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Quanto mais longe, mais baixo. E desativado ele estara.

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Mensagem por Ralphed Qua 22 Ago 2012, 19:36

Bem, eu baixei um jogo chamado wanderlus:Rebirth, e para minha surpreza, ele foi feito no Game maker!!!
Eu reparei que quando você lança um poder para longe, e se ele bater em algo, o barulho fica baixo, mas quando esta bem perto, ele fica alto.
Eu queria saber tambem como fas para o objeto ser desativado (ou melhor, destruido) quano esta longe da view, mas quando a view volta para sua posição, ele ainda esta lá
Ex: Já jogaram mario serto? Experimente jogar uma casca de tartaruga para frente, mas tem um cano um pouco longe,... cade a casca?? isso foi porque o cano estava destroido, ou outra coisa do tipo.
Podem me dar uma forcinha??


Última edição por superrafao em Seg 03 Set 2012, 11:30, editado 3 vez(es)
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Mensagem por gabrielsch Qua 22 Ago 2012, 23:37

 
Destruir objetos que estão foram da view é fácil, você deve apenas verificar as suas coordenadas desse jeito:

Código:
if (x < view_xview[0]) or (x > view_xview[0] + view_wview[0]) or  (y < view_yview[0]) or (y > view_yview[0] + view_hview[0])
{
 //Não está dentro da VIEW!
}
else
{
 //Está dentro da VIEW!
}

view_xview[view_id] -> Devolve a coordenada X da view indicada;
view_yview[view_id] -> Devolve a coordenada Y da view indicada;
view_wview[view_id] -> Devolve a largura da view indicada;
view_hview[view_id] -> Devolve a altura da view indicada;

Sobre o som que diminui dependendo da distancia, eu fiz uma engine a muito tempo atras que resolve o seu problema:

[Engine] Som com distância

Flw! sorrindo2
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Mensagem por Ralphed Dom 02 Set 2012, 17:09

Não consegui fazer todo o codigo, pois não entendi. =/
Poderia me ajudar?
Alias
gostei da engine, orbigado. Razz
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Mensagem por PedroX Dom 02 Set 2012, 17:19

Esse código fará com que todos os de fora sejam desativados. Mas ele te dá uma margem de 5 steps, para não lagar o jogo. Será imperceptível, já que acontece 6 vezes por segundo.
Código:

if (!(current_time mod 5))
{
xx = view_xview;
yy = view_yview;
instance_deactivate_region(xx, yy, xx+view_wview, yy+view_hview, 0, 1);
instance_activate_region(xx, yy, xx+view_wview, yy+view_hview, 1);
}

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Mensagem por Ralphed Seg 03 Set 2012, 11:28

Isso, obrigado. felicidade
Vai ser muito util para o jogo não travar. Porque esse codigo fas com que os objetos não pesem o jogo, certo?
Muito obrigado mesmo. Happy
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Mensagem por PedroX Seg 03 Set 2012, 19:16

Quando a instância é desativada, todos os seus eventos são anulados, inclusive o Step e o Draw. Então seus códigos não serão executados e ela não será desenhada. Sim, o jogo pesa menos.

Até mais!

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