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[Resolvido]Bug xato do caramba, alguem ajuda ae?

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[Resolvido]Bug xato do caramba, alguem ajuda ae?

Mensagem por henriquebr em Qui 09 Ago 2012, 19:30

Tipo galera, eu coloquei um game_start no controller, e coloquei nele um set lives > 3.
Ai blz, mas se eu coloco o menu na frente da room que ta o controlador, quando eu clico em iniciar no menu e vou pra room, começa com 0 vidas, mas se eu começar com a room1 no começo, fica tudo belezinha, alguem sabe ai arruma or problema?


Última edição por henriquebr em Sab 11 Ago 2012, 12:26, editado 2 vez(es)
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Re: [Resolvido]Bug xato do caramba, alguem ajuda ae?

Mensagem por SoMateus em Qui 09 Ago 2012, 19:35

ae cara vc deve tah errando na parte de {set lives > 3}
mais eu acho que tem que ser {set lives = 3}
entao tem que ser o sinal de "=" e nao ">"
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Re: [Resolvido]Bug xato do caramba, alguem ajuda ae?

Mensagem por henriquebr em Qui 09 Ago 2012, 19:40

nao, so coloquei isso pra demonstrar, eu coloque na verdade o lib que vem junto com o gmaker.
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Re: [Resolvido]Bug xato do caramba, alguem ajuda ae?

Mensagem por Misterioso em Qui 09 Ago 2012, 19:59

.GMK Please?
Assim fica difícil saber qual é o problema!

Até Mais!
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Re: [Resolvido]Bug xato do caramba, alguem ajuda ae?

Mensagem por henriquebr em Qui 09 Ago 2012, 20:06

hmmm, add ai no msn: henriqueacb@hotmail. te passo por ele....

mais alguem ajuda ae???
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Re: [Resolvido]Bug xato do caramba, alguem ajuda ae?

Mensagem por CRP-Max em Qui 09 Ago 2012, 20:40

O evento game_start, tem que estar na primeira room do jogo pra funcionar.
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Re: [Resolvido]Bug xato do caramba, alguem ajuda ae?

Mensagem por henriquebr em Qui 09 Ago 2012, 20:49

, entao nao vai dar, pq se nao vai aparecer as vidas no menu, tem outro jeito de assim, quando perder uma vida e reinicia-la, começar essa fase sem essa vida?
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Re: [Resolvido]Bug xato do caramba, alguem ajuda ae?

Mensagem por saim em Qui 09 Ago 2012, 20:57

Acho que o room_start seria um bom substituto pro game_start, no seu caso.
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Re: [Resolvido]Bug xato do caramba, alguem ajuda ae?

Mensagem por henriquebr em Qui 09 Ago 2012, 21:02

mas tipo, se eu colocar o room_start, quando ele perdesse uma vida e reiniciasse a room, essa vida perdida seria recuperada, e e o que eu nao quero....
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Re: [Resolvido]Bug xato do caramba, alguem ajuda ae?

Mensagem por CRP-Max em Qui 09 Ago 2012, 21:03

@henriquebr:
Coloca na primeira room do jogo no evento game_start só a variavel, ex:
lives=3;
Lembrando que esta variável é padrão e global, e poderá ser acessada de qualquer room do jogo.

@Saim:
O problema de usar o room_start é que a variável vai perder a função na próxima room.
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Re: [Resolvido]Bug xato do caramba, alguem ajuda ae?

Mensagem por superrafao em Qui 09 Ago 2012, 21:08

Você quer dizer então que o obj controler e quem controla as vidas?
Muitos usam essa função no proprio player, acho mais facil.
Mas se você quer assim, então ok.
Dicas:
1º: não é nescesaria colocar isso no game start.
2º:Coloque no create assim: global.vidas=4 por exemplo
obs: o global. fas com que a variavel funcione o tempo todo, podendo ser alterada por qualquer outro objeto. Se um objeto ja tem o global.vida (por exemplo) o outro objeto no caso o player não prescisara ter a mesma variavel no create.
3º:coloque assim no step do player: if quando morrer global.vidas-=1
É isso, se eu não expliquei direito avisa ae.
Fui...
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Re: [Resolvido]Bug xato do caramba, alguem ajuda ae?

Mensagem por moisesBR em Qui 09 Ago 2012, 21:24

Já tentou marcar persistent?
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Re: [Resolvido]Bug xato do caramba, alguem ajuda ae?

Mensagem por saim em Sex 10 Ago 2012, 08:48

@henriquebr escreveu:mas tipo, se eu colocar o room_start, quando ele perdesse uma vida e reiniciasse a room, essa vida perdida seria recuperada, e e o que eu nao quero....
É verdade, eu imaginava que você não reiniciasse a room (simplesmente mudava a posição do objeto ou coisa do tipo). Se você reinicia a room, qualquer coisa que você fizer NESSA ROOM vai reiniciar a contagem de vidas (tipo usar o create de algum objeto: o objeto será recriado ao reiniciar a room). A idéia, então, é cercar a coisa de forma a deixar o número de vidas = 3 no início da room, mas só no começo do jogo.

Bom, uma forma tosca é checar pelo número de vidas, ainda no room_start. if vidas == 0 then vidas = 3. Só que isso tem muitas chances de bugar (por exemplo, quando o jogo estiver pra acabar, suas vidas milagrosamente voltarem a 3 - dá pra contornar isso também, se tiver gostado da idéia - mas nesse caso, o if tem que ser mais detalhado do que esse do exemplo, porque a variável pode ainda não ter sido declarada).
Outra forma é definir a variável no instante que você sai da room anterior. Pra isso, você vai ter que usar uma global, mas o lives, do game maker, já é global. Se quiser usar outra variável, simplesmente declare-a como global. No instante de clicar no botão "jogar", você define a variável com o valor que quiser e toca pra room_play. Como o evento é mais raro, tem menos chances de bugar - mas lembre-se de tomar cuidado com pause menus ou quit's, que podem te tirar do jogo sem mudar o número de vidas.
Agora, você pode sim usar o game_start e simplesmente não mostrar o valor da variável no menu. Não tem porque mostrar pro jogador o valor das variáveis (a menos que o "jogador" seja um beta tester, por exemplo). Só que isso não vai te permitir uma segunda jogada. O jogo só se inicia uma vez a cada vez que o arquivo é aberto, então eu não acho uma boa.
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Re: [Resolvido]Bug xato do caramba, alguem ajuda ae?

Mensagem por henriquebr em Sex 10 Ago 2012, 09:13

Entao como ficaria, para eu checar um variavel, no create do obj_controlador (global.vidas=lives) e entao no room start eu colocaria a lib set lives = 3. ai em outras partes do jogo, tipo no inimigos quando lançam poder no player seria lives=-1. ai aparece lá na room deps do menu, mas se eu morro e reinicia a room, essa vida volta de novo! que bugsinho xato hein? mas axho q o saim tem a solução, tem como me dar mais exemplos e + explicações ai saim por favor? vlw ai p/ todos!


Última edição por henriquebr em Sex 10 Ago 2012, 09:20, editado 1 vez(es)
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Re: [Resolvido]Bug xato do caramba, alguem ajuda ae?

Mensagem por Mr.Brum em Sex 10 Ago 2012, 09:18

faz o que o CRP-MAx falou:
@CRP-Max escreveu:@henriquebr:
Coloca na primeira room do jogo no evento game_start só a variavel, ex:
lives=3;
Lembrando que esta variável é padrão e global, e poderá ser acessada de qualquer room do jogo.

Ao setar a variável,ela não será desenhada na tela!!

E como a primeira room não deve voltar mais, e variável não vai ficar resetando.
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Re: [Resolvido]Bug xato do caramba, alguem ajuda ae?

Mensagem por henriquebr em Sex 10 Ago 2012, 09:22

pois é, entao eu teria q declarar esse variavel como falei na minha msg anterior? global.live=lives e lives=3 ?

(aguardo tb a resposta da msg anterior saim xD)
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Re: [Resolvido]Bug xato do caramba, alguem ajuda ae?

Mensagem por Mr.Brum em Sex 10 Ago 2012, 10:22

@henriquebr escreveu:pois é, entao eu teria q declarar esse variavel como falei na minha msg anterior? global.live=lives e lives=3 ?

(aguardo tb a resposta da msg anterior saim xD)

Não cara...
Não precisa de usar global.
Basta que vc declare ela numa room no início do seu jogo, pode ser na room menu,já que o player deve passar por ela antes de jogar.
Coloque no create do objeto:
Código:
lives=3

só isso...

Passando dessa room, as outras podem reiniciar a vontade...
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Re: [Resolvido]Bug xato do caramba, alguem ajuda ae?

Mensagem por henriquebr em Sex 10 Ago 2012, 10:27

hmmm, dps voui tentar, pq vou sair agora, mas podem ir dando outras sugestoes ai, please. vlw mrbrum!
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Re: [Resolvido]Bug xato do caramba, alguem ajuda ae?

Mensagem por superrafao em Sex 10 Ago 2012, 10:42

Veja se isso ajuda!
Engine!
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Re: [Resolvido]Bug xato do caramba, alguem ajuda ae?

Mensagem por henriquebr em Sab 11 Ago 2012, 12:26

vlw merbrum, funcionou! e vlw tb superrafao, mas nao foi preciso utilizar a engine, Topico Resolvido!
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