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Preciso de ajuda com IA para inimigo atirar...

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Preciso de ajuda com IA para inimigo atirar... Empty Preciso de ajuda com IA para inimigo atirar...

Mensagem por GabrielXavier Sex 03 Ago 2012, 02:57

Pessoal to desenvolvendo um joguinho aqui simplesinho mas preciso de um IA para ele e nao to conseguindo faze...
Se alguem souber fazer me ajude pf...
Preciso de ajuda com IA para inimigo atirar... Duvida
Circulado de vermelho é o player 1
De azul é o player 2
e de verde é a bala
Bom o que eu preciso fazer mas não to conseguindo é o seguinte eu quero que o player 2 seja controlado pelo computador, ou seja que ele tenha uma IA.
Queria que ele sempre mirace no player 1 e atirace sempre no player 1 mesmo se eu mudasse a posiçao deles na room, estou usando o image_angle para mirar e atirar para a rumo certo com o player 1 mas não consegui fazer a IA do player 2 e tentei muito dezde meia noite ate agora.
Não sei oque tenho que usar como referencia para calcular a força e o angulo em que o player 2 deve atirar.

Esse ta sendo meu primeiro contato com IA mas não to conseguindo,
se alguem que ja é mais esperiente souber me ajude ficarei mto grato Happy .
Ja adianto um muito obrigado se alguem tentar me ajudar...


Última edição por Gabrielgeh em Ter 28 Ago 2012, 21:43, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Jiraya Sex 03 Ago 2012, 03:05

tente isso
no step do "Player2"
Código:

if(instance_exists(Player1))//se o player existir/ então a IA funcionará
{
image_angle=point_direction(x,y,Player1.x,Player1.y);//mirar para o player1
if(alarm[0]==-1)//checa se o alarm[0] esta inativo
{
H=instance_create(x,y,OBJ_TIRO);//cria o objeto tiro e guarda a id dele
H.direction=image_angle;//define a direção da instancia do tiro
H.speed=24;//define a velocidade do tiro
alarm[0]=30;//define o intervalo entre cada tiro
}else alarm[0]-=1;
}
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Preciso de ajuda com IA para inimigo atirar... Empty Ajuda com IA

Mensagem por God_of_war425 Sex 03 Ago 2012, 08:45

if instance_exist(obj_player) and distance_to_object(obj_player) >=200
{
mp_potential_step(obj_player.x,obj_player.y,3,0);
image_angle = point_direction(x,y,obj_player.x,obj_player.y)
}

if instance_exist(obj_player) and distance_to_object(obj_player) >=200 and atirar = true
{
instance_create(x,y,obj_tiro_inimigo)
atirar = false
alarm[0] = 7
}

Alarm[0]

atirar = true

Objto Tiro

direction = point_direction(x,y,obj_player.x,obj_player.y)
image_angle = direction
speed = 35

Funciona perfeitamente.flw
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Mensagem por GabrielXavier Qua 08 Ago 2012, 23:29

Jiraya
Obrigado pela IA funciona perfeitamente, mas no meu projeto não deu certo, pois nele a bala tem uma gravidade.

O projeto era pro Atari Remakers, mas desisti da participação, por que na época de aulas não tenho tempo, tenho que dividir meu tempo em escola, namoro e outras coisas ai não sobra tempo para um projeto!

God_of_war425
Aee amigo,
Não entendi muito bem sua IA tentei usa-la, mas não consegui.
Mas valeu pela tentativa Happy .
Obrigado a vocês dois pela ajuda...
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Mensagem por saim Qui 09 Ago 2012, 14:35

Gabrielgeh escreveu:
Jiraya
Obrigado pela IA funciona perfeitamente, mas no meu projeto não deu certo, pois nele a bala tem uma gravidade.
É em plataforma, então? Pro tiro acertar, você vai precisar de prever como a parábola será descrita. O Pedro mostra como fazer isso aqui. Eu não consigo ver sua imagem daqui, então estou tomando as respostas dos demais como base. Ambas se referem a jogos top-down, então estou confuso a como incluir gravidade, nesse caso

Gabrielgeh escreveu:Aee amigo,
Não entendi muito bem sua IA tentei usa-la, mas não consegui.
Mas valeu pela tentativa Happy .
Obrigado a vocês dois pela ajuda...
A IA do God_of_war425 funciona bem, desde que o jogo seja em top-down. Coloque o primeiro código no step do inimigo, o código do alarm no alarm (dã) e o último código no create do tiro. O mp_potential_step é só pro caso de você querer que o inimigo se movimente. Checar pela distância é só se você não quiser que ele atue de perto. Ah, você deve declarar "atirar=true", no create do inimigo.
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Mensagem por Mr. Kaleb Qui 09 Ago 2012, 15:10

Saim, é como se fossem 2 canhões, ai no caso, a engine do Pedro cairia bem, já que a gravidade está inclusa.
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Mensagem por GabrielXavier Sex 10 Ago 2012, 21:36

ohh,
Sim obrigado Saim era disso qu eu precisava mesmo, mas agora ja é bastante tarde para poder iniciar um projeto para o concursso.
No meu caso devido aos graficos, pois apesar de eu seu um iniciante axo que ainda daria tempo de faser a mecanica do pequeno game.
Obrigado a vocês que ajudaram...
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Mensagem por PedroX Sex 10 Ago 2012, 22:29

É em plataforma, então? Pro tiro acertar, você vai precisar de prever como a parábola será descrita. O Pedro mostra como fazer isso aqui.
Parece que esses exemplos estão sendo úteis.

@Gabrielgeh

Você gostou mais de qual exemplo?
Queria saber para poder fazer algo melhor.

Até mais!

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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


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Mensagem por GabrielXavier Sex 10 Ago 2012, 23:21

Ixiii Pedro desculpa estava lendo uns tutoriais do Corel darw x5 aqui por que estou indignando não sei fazer imagens e sei que para eu ter sucesso com meus games tenho que ter gráficos originais meus, então decidi estudar, seria legal se aqui no fórum tivesse muito sobre imagens também, mas tem bem pouco.

Pedro eu achei útil para cobrir minhas necessidades o ultimo (acho que é o ultimo, é oque funciona no x e no y) exemplo, por que o y do alvo iria mudar e o y do player também, mas desisti do projeto, pois já disse os motivos.
Obrigado a você também Pedro, pois essas engines podem sim ajudar muita gente inclusive eu.

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Mensagem por vinians Sex 10 Ago 2012, 23:23

Amigo, a um tempo atraz eu fiz um exemplo sobre isso, acabei de disponibilizar aqui no fórum veja Aqui!
Flws!
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