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Duvida - Troca de Rooms
4 participantes
Página 1 de 1
Duvida - Troca de Rooms
Bem... estou aperfeiçoando meu Castlevania, então, sendo um game de plataforma após o objeto personagem “sair” dos parâmetros da room atual, tenho q trocá-la.
Minha dúvida é o seguinte:
Eu fiz um evento q verifica a todo instante se o objeto personagem saiu ou naum da room, e se sair ele a troca pela próxima!
O problema é q após ocorrer essa troca de room, o personagem sofre uma parada!
Tipow, não era para isso ocorrer, já q os comandos dele estão em keybor. Ele volta a se movimentar normalmente se o jogador apertar novamente o comando, pois se ele continuar segurando o botão q estava (exemplo: direita) o personagem fica parado!
O q eu fasso?
É um erro na troca de room ou na movimentação?
CODIGO:
No evento do personagem de Outside Room:
if x>=room_width-4
{
room_goto_next()
x=4
}
if x<=4
{
room_goto_previous()
x=room_width-4
}
Minha dúvida é o seguinte:
Eu fiz um evento q verifica a todo instante se o objeto personagem saiu ou naum da room, e se sair ele a troca pela próxima!
O problema é q após ocorrer essa troca de room, o personagem sofre uma parada!
Tipow, não era para isso ocorrer, já q os comandos dele estão em keybor. Ele volta a se movimentar normalmente se o jogador apertar novamente o comando, pois se ele continuar segurando o botão q estava (exemplo: direita) o personagem fica parado!
O q eu fasso?
É um erro na troca de room ou na movimentação?
CODIGO:
No evento do personagem de Outside Room:
if x>=room_width-4
{
room_goto_next()
x=4
}
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room_goto_previous()
x=room_width-4
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joao_belmont- Data de inscrição : 19/10/2008
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Re: Duvida - Troca de Rooms
quando a room reinicia, os comandos sao postos a zero, e se vc esta usando algo com pressed para movimentação, nao via funcionar
Re: Duvida - Troca de Rooms
Naum cara, naum é rpecioned é apenas keyborsd (a responsavel por apenas segurar) a tecla.
É por isso q achei estranho!
Esqueci de mencionar q o objeto personagem muda para um outra room mas ele é percistent!
Se alguem souber o pq eu sou muito grato
É por isso q achei estranho!
Esqueci de mencionar q o objeto personagem muda para um outra room mas ele é percistent!
Se alguem souber o pq eu sou muito grato
joao_belmont- Data de inscrição : 19/10/2008
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Re: Duvida - Troca de Rooms
Eu fiz um game e tive este mesmo problema. Tipo eu estava fugindo e um inimigo com meu persongem então quando mudava de room o inimigo as vezes me pegava porque o GM "desengatava" a tecla. No meu jogo isso acontecia algumas vezes não todas. Pra resolver isso o único jeito que encontrei foi criar uma variavel que armazenava a ultima tecla pressionada, então quando mudava de room eu dava um comando keyboard_key_press(variavel) para simular o pressionamento da tecla. Talvez funcione pra você.
Re: Duvida - Troca de Rooms
Insfelizmente não deu certo T_T
Na verdae, so não funciona pelo fato de o personagem mudar de objeto (ex:obj_ataque) ao apertar alguma tecla... assim quando eu passo de room, ele refaz essa tecla e refaz a ação de trocar de objeto.
O geito e continuar tentando e procurando por ajuda...
Msm assim valeu a todos q ajudaram
E se alguem ai saber... PLS ME DIGA!!!!1!11! XD
Na verdae, so não funciona pelo fato de o personagem mudar de objeto (ex:obj_ataque) ao apertar alguma tecla... assim quando eu passo de room, ele refaz essa tecla e refaz a ação de trocar de objeto.
O geito e continuar tentando e procurando por ajuda...
Msm assim valeu a todos q ajudaram
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joao_belmont- Data de inscrição : 19/10/2008
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Re: Duvida - Troca de Rooms
Entendi, mais oque você poderia fazer, seguindo essa linha de raciocinio seria mapear somente as teclas de movimentação. Talvez funcione
Re: Duvida - Troca de Rooms
Bem... consegui dar um geito nesse problema!
Quero agradecer ao Vinians q me deu uma OTIMA dica... inicialmente naum funcionol! Mas acho pq o game dele deveria ser um poko diferente ao meu... mas a ideia é a mesmo ;)
Eu usei:
event steep do objeto personagem:
tecla=keyboard_lastkey
event room start do objeto personagem:
if image_xscale=1 {keyboard_key_press(vk_right)}
else {keyboard_key_press(vk_left)}
if tecla=vk_up {keyboard_key_press(vk_up)}
Pode ver q naum mudo tanta coisa do q ele disse para o q eu usei...
Se alguem estiver com esse mesmo problema espero ter ajudado tbm
Vlw a todos!!! o/
Quero agradecer ao Vinians q me deu uma OTIMA dica... inicialmente naum funcionol! Mas acho pq o game dele deveria ser um poko diferente ao meu... mas a ideia é a mesmo ;)
Eu usei:
event steep do objeto personagem:
tecla=keyboard_lastkey
event room start do objeto personagem:
if image_xscale=1 {keyboard_key_press(vk_right)}
else {keyboard_key_press(vk_left)}
if tecla=vk_up {keyboard_key_press(vk_up)}
Pode ver q naum mudo tanta coisa do q ele disse para o q eu usei...
Se alguem estiver com esse mesmo problema espero ter ajudado tbm
Vlw a todos!!! o/
joao_belmont- Data de inscrição : 19/10/2008
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Re: Duvida - Troca de Rooms
Bem... eu pensava q o erro havia corrigido, mas se eu mudar de room, clicando rapidamente a tecla e estando perto do evento de troca, a ponto de trocar a room e minha teclas não estiver precionada logo depois, o personagem caminha sozinho =/
Bem... se alguem saber alguma outra solução...
PS: Pode não parecer, ams desde 1 dia antes de eu postar aki ate AGORA eu to tentando resolver SEM PARAR esse problema!!! T_T
E vinians, o q seria mapear as teclas de movimentação???
Bem... se alguem saber alguma outra solução...
PS: Pode não parecer, ams desde 1 dia antes de eu postar aki ate AGORA eu to tentando resolver SEM PARAR esse problema!!! T_T
E vinians, o q seria mapear as teclas de movimentação???
joao_belmont- Data de inscrição : 19/10/2008
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Re: Duvida - Troca de Rooms
Já tentou o comando io_clear()? Eu tô lembrando de cabeça e não sei se é exatamente isso mas dê uma olhada no help do GM (na parte que fala das teclas) e você vai encontrar algo mais ou menos assim.
Esse comando zera o estatus de pressionamento das teclas, pode ser que ajude. Também tem outro que se chama keyboard_clear().
Não sei se pode funcionar mas é uma possibilidade.
Esse comando zera o estatus de pressionamento das teclas, pode ser que ajude. Também tem outro que se chama keyboard_clear().
Não sei se pode funcionar mas é uma possibilidade.
Última edição por M.A.S. em Dom 08 Mar 2009, 16:32, editado 1 vez(es)
M.A.S.- Data de inscrição : 03/01/2009
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Re: Duvida - Troca de Rooms
M.A.S.:
Bem.... é exatamente isso q eu NAUM QUERO XD
Usar io_clear() ou keyborad_clear() no inicio da room dario o erro inicial q citei neste topico, pois ao trocar de room o objeto personagem ficaria parado enquanto o jogador em si estaria apertando a tecla.
Mas valeu ´pela atenção
Gusba:
Blz. So vou ter q esperar um pouco, pq não to conseguindo baxar pelo rapshare... o q é estranho, não me lembro de ter baxado nada dele a uns 2 meses xP
(desculpe se tiver erros de ortografia, estou correndo aki)
Bem.... é exatamente isso q eu NAUM QUERO XD
Usar io_clear() ou keyborad_clear() no inicio da room dario o erro inicial q citei neste topico, pois ao trocar de room o objeto personagem ficaria parado enquanto o jogador em si estaria apertando a tecla.
Mas valeu ´pela atenção
Gusba:
Blz. So vou ter q esperar um pouco, pq não to conseguindo baxar pelo rapshare... o q é estranho, não me lembro de ter baxado nada dele a uns 2 meses xP
(desculpe se tiver erros de ortografia, estou correndo aki)
joao_belmont- Data de inscrição : 19/10/2008
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Re: Duvida - Troca de Rooms
Gusba:
Em preve... Muito breve mesmo....
MAS se eu conseguir arrumar isso T_T
Tipow, eu ja vi essa sua engine basica aki. E por alguem motivo maluko, naum funciona no meu game!!! O_O
Ele simplesmente fica parado, esperando vc apertar uma tecla q vc ja esta segurando!
Ja faz quase 1 semana q so to nisso! Tendando arrumar esse bug...
Ja baxei engine de tudo q é coisa =/
Se continuar assim, não sei se o game vai para frente! O q seria uma pena, pois tenho uma equipe muito boa!
Temos ja os dialogos em portugues e ingles, script, bestiario, fases, historia, enrredo e ate Art Works muito bem feitas!
Não gostaria MESMO de dar essa noticia ruim a minha equipe T_T
Em preve... Muito breve mesmo....
MAS se eu conseguir arrumar isso T_T
Tipow, eu ja vi essa sua engine basica aki. E por alguem motivo maluko, naum funciona no meu game!!! O_O
Ele simplesmente fica parado, esperando vc apertar uma tecla q vc ja esta segurando!
Ja faz quase 1 semana q so to nisso! Tendando arrumar esse bug...
Ja baxei engine de tudo q é coisa =/
Se continuar assim, não sei se o game vai para frente! O q seria uma pena, pois tenho uma equipe muito boa!
Temos ja os dialogos em portugues e ingles, script, bestiario, fases, historia, enrredo e ate Art Works muito bem feitas!
Não gostaria MESMO de dar essa noticia ruim a minha equipe T_T
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Re: Duvida - Troca de Rooms
cara, é chato, mas eu posso arrumar pra vc, mas o problema é a engine né, mande um mp para conversarmos.
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