[RESOLVIDO] Dúvida Passar de Fase Arkanoid

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Resolvido [RESOLVIDO] Dúvida Passar de Fase Arkanoid

Mensagem por EBuddy' em Ter 21 Ago 2012, 23:18

Então, estou fazendo meu primeiro jogo, um jogo de Arkanoid; ainda sei pouca coisa, e cá estou eu com mais uma dúvida =/
Como está no título, minha dúvida é passar de fase. Quero que quando acabe todos os blocos, passe de fase (pra mim isso é simples com um objeto, mas assim...). Na minha fase, são vários blocos, cada cor é um objeto. Quero que quando acabe todos esses objetos (obj_blockred, obj_blockgreen, assim por diante) mude para a próxima room.
Valeu ae, galera!


Última edição por EBuddy' em Qua 22 Ago 2012, 15:22, editado 1 vez(es)

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Dúvida Passar de Fase Arkanoid

Mensagem por Molinware em Qua 22 Ago 2012, 00:44

no evento onDestroy dos blocos:
Código:
if ! instance_exists(obj_blockgreen) and ! instance_exists(obj_blockred){
    room_goto_next();
}

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Dúvida Passar de Fase Arkanoid

Mensagem por theguitarmester em Qua 22 Ago 2012, 01:28

faça como o Moliware disse, ou faça:
Código:
    if instance_number(obj_blockgreen)=0 and  instance_number(obj_blockred)=0
{
        room_goto_next();
    }

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Dúvida Passar de Fase Arkanoid

Mensagem por Willy em Qua 22 Ago 2012, 03:57

O correto e mais simples método é usar parent.

Crie um objeto, chame-o como quiser, não precisa colocar nenhum código nele. Depois, nos blocos coloridos que você criou, defina-os como parent desse objeto que você acabou de criar.
Com isso, qualquer ação orientada para o objeto criado, vai afetar a todos os blocos, independente da cor.

Feito isso, você pode usar instance_exists(objeto_parent) pra checar se existe algum bloco. No caso acima, se for false, executa a ação para passar de fase.

Duvidas é só falar.
Flws... blz

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Dúvida Passar de Fase Arkanoid

Mensagem por EBuddy' em Qua 22 Ago 2012, 12:57

Criei um obj_controleb, e nele coloquei o código que disseram:
Código:
if instance_number(obj_blockgreen)=0 and  instance_number(obj_blockred)=0 and instance_number(obj_blockyellow)=0 and instance_number(obj_blockblue)=0 and instance_number(obj_blockpink)=0
room_goto_next();   
Também tentei este aqui:
Código:
if ! instance_exists(obj_blockgreen) and ! instance_exists(obj_blockred) and ! instance_exists(obj_blockblue) and ! instance_exists(obj_blockpink) and ! instance_exists(obj_blockyellow)
room_goto_next();

Daí coloquei ele na room, mas quando todos os blocos acabam, não acontece nada.. ;/
Ainda coloquei todos blocos como parents do obj_controleb, mas nada...

Molinware, o que o ! faz? Ele é como um NOT?

EDIT: coloquei o código no evento destroy.


Última edição por EBuddy' em Qua 22 Ago 2012, 13:12, editado 1 vez(es)

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Dúvida Passar de Fase Arkanoid

Mensagem por Willy em Qua 22 Ago 2012, 13:11

Fiz um pequeno exemplo pra você. Veja se consegue identificar o erro no seu jogo. Download

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Dúvida Passar de Fase Arkanoid

Mensagem por EBuddy' em Qua 22 Ago 2012, 13:33

Willy escreveu:Fiz um pequeno exemplo pra você. Veja se consegue identificar o erro no seu jogo. Download

Cara, agora deu certinho. Mas, ps: Como coloquei no code um room_goto_next em vez de aparecer a mensagem, quero saber, como fazer o efeito blend pra transição (através do code). Valeu!

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Dúvida Passar de Fase Arkanoid

Mensagem por Willy em Qua 22 Ago 2012, 13:40

[...]como fazer o efeito blend pra transição (através do code)
Código:
transition_kind=21;
room_goto_next();
transition_kind é o efeito utilizado pra passar de room. 21 é o Fade-in Fade-out.
Um concelho, quando acabar a fase, não faça pra ir direto pra próxima room, coloque algo na tela, pro jogador saber quantos pontos fez, em que tempo, etc (e também para ele saber que terminou a fase). Isso deixa o jogo mais profissional. Por exemplo, faça a tela ficar preta, e então, exiba os resultados (tipo Super Mario World).

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Dúvida Passar de Fase Arkanoid

Mensagem por EBuddy' em Qua 22 Ago 2012, 15:22

Willy escreveu:
[...]como fazer o efeito blend pra transição (através do code)
Código:
transition_kind=21;
room_goto_next();
transition_kind é o efeito utilizado pra passar de room. 21 é o Fade-in Fade-out.
Um concelho, quando acabar a fase, não faça pra ir direto pra próxima room, coloque algo na tela, pro jogador saber quantos pontos fez, em que tempo, etc (e também para ele saber que terminou a fase). Isso deixa o jogo mais profissional. Por exemplo, faça a tela ficar preta, e então, exiba os resultados (tipo Super Mario World).

Na verdade, a próxima fase ( como quiz dizer ) é uma preparação para a próxima fase; eu já estava fazendo isso mesmo! Very Happy
Eu só tinha preparado uma room pra mostrar eu qual fase eu vou ir, mas acho que com suas dicas, agora também vou mostrar a pontuação. MUITO OBRIGADO a todos que comentaram: Willy, Molinware, Guitarmester, todos me ajudaram; e agora, tá tudo resolvido. Um obrigado especial a Willy pela engina e por todas essas explicações. VALEU, FLW!

PODEM TRANCAR!!

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