carregadas na memoria RAM enquanto o jogo esta sendo rodado, e tendo inumeros imagens enormis vai fazer com que o jogo fique muito pezado :|

flw

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Resolvido Re: Como "esticar" imagem sem embaçar?

Mensagem por Roooger em Seg 27 Ago 2012, 18:54

Mas talvez seja mais fácil fazer isso do que usar métodos mirabolantes a fim de chegar a mesmo resultado...

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Resolvido Re: Como "esticar" imagem sem embaçar?

Mensagem por irlansn em Ter 28 Ago 2012, 13:34

Roooger escreveu:Mas talvez seja mais fácil fazer isso do que usar métodos mirabolantes a fim de chegar a mesmo resultado...

Cara, não é bem assim... Não estou fazendo bem "um jogo" estou fazendo uma engine (literalmente um motor) que "imita" o minecraft, quero criar script's que poção de maneira MUITO pratica criar um novo bloco (como manicraft mesmo), então não é bom fazer assim..... Quero que seja o mais simples possível!

Será que não tem jeito? affraid
flw

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Resolvido Re: Como "esticar" imagem sem embaçar?

Mensagem por Jiraya em Ter 28 Ago 2012, 17:51

não existe uma função que estique a imagem com qualidade no game maker, pode até existir algoritimos que muitas vezes são BEM lentos.

a melhor solução é usar a textura externa, e só carregar quando for usar, depois de usar deleta da memoria.

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Resolvido Re: Como "esticar" imagem sem embaçar?

Mensagem por irlansn em Ter 28 Ago 2012, 18:05

Jiraya escreveu:não existe uma função que estique a imagem com qualidade no game maker, pode até existir algoritimos que muitas vezes são BEM lentos.

a melhor solução é usar a textura externa, e só carregar quando for usar, depois de usar deleta da memoria.

Como já falei, é porque é uma engine, como a que você esta fazendo de pokemon, porem de minecraft, bom, se realmente não tem solução o jeito é deixar do jeito que esta..... O estranho, é que eu deixei a imagem grande assim, o próprio editor de imagem do GM :/ será que não tem como eu "manipular" a image deixando ela maior e depois usa-la como textura no 3d?
Para o usuário da engine desenhar o bloco em 16x16 e o jogo estaca-la automaticamente...

flw

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Resolvido Re: Como "esticar" imagem sem embaçar?

Mensagem por Black Studio em Qua 29 Ago 2012, 00:05

Tente usar um...
texture_set_interpolation(FALSE) não true
Provavelmente isso vai resolver o problema

Explicação : O que acontece é o seguinte, quando essa opção está ativada, ele ativa o filtro de textura (linear), Fazendo com que ela não fique pixelada, mas em alguns casos, ela pode borrar...

Caso não resolva o problema, desculpa aí, mas tenho 90% de certeza que vai dar certo...

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Resolvido Re: Como "esticar" imagem sem embaçar?

Mensagem por irlansn em Qua 29 Ago 2012, 13:32

Funkbuster escreveu:Tente usar um...
texture_set_interpolation(FALSE) não true
Provavelmente isso vai resolver o problema

Explicação : O que acontece é o seguinte, quando essa opção está ativada, ele ativa o filtro de textura (linear), Fazendo com que ela não fique pixelada, mas em alguns casos, ela pode borrar...

Caso não resolva o problema, desculpa aí, mas tenho 90% de certeza que vai dar certo...

VLW!! deu certo! Muito obrigado.....

(podem trancar o tópico)

flw

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Resolvido Re: Como "esticar" imagem sem embaçar?

Mensagem por willcraft2 em Qua 29 Ago 2012, 13:55

esse bloco e do minecraft.

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