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[Resolvido]Duvida com instance_create

em Seg 20 Ago 2012, 19:15
Tipo galera, coloquei isso no step do obj_player:
Código:
if global.arma1=1 then {
if keyboard_check_pressed(vk_space){instance_create(obj_player.view_xview/2,view_yview/2,obj_bala_arma1)}}
Acho q todo mundo deve saber que a finalidade desse codigo é checar se a global.arma1 é = a 1, se for o player tem a função do key_press barra de espaço, ue cria a bala e bla bla bla.... mas so ue ao player se mecher a bala nao segue ele, e o pior, a bala nao sai diretamente dele, ele sao la nos cafundé da room! alguem sabe o erro?


Última edição por henriquebr em Ter 21 Ago 2012, 19:18, editado 1 vez(es)
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Re: [Resolvido]Duvida com instance_create

em Seg 20 Ago 2012, 19:24
@henriquebr escreveu:
if global.arma1=1 then {
if keyboard_check_pressed(vk_space){instance_create(obj_player.view_xview/2,view_yview/2,obj_bala_arma1)}}

O código esta com um erro nesta parte que coloquei bold, Não sai do player por que você não esta setando o x e o y do player e sim o da view, Para corrigir basta fazer isto :

No lugar de instance_create(obj_player.view_xview/2,view_yview/2,obj_bala_arma1)

Coloque instance_create(obj_player.x,obj_player.y,obj_bala_arma1)

Assim ele criara a bala de acordo com o x e y do player mas você pode fazer uns ajustes assim :

obj_player.x > obj_player.x+5

Neste caso ele ira criar a bala no x do player + 5, Digamos que o player esta na posição do x em 100, Ai ele criara a bala na posição do x 105.
Espero ter ajudado flw
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Re: [Resolvido]Duvida com instance_create

em Seg 20 Ago 2012, 19:32
vlw kapoty vc e o cara deu certinho, mas aproveitando o topico eu queria perguntar outra coisa: como fazer pra se o player estiver indo pra cima e atirar, a bala vai pra cima, pra esquerda e atirar ele ir pra esquerda, e assim por diante? pq ele so atira pra direita ainda....
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Re: [Resolvido]Duvida com instance_create

em Seg 20 Ago 2012, 20:09
Bom... Para isso você terá que checar para que lado o player esta andando, Para isso você terá que salvar a direção em uma var... Vou dar um exemplo :

Create:

Código:
direcao=""

Step:

Código:
if keyboard_check(vk_up) {codigo de andar;direcao="cima"}
if keyboard_check(vk_down) {codigo de andar;direcao="baixo"}
if keyboard_check(vk_left) {codigo de andar;direcao="esquerda"}
if keyboard_check(vk_right) {codigo de andar;direcao="direita"}
Código:
if global.arma1=1 then {
if keyboard_check_pressed(vk_space)
{
if direcao="direita" {oo=instance_create(obj_player.x,obj_player.y,obj_bala_arma1);oo.hspeed=5}
if direcao="esquerda" {oo=instance_create(obj_player.x,obj_player.y,obj_bala_arma1);oo.hspeed=-5}
if direcao="cima" {oo=instance_create(obj_player.x,obj_player.y,obj_bala_arma1);oo.vspeed=-5}
if direcao="baixo" {oo=instance_create(obj_player.x,obj_player.y,obj_bala_arma1);oo.vspeed=5}
}
}

Espero que tenha entendido, Mas e claro que você terá que adaptar o código de acordo com o seu projeto.
flw
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Re: [Resolvido]Duvida com instance_create

em Seg 20 Ago 2012, 21:39
Só uma observação, caso queira diminuir o código, use um switch, definindo os cases como as direções.
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Re: [Resolvido]Duvida com instance_create

em Ter 21 Ago 2012, 13:26
@kapoty escreveu:Bom... Para isso você terá que checar para que lado o player esta andando, Para isso você terá que salvar a direção em uma var... Vou dar um exemplo :

Create:

Código:
direcao=""

Step:

if keyboard_check(vk_up) {codigo de andar;direcao="cima"}
if keyboard_check(vk_down) {codigo de andar;direcao="baixo"}
if keyboard_check(vk_left) {codigo de andar;direcao="esquerda"}
if keyboard_check(vk_right) {codigo de andar;direcao="direita"}[/code]
[code]if global.arma1=1 then {
if keyboard_check_pressed(vk_space)
{
if direcao="direita" {oo=instance_create(obj_player.x,obj_player.y,obj_bala_arma1);oo.hspeed=5}
if direcao="esquerda" {oo=instance_create(obj_player.x,obj_player.y,obj_bala_arma1);oo.hspeed=-5}
if direcao="cima" {oo=instance_create(obj_player.x,obj_player.y,obj_bala_arma1);oo.vspeed=-5}
if direcao="baixo" {oo=instance_create(obj_player.x,obj_player.y,obj_bala_arma1);oo.vspeed=5}
}
}

Espero que tenha entendido, Mas e claro que você terá que adaptar o código de acordo com o seu projeto.
flw

hmm, vle vou tentar aki, mas eu nao entendi o que essa parte ai queeu destaquei no codigo do step (esse tal "oo") scratch
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Re: [Resolvido]Duvida com instance_create

em Ter 21 Ago 2012, 13:27
@henriquebr escreveu:
@kapoty escreveu:Bom... Para isso você terá que checar para que lado o player esta andando, Para isso você terá que salvar a direção em uma var... Vou dar um exemplo :

Create:

Código:
direcao=""

Step:

Código:
if keyboard_check(vk_up) {codigo de andar;direcao="cima"}
if keyboard_check(vk_down) {codigo de andar;direcao="baixo"}
if keyboard_check(vk_left) {codigo de andar;direcao="esquerda"}
if keyboard_check(vk_right) {codigo de andar;direcao="direita"}
Código:
if global.arma1=1 then {
if keyboard_check_pressed(vk_space)
{
if direcao="direita" {[b]oo[/b]=instance_create(obj_player.x,obj_player.y,obj_bala_arma1);[b]oo[/b].hspeed=5}
if direcao="esquerda" {[b]oo[/b]=instance_create(obj_player.x,obj_player.y,obj_bala_arma1);[b]oo[/b].hspeed=-5}
if direcao="cima" {[b]oo[/b]=instance_create(obj_player.x,obj_player.y,obj_bala_arma1);[b]oo[/b].vspeed=-5}
if direcao="baixo" {[b]oo[/b]=instance_create(obj_player.x,obj_player.y,obj_bala_arma1);[b]oo[/b].vspeed=5}
}
}

Espero que tenha entendido, Mas e claro que você terá que adaptar o código de acordo com o seu projeto.
flw

hmm, vle vou tentar aki, mas eu nao entendi o que essa parte ai queeu destaquei no codigo do step (esse tal "oo") scratch

Digamos que este "oo" e a variável que usei para salvar o id do obj_bala_arma1 que acabei de criar para que possamos setar a sua hspeed!
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Re: [Resolvido]Duvida com instance_create

em Ter 21 Ago 2012, 14:02
ata, tipo na esquerda e direita funfo blzinha, mas pra cima e pra baixo ele atira pras diagonais, e eu quero que ele va reto para cima....
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Re: [Resolvido]Duvida com instance_create

em Ter 21 Ago 2012, 14:57
Ops erro meu troque o código para :
Step:

Código:
if keyboard_check(vk_up) {codigo de andar;direcao="cima"}
if keyboard_check(vk_down) {codigo de andar;direcao="baixo"}
if keyboard_check(vk_left) {codigo de andar;direcao="esquerda"}
if keyboard_check(vk_right) {codigo de andar;direcao="direita"}
Código:
if global.arma1=1 then {
if keyboard_check_pressed(vk_space)
{
if direcao="direita" {oo=instance_create(obj_player.x,obj_player.y,obj_bala_arma1);oo.hspeed=5} else
if direcao="esquerda" {oo=instance_create(obj_player.x,obj_player.y,obj_bala_arma1);oo.hspeed=-5} else
if direcao="cima" {oo=instance_create(obj_player.x,obj_player.y,obj_bala_arma1);oo.vspeed=-5} else
if direcao="baixo" {oo=instance_create(obj_player.x,obj_player.y,obj_bala_arma1);oo.vspeed=5}
}
}
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Re: [Resolvido]Duvida com instance_create

em Ter 21 Ago 2012, 18:41
ainda ta atirando na diagonal (quando vai pra cima e pra baixo)
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Re: [Resolvido]Duvida com instance_create

em Ter 21 Ago 2012, 19:02
Entao o problema deve estar no create do obj_bala_arma1, Va no create e tire o hspeed=? e me fale se resolveu!
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Re: [Resolvido]Duvida com instance_create

em Ter 21 Ago 2012, 19:18
aeee, era isso msm, vlw kapoty, (add no msn pra se eu tiver + duvidas: henriqueacb@hotmail.com :p) topico resolvido!
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Re: [Resolvido]Duvida com instance_create

em Ter 21 Ago 2012, 19:26
De nada! Qualquer coisa tamo ai flw
Ah e já enviei o convite!
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