[Resolvido]Problema com 3D

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90% [Resolvido]Problema com 3D

Mensagem por God_of_war425 em Qui 23 Ago 2012, 09:12

Tem como fazer colizoes 3D no Game Maker,eu tenho um exemplo de plataforma 3D com colizoes mais não consigo achar a parte das colizoes...

E porque é tão dificil fazer colizoes em 3D no Game Maker?

Obrigado a quem responder.

OFF-Ah...se for para responder em forma de insulto nem digite uma letra,não tem corage de falar na cara fica falando em forma de insulto.


Última edição por God_of_war425 em Ter 28 Ago 2012, 11:09, editado 2 vez(es)

God_of_war425

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90% Re: [Resolvido]Problema com 3D

Mensagem por peixoto em Qui 23 Ago 2012, 13:51

Olha, talvez o problema esteja na engine.Eu tinha testado uma engine 3D aqui da GMBR e ela tava super bugada.Tente achar uma outra parecida talvez resolva.

E, Colisões em 3D no game maker, são complicadas pois o Game Maker em sí,não da suporte quase nenhum ao 3D.Em geral é nesceçário Dlls,extensões e outras coisas para extender um pouco o 3D do game maker.(Porcausa disso, que mudei do GM e estou aprendendo agora sobre Unity!)

PS: acho que seria uma boa se voce passa-se a .gmk para alguem mais experiente que você poder dar uma analisada.

PS²: Ja experimentou usar a GM SDK no seu jogo? Razz Ela me parece muito boa com 3D(mesmo ainda estando incompleta)

peixoto

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90% Re: [Resolvido]Problema com 3D

Mensagem por Thiago_o_programador em Sab 25 Ago 2012, 08:50

geralmente eu uso algo como um limite da variavel z, por ex.:
Código:
if obj_chao.z>z {zspeed=0}
Nesse caso se o perjonagem estiver com o z menor que o obj_chao, ele vai parar de cair.

Mais informações sobre colisão você pode encontrar nesse tuto:

Fps + Sistema de gravidade + Escada

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90% Então

Mensagem por God_of_war425 em Sab 25 Ago 2012, 10:14

A engine que tenho aqui sobre colizoes 3D não uza nenhuma dll e tem colizoes perfeitas o problema é que não acho a parte das colizoes, e eu sei que da para fazer sem dll então era iso que queria saber como fazer pois no 2D so por alguns codigos que ele bate na parede e não passa agora no 3D...obrigado a quem responder

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Mensagem por Thiago_o_programador em Sab 25 Ago 2012, 11:30

Teria mais futuro se você mandasse o link da engine, por que assim fica um pouco complicado amigo.

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Mensagem por God_of_war425 em Sab 25 Ago 2012, 11:38

Como vo mandar um link dela?elá veio no pacote 203 engines,que tava aqui no forum eu simplismente baixei e vi algo de 3D e como to aprendendo 3D queria ver elá eu não baixei especificamente ela.=(

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Mensagem por Thiago_o_programador em Sab 25 Ago 2012, 11:50

Mas amigo a gente não pode ajudar a achar um codigo se a gente não tiver a engine, dá um jeito de upar ela ...,

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Mensagem por God_of_war425 em Sab 25 Ago 2012, 14:08

Quando,tiver tempo vo upar elá apezar de não demorar mais que 2 segundos...é que to ocupado agora com outro projeto...

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Mensagem por Mr.Brum em Sab 25 Ago 2012, 16:49

O meio mais usado para se fazer colisões 3D no Game Maker, é projetar a parte colisiva do seu jogo como se ela fosse 2D.
As sprites devem ser feitas pensando no contexto do jogo.

Ex: Vou fazer meu player andando num cenário:
No draw do objeto eu vou desenhar o modelo dele.
Já na minha sprite eu vou colocar apenas 1quadrado de uns 4x4 ou mais dependendo do modelo 3d dele.
Depois é só marcar a colisão normalmente com os objetos, como se fosse um jogo 2D.

O que acontece, é que quando o player se mover no meu cenário 3D, essa sprite vai estar se movendo também na room.
Isso vai simular a colisão normalmente na room, enquanto o que eu vejo é o jogo 3D.

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Mensagem por Thiago_o_programador em Sab 25 Ago 2012, 21:47

mas amigo, eu acho que o que ele ta falando é de uma colisão envolvendo o eixo z que não é padrão no GM, o que complica muito a checagem desse tipo de colisão.

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Mensagem por God_of_war425 em Dom 26 Ago 2012, 08:54

Deste modo que o mrbrumm22 falo fica uma colizão super bugada,e não da para passar por cima ainda do objto não importa a altura,eu sei que bons jogos 3D foram feitos no GM,mais se na suas opinioes compensa mais fazer um jogo 3D em outro programa sem ser GM,pode falar os nomes deles porfavor?,mais ainda queria fazer um 3D no GM já tenho tudo prontos arvores 3D,Estatuas,Player,problema é a colizão...aguardando mais respostas.

Obrigado a todos que estão colaborando para resolver minha duvida.

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Mensagem por Mr.Brum em Dom 26 Ago 2012, 11:56

God_of_war425 escreveu:Deste modo que o mrbrumm22 falo fica uma colizão super bugada,e não da para passar por cima ainda do objto não importa a altura,eu sei que bons jogos 3D foram feitos no GM,mais se na suas opinioes compensa mais fazer um jogo 3D em outro programa sem ser GM,pode falar os nomes deles porfavor?,mais ainda queria fazer um 3D no GM já tenho tudo prontos arvores 3D,Estatuas,Player,problema é a colizão...aguardando mais respostas.

Obrigado a todos que estão colaborando para resolver minha duvida.

A questão é que você tem que explicar melhor a sua dúvida, ainda estou sem saber ao certo o que você quer...
O que eu respondi foi uma forma genérica de fazer as colisões, mas tem muitas outras opções, como a DLL modmod ,extensões e outros méstodos de colisão.

Como é o seu jogo?? plataforma?? top view?? 3* pessoa?? 1* pessoa??
A colisao depende de verificar a altura??

De mais detalhes por favor.

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Mensagem por God_of_war425 em Dom 26 Ago 2012, 12:08

È um jogo de Plataforma 3D...eu sei que tem como fazer colizoes 3D boas com Dll,e sem tambem mais eu quero saber como fazer sem dll,igual engine que tenho aqui,o problema dela é que não acho a parte da colizão.

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Mensagem por Thiago_o_programador em Ter 28 Ago 2012, 11:00

Acabei de fazer uma engine fresquinha para você amigo: (Deve estar mais simples do que essa que você tem)

Engine - Plataforma3D

Utilize as teclas para mover e espaço para pular. (Modifique o quanto quiser!)

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Mensagem por God_of_war425 em Ter 28 Ago 2012, 11:08

Eu andei tentando algumas coizas,e consegui sozinho fazer uma colizão 3D sem bugs,que da para passar por cima de boa e foi bem simplis talvez fassa tutorial sobre elá porque até eu mesmo gostei do resultado dela pois ficou simplis e com um otimo comportamento.

Não consigo baixar sua engine amigo quero ver o metodo que você uzou para fazer as colizoes porque sabendo varias formas cazo acontesa algo que aquele metodo que estou uzando não funcione conheso outros.

Eu fiquei feliz em saber que consegui desenvolver um sistema de colizão 3D sem bug algum,na minha opinião acho que estou indo bem no 3D mais ainda sou bem nb ainda não entendi completamente como funciona a camera 3D.

Obrigado ajuda de todos,principalmente ao Thiago_o_programador obrigado amigo!.susesso para você kk

Edit:consegui baixar engine,estou estudando-a depois dou edit falando sobre ela.

Edit:Não consegui uzar sua engine pois não tenho a gml_sdk =(


Última edição por God_of_war425 em Ter 28 Ago 2012, 11:15, editado 1 vez(es) (Razão : Porque eu editei?porque eu quis editar hora essa!.)

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Mensagem por Thiago_o_programador em Ter 28 Ago 2012, 11:25

Não consegui uzar sua engine pois não tenho a gml_sdk =(

Mas eu não uso a GM_SDK, os codigos são todos nativos do game maker ...

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90% Estranho!

Mensagem por God_of_war425 em Ter 28 Ago 2012, 11:28

Apareceu que precisava da gml_sdk e era seu projeto mesmo porque o downloads do meu pc ta sempre limpo,eu não deixo nada lá porque fica lá ocupando espaço.

Estranho isto de precisar sendo que não precisa?oque?

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90% Re: [Resolvido]Problema com 3D

Mensagem por Thiago_o_programador em Ter 28 Ago 2012, 11:38

Realmente, é estranho, já que eu nunca nem baixei a sdk, em todo caso fiz outro link, atualizado, olha aí:

Plataforma 3D [Engine]

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90% Otimo

Mensagem por God_of_war425 em Qua 29 Ago 2012, 08:31

Agora sim consegui abrir engine,acho que tinha vindo o arquivo errado por algum motivo...

Entendi algumas partes dos seus codigos mais nem todas sabe...mais vlw

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