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Tuto Introdução aos argumentos
5 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Tuto Introdução aos argumentos
- Título: Introdução aos argumentos
- Versão do GM: Qualquer
- Dificuldade: Iniciante
- Link para download da Engine: Indisponivél
- Requer Extensões: Não.
- Requer DLLs: Não.
- Tags: Argumentos; Argument; script;
Os argumentos são usados nos scripts da pasta script.
Por exemplo:
Você quer criar um script de movimento RPG.
Então crie um script na pasta script com o nome de “mover” sem aspas, então coloque os códigos:
- Código:
if keyboard_check(vk_up){y-=argument0}//define a velocidade vertical subindo
if keyboard_check(vk_down){y+=argument0}//define a velocidade vertical descendo
if keyboard_check(vk_left){x-=argument1}//define velocidade horizontal esqueda
if keyboard_check(vk_right){x+=argument1}//define velocidade horizontal direita
Estes argumentos funcionam assim:
No código que citado acima com o nome de “mover” sem as aspas, quando você chamar esse script no objeto é assim:
mover(argument0,argument1) que é
mover(velocidade vertical, velocidade horizontal)
Então você substitui argument0(que no caso é a velocidade vertical) pelo valor que você quer que seja a velocidade vertical do player.
E argument1(que no caso será a velocidade horizontal) pelo valor que você quer que seja a velocidade horizontal do player.
Exemplo:
No step do obj_player você coloca o codigo:
- Código:
mover(5,10) //A velocidade vertical será=5, e a velocidade horizontal será=10.
Edit: @Saim
Obs: Se nada for colocado como argumento, o game maker entende que os argumentos são "zero".
Exemplo:Se você colocar no player o codigo:
- Código:
mover(5,)
- Código:
mover(5)
Bom já deixei meu recado pessoal.
Façam bom proveito.
Reportem-me por qualquer erro que existir.
Qualquer duvida é só perguntar.
Última edição por GabrielXavier em Qui 18 Set 2014, 00:51, editado 5 vez(es) (Motivo da edição : Correções Ortograficas)
GabrielXavier- Games Ranking :
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Re: Tuto Introdução aos argumentos
Para uma introdução até que está bom, mas poderia fazer um tutorial completo sobre arguments já que eles não são "tão" difíceis de se entender!
Flw!
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Re: Tuto Introdução aos argumentos
@gabrielsch: o que mais existe a respeito de argumentos? Oh, sim! Falta avisar que, se nada for colocado como argumento, o game maker entende que os argumentos são "zero". Mais alguma coisa?
@Gabrielgeh: Pra ir pra baixo e pra direita, você se esqueceu do "+". Da forma como está, o script vai mover a personagem INSTANTANEAMENTE pra posição colocada no argumento.
@Gabrielgeh: Pra ir pra baixo e pra direita, você se esqueceu do "+". Da forma como está, o script vai mover a personagem INSTANTANEAMENTE pra posição colocada no argumento.
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Re: Tuto Introdução aos argumentos
Realmente não há muito o que dizer sobre argumentos. A única (além da que você falou) que eu consigo pensar é o "argument_relative", que seria um mistério. Ele só é usado na criação de libs para o GM, informando se o "Relativa" da caixinha de propriedades está ativado.saim escreveu:@gabrielsch: o que mais existe a respeito de argumentos? Oh, sim! Falta avisar que, se nada for colocado como argumento, o game maker entende que os argumentos são "zero". Mais alguma coisa?
Não é isto, é que de alguma forma o fórum faz isso com os "+". Não sei por que.saim escreveu:@Gabrielgeh: Pra ir pra baixo e pra direita, você se esqueceu do "+". Da forma como está, o script vai mover a personagem INSTANTANEAMENTE pra posição colocada no argumento.
- Código:
i += 1;
Re: Tuto Introdução aos argumentos
@Gabrielsch
Oque eu entendia sobre os Arguments eu coloquei tudo na intro.
Obrigado pelo post.
@Saim
Adicionei ao tuto a parte que você citou e coloquei o "+" também obrigado por avisar, "Se nada for colocado como argumento, o game maker entende que os argumentos são "zero". "
Obrigado Saim.
@ Luiz_eldorado
Não conheço esse argument_relative!
Mas posso pesquisar i adicionar ao tuto assim qu tiver um tempo.
Realmente eu tinha colocado o "+" tenho certeza por que eu copiei o codigo da engine de exemplo que fiz e colei no topico!
O forum está consumindo os "+" mesmo.
Obrigado pelo post também.
Oque eu entendia sobre os Arguments eu coloquei tudo na intro.
Obrigado pelo post.
@Saim
Adicionei ao tuto a parte que você citou e coloquei o "+" também obrigado por avisar, "Se nada for colocado como argumento, o game maker entende que os argumentos são "zero". "
Obrigado Saim.
@ Luiz_eldorado
Não conheço esse argument_relative!
Mas posso pesquisar i adicionar ao tuto assim qu tiver um tempo.
Realmente eu tinha colocado o "+" tenho certeza por que eu copiei o codigo da engine de exemplo que fiz e colei no topico!
O forum está consumindo os "+" mesmo.
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GabrielXavier- Games Ranking :
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Re: Tuto Introdução aos argumentos
Os scripts e afins (como argumentos) funcionam perfeitamente no motor Game Maker Lite , a unica limitação dele e só o fato de algumas funções não serem acessíveis.Quanto ao tutorial ficou bom , deu para ter uma noção básica sim de como usar os argumentos.Gabrielgeh escreveu:Requerimentos: Usei o Game Maker 8 PRO
Até onde sei , argumentos só podem ser usados em scripts , não me referindo a algo que foi dito aqui , apenas uma observação.
Ate+
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