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Draw Global Vidas Arkanoid

em Sex 17 Ago 2012, 22:33
Então galera, estou criando um jogo de Arkanoid; No objeto controle, coloquei global.vidas=3 no evento Game Start. Até aí tudo bem; Agora quero saber como desenhar o número de vidas (por ex: com corações), pois é global, e não sei fazer isso.
Geralmente faço todo o sistema de vidas em Drag and Drop, mas agora, como é global e talz, não consigo.
Então é isso, to com problema pra desenhar os ícones das vidas. Obrigado desde já!


Última edição por EBuddy' em Sab 18 Ago 2012, 12:25, editado 1 vez(es)
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Re: Draw Global Vidas Arkanoid

em Sex 17 Ago 2012, 22:49
Create :
Código:
posX[0]=6
posX[1]=22
posX[2]=38
posY=6

//PosX = Posição X baseada em uma sprite 16x16 com espaçamento de 6 px.

Draw :
Código:

if global.vidas=1{draw_sprite(spr_coracao,-1,posX[0],posY)}
if global.vidas=2{draw_sprite(spr_coracao,-1,posX[0],posY)draw_sprite(spr_coracao,-1,posX[1],posY)}
if global.vidas=3{draw_sprite(spr_coracao,-1,posX[0],posY) draw_sprite(spr_coracao,-1,posX[1],posY) draw_sprite(spr_coracao,-1,posX[2],posY)}

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Re: Draw Global Vidas Arkanoid

em Sab 18 Ago 2012, 12:24
@Need 90 escreveu:Create :
Código:
posX[0]=6
posX[1]=22
posX[2]=38
posY=6

//PosX = Posição X baseada em uma sprite 16x16 com espaçamento de 6 px.

Draw :
Código:

if global.vidas=1{draw_sprite(spr_coracao,-1,posX[0],posY)}
if global.vidas=2{draw_sprite(spr_coracao,-1,posX[0],posY)draw_sprite(spr_coracao,-1,posX[1],posY)}
if global.vidas=3{draw_sprite(spr_coracao,-1,posX[0],posY) draw_sprite(spr_coracao,-1,posX[1],posY) draw_sprite(spr_coracao,-1,posX[2],posY)}

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O caaara, valeu ae, deu certinho! Very Happy

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Re: Draw Global Vidas Arkanoid

em Sab 18 Ago 2012, 14:40
mas esse não é o melhor método, porque só pega os valores de 1vida, 2vida e 3vida, se tiver mais ou menos não irá aparecer.

você pode faer assim:
http://gmbr.forumeiros.com/t17573-como-fazer-vidas-tipo-as-do-pacman-no-game-maker-80#132545

ou Assim(é o que uso):
http://gmbr.forumeiros.com/t20545-duvida-draw-nao-funciona#154653
Spoiler:

Código:
for(ii=0 ii<vidas ii+=1)
    {
    draw_sprite(sprite_index,0,x+(ii*sprite_width),y);
    }
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