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WellingtonBecker

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como prevenir o lag?

em Qua 22 Ago 2012, 21:01
Eu sei , poucos objetos, scripts , etc... mas o problema que eu tenho que usar uma room ridiculamente grande e muitos objetos SEM desativar tudo que esta fora, ai fica meio complicado no entanto ainda acredito que da pra melhorar o desempenho do jogo, ja vi coisas parecidas envolvendo game maker
se alguem puder ajudar grato
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Re: como prevenir o lag?

em Qua 22 Ago 2012, 22:36
Você precisa deixar esse objetos, que estão fora da view, ativados?
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Re: como prevenir o lag?

em Qua 22 Ago 2012, 23:04
isso mesmo é um jogo de estrategia e o mapa e bem grande, se eu desativar oque esta fora da view os Npcs não vão se desenvolver te ataca etc...
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Re: como prevenir o lag?

em Qua 22 Ago 2012, 23:27
Explique melhor como é o jogo, o numero medio de objetos na sala, e o que o objeto que mais existe na sala faz.

Desse jeito acho que posso te ajudar melhor!

Flw! sorrindo2
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Re: como prevenir o lag?

em Qua 22 Ago 2012, 23:31
digamos que a sala é 7000x7000, como e um jogo de estrategia, (rts) e dificil definir quantos objetos tem aproximadamente na sala porque sempre se produz mais se perde etc.. mas no caso seriam muitos porque teriam vários objetos inanimados como arvores, agua, predios etc..
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Re: como prevenir o lag?

em Qua 22 Ago 2012, 23:46
 
Ok, sabemos que você tem muitos objetos ativos e muitos objeto inativos (arvores, pedras etc...). Sendo assim aqui vai umas dicas:

☞ Tente fazer com que os objetos ativos não tenham muitos códigos no evento step, o mesmo serve para objetos inativos!

☞ Verifique se os objetos inativos e ativos estão dentro da view, se sim você deixa eles visíveis senão você deixa eles invisíveis, o fato do jogo ter que desenhar varias sprites a cada step faz com que o jogo fique muito lento.

☞ Em alguns casos ao invés de usar o próprio draw para cada objeto é bom usar surfaces, mas ja que sua sala é muito grande você pode separar elas por chunks e ir desenhando caso a view chegue perto.

Espero ter ajudado!

Flw! sorrindo2
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Re: como prevenir o lag?

em Qui 23 Ago 2012, 00:43
@gabrielsch escreveu: 
Ok, sabemos que você tem muitos objetos ativos e muitos objeto inativos (arvores, pedras etc...). Sendo assim aqui vai umas dicas:

☞ Tente fazer com que os objetos ativos não tenham muitos códigos no evento step, o mesmo serve para objetos inativos!

☞ Verifique se os objetos inativos e ativos estão dentro da view, se sim você deixa eles visíveis senão você deixa eles invisíveis, o fato do jogo ter que desenhar varias sprites a cada step faz com que o jogo fique muito lento.

☞ Em alguns casos ao invés de usar o próprio draw para cada objeto é bom usar surfaces, mas ja que sua sala é muito grande você pode separar elas por chunks e ir desenhando caso a view chegue perto.

Espero ter ajudado!

Flw! sorrindo2

ajudou muito, vlw vou seguir suas dicas : D
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Re: como prevenir o lag?

em Qui 23 Ago 2012, 13:55
Olha "prevenir" a lag no game maker de certo modo é impossivel, pois até mesmo jogos 2D nele com muitos efeitos geram lag.
Mas, acredito que uma boa,seria "copiar" o sistema do minecraft, de ir carreganto partes dos mapas aos poucos, enquanto o player passa por aquela parte.Assim, alguns objetos,efeitos e scripts ficariam inativos, gerando menas lag durante a execução do jogo.

Outra dica, é ir nas configurações globais do game(la embaixo, no canto esquerdo do game maker, penultimo "escrito") e marcar a opção "Hight" assim forçando um pouco mais(mas não exageradamente) o processador para rodar seu jogo.

E ainda, pode optar por imagens e backgrounds mais leves, e até sons em formato .mid0 ou mp3 que são mais leves.
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