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lengthdir_y e lengthdir_x ?
5 participantes
Página 1 de 1
lengthdir_y e lengthdir_x ?
eae galera
bom eu quero saber como usar o lengthdir_y e lengthdir_x para fazer um tiro sair da ponta da arma ao inves de sair da ponta do joelho do cara q é o q ta acontecendo comigo.
alguem tem alguma engine ??
vlw obrigado
*edit estou usando esse codigo
bom eu quero saber como usar o lengthdir_y e lengthdir_x para fazer um tiro sair da ponta da arma ao inves de sair da ponta do joelho do cara q é o q ta acontecendo comigo.
alguem tem alguma engine ??
vlw obrigado
*edit estou usando esse codigo
- Código:
instance_create(x+lengthdir_x(+72,image_angle),y+lengthdir_y(-36,image_angle),obj_tiro)
lucas8lima- Data de inscrição : 20/06/2011
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Re: lengthdir_y e lengthdir_x ?
Eu sugiro vc tentar entender primeiro a função ao invés de simplesmente pegar um codigo já pronto, vou da uma breve explicação:
Essa função ( lenghtdir_x )
retorna com um valor matematico, horizontal do vetor relativo ao objeto cujo código foi utilizado, repara nesta imagem:
O nome destas setas são "vetores" você pode aprender mais sobre isso em aulas de fisica, cada vetor tem direção e sentido, direção no caso seria horizontal ou vertical, e sentido direita, esquerda, cima , baixo. a função lenghdir usa vetores como na imagem, então você vai determinar a direção e o sentido do vetor correspondente ao projétil a ser disparado.
instance_create(x+lengthdir_x(15,direction)+lengthdir_x(7,direction -90),y+lengthdir_y(15,direction)+lengthdir_y(7,direction-90),obj_smgbullet)
onte tem "obj_smgbullet" é pra ser no caso, o projétil a ser disparado.
Flw
ps: dei uma editada pra ficar melhor de entender : P
Essa função ( lenghtdir_x )
retorna com um valor matematico, horizontal do vetor relativo ao objeto cujo código foi utilizado, repara nesta imagem:
O nome destas setas são "vetores" você pode aprender mais sobre isso em aulas de fisica, cada vetor tem direção e sentido, direção no caso seria horizontal ou vertical, e sentido direita, esquerda, cima , baixo. a função lenghdir usa vetores como na imagem, então você vai determinar a direção e o sentido do vetor correspondente ao projétil a ser disparado.
instance_create(x+lengthdir_x(15,direction)+lengthdir_x(7,direction -90),y+lengthdir_y(15,direction)+lengthdir_y(7,direction-90),obj_smgbullet)
onte tem "obj_smgbullet" é pra ser no caso, o projétil a ser disparado.
Flw
ps: dei uma editada pra ficar melhor de entender : P
Última edição por Esaucm98 em Ter 14 Ago 2012, 21:29, editado 3 vez(es)
Re: lengthdir_y e lengthdir_x ?
cara funciono mas ta saindo de baixo do cano e um pouco de tras da arma.
que numero eu tenho que editar ??
que numero eu tenho que editar ??
lucas8lima- Data de inscrição : 20/06/2011
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Re: lengthdir_y e lengthdir_x ?
lucas8lima escreveu:cara funciono mas ta saindo de baixo do cano e um pouco de tras da arma.
que numero eu tenho que editar ??
opa, opa. desculpa, esqueci de falar que esse codigo eu uso pro meu jogo com camera top-down, creio que vc esteja fazendo um jogo de plataforma... ?
Bom tenta esse codigo aqui então
instance_create(x+lengthdir_x(40,direction),y+lengthdir_y(40,
direction),obj_bala);
eu não sei se vai sair direitinho, mas tenta
Re: lengthdir_y e lengthdir_x ?
ainda não deu até tentei editar o numero mas num deu
vlw
vlw
lucas8lima- Data de inscrição : 20/06/2011
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Re: lengthdir_y e lengthdir_x ?
Aff, não entendi, mas deixa, tenta fazer assim
centraliza a imagem no mesmo plano horizontal onde esta a arma, ai no objeto do projétil vc coloca depth=30 por exemplo e do jogador deixa 0
centraliza a imagem no mesmo plano horizontal onde esta a arma, ai no objeto do projétil vc coloca depth=30 por exemplo e do jogador deixa 0
Re: lengthdir_y e lengthdir_x ?
aff deixaaa
lucas8lima- Data de inscrição : 20/06/2011
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Re: lengthdir_y e lengthdir_x ?
Fiz um pequeno exemplo do uso desses dois códigos, a engine é bem simples mas acho que com ela você consegue compreender o uso dos códigos:
Engine - Length X e Y
Flw!
Engine - Length X e Y
Flw!
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Re: lengthdir_y e lengthdir_x ?
mas é claro que em caso de duvida você sempre pode usar:
Tem o mesmo resultado e eu particulamente acho mais fácil de fazer.
- Código:
distancia= //distancia que o obj_bullet será criado do player
instance_create(x+sin(degtorad(image_angle))*distancia,
y-cos(degtorad(image_angle))*distancia,obj_bullet)
Tem o mesmo resultado e eu particulamente acho mais fácil de fazer.
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Re: lengthdir_y e lengthdir_x ?
Nesse caso as posições estariam invertidas. O cosseno é para o eixo x e o seno para o y.
- Código:
distancia= //distancia que o obj_bullet será criado do player
instance_create(x+sin(degtorad(image_angle))*distancia,
y-cos(degtorad(image_angle))*distancia,obj_bullet)
Até mais!
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Re: lengthdir_y e lengthdir_x ?
seras q se eu mandar o meu jogo para algum de vcs algum de vcs corrigem o bug ???
alguem por favor ajuda
vlww
alguem por favor ajuda
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lucas8lima- Data de inscrição : 20/06/2011
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Re: lengthdir_y e lengthdir_x ?
Eles são usados pela função lengthdir, o que dá no mesmo:
Até mais!
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Re: lengthdir_y e lengthdir_x ?
a é, coloquei ao contrario, /:
Se tem que o create do sprite está a 10 pixels em y da posição que você quer que o tiro apareça, (Por exemplo) basta adicionar essa informação no code, ex:
Se tem que o create do sprite está a 10 pixels em y da posição que você quer que o tiro apareça, (Por exemplo) basta adicionar essa informação no code, ex:
- Código:
distancia= //distancia que o obj_bullet será criado do player
instance_create(x+cos(degtorad(image_angle))*distancia,
y-sin(degtorad(image_angle))*distancia-10,obj_bullet)
Thiago_o_programador- Games Ranking :
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Re: lengthdir_y e lengthdir_x ?
Thiago_o_programador deu umaa editada no seu code e deu certo
obgg vlww
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lucas8lima- Data de inscrição : 20/06/2011
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Re: lengthdir_y e lengthdir_x ?
Como citou o esperto saim:
Tópico trancado.
É melhor "ah, entendi" ou "blz, funcionou aqui!"?
Tópico trancado.
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