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por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
Como realizar isso?
3 participantes
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Como realizar isso?
Bem, eu jogo um jogo Indie chamado The Binding of Isaac, video abaixo:
E, como podem ver tem um sistema legal, no qual atira para Norte, Sul, Leste e Oeste, (com WASD) com um pequeno intervalo entre os tiros.
E gostaria que me ensinassem a fazer isso, pois os tutoriais que vi são tiros, mas em plataforma e no mouse.
E se possivel, gostaria também de saber o que faz o personagem ter uma suavização no movimento, e não parar na hora, obrigado desde já.
- Spoiler:
E, como podem ver tem um sistema legal, no qual atira para Norte, Sul, Leste e Oeste, (com WASD) com um pequeno intervalo entre os tiros.
E gostaria que me ensinassem a fazer isso, pois os tutoriais que vi são tiros, mas em plataforma e no mouse.
E se possivel, gostaria também de saber o que faz o personagem ter uma suavização no movimento, e não parar na hora, obrigado desde já.
Nyronmi- Data de inscrição : 22/08/2012
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Re: Como realizar isso?
Para fazer ele atirar para os 4 lados basta declarar uma variavel que controle isso, como por exemplo:
E quando for atirar, apenas verifique o valor da variável e faça o tiro ir para a direção desejada.
___
Sobre o movimento suave do jogador, isso se chama fricção/atrito, existe uma variável no Game Maker chamada friction que faz o trabalho para você, basta definir um valor há ela que a mesma vai aplicar na velocidade do objeto (speed/vspeed/hspeed).
___
Não sei qual seu nivel de experiencia com o Game Maker, mas, se não souber alguma coisa é só perguntar!
Flw!
- Código:
lado = 1
/*
1 = Cima
2 = Direita
3 = Baixo
4 = Esquerda
E quando for atirar, apenas verifique o valor da variável e faça o tiro ir para a direção desejada.
___
Sobre o movimento suave do jogador, isso se chama fricção/atrito, existe uma variável no Game Maker chamada friction que faz o trabalho para você, basta definir um valor há ela que a mesma vai aplicar na velocidade do objeto (speed/vspeed/hspeed).
___
Não sei qual seu nivel de experiencia com o Game Maker, mas, se não souber alguma coisa é só perguntar!
Flw!
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Re: Como realizar isso?
Os tiros eu já intendi, agora só falta um pequeno intervalo entre eles, pois está indo como se fosse um laser....
O movimento eu ainda não intendi!
Obrigado.
O movimento eu ainda não intendi!
Obrigado.
Nyronmi- Data de inscrição : 22/08/2012
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Re: Como realizar isso?
Amigo, como o gabrielsch disse, vamos definir um tipo de amortizador de movimento que o GM chama friction. Pra fazer esse tipo de movimento basta algo do tipo:
Coloque no Evento Create:
Flws!
Coloque no Evento Create:
- Código:
[b]friction [/b]= 0.01; // decrementa 1 centésimo a cada STEP (mude aqui)
- Código:
if (keyboard_lastchar == 'W') vspeed = -2;
if (keyboard_lastchar == 'S') vspeed = 2;
if (keyboard_lastchar == 'A') hspeed = -2;
if (keyboard_lastchar == 'D') hspeed = 2;
Flws!
Re: Como realizar isso?
Obrigado, agora só falta o alarm, que eu ainda não consegui, se alguém conseguir, vou deixar o download do meu projeto para verem como os códigos estão e colocar alarm, do jeito que saia 2 tiros por segundo...
http://www.mediafire.com/?n4ix8gadr9fueuc
http://www.mediafire.com/?n4ix8gadr9fueuc
Nyronmi- Data de inscrição : 22/08/2012
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