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Remakes de River Raid

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Remakes de River Raid Empty Remakes de River Raid

Mensagem por vinians Ter 07 Ago 2012, 19:45

Vejo que existem muitos que estão fazendo o remake do River Raid para o CQ #14. Entretanto é bom lembrar que que ele é um jogo infinito, ou seja o rio é gerado em tempo de execução do jogo. Muitas pessoas acham que não pois ele sempre mostra o mesmo design do rio mas isso é facilmente obtido com números aleatórios gerados por uma rotina de randomização que usa sempre a mesma "semente", isso inclusive foi confirmado pela próprial Carol em uma entrevista.
A analize por parte dos avaliadores do concurso vai levar em conta o game play do jogo e pelo que foi descrito no concurso isso será bem rígido. No caso de jogos infinitos como o River Raid é primordial que os remakes também o sejam.
Isso é somente uma observação para que os remakers game levem isso em conta já que para games em que não há um level design, como alguns jogos de tiro por exemplo isso é mais facilmente conseguido.
Estou criando (não para este concurso) um remake do River Raid em Blitz e deu um certo trabalho para que a colocação no rio dos combustiveis e inimigos fossem satisfatórias. De qualquer modo, esse é um ótimo jogo e uma õtima escolha para remake.
Para quem estiver interessado no assunto, clique Aqui para uma entrevista com a Carol.
Flws


Última edição por vinians em Ter 07 Ago 2012, 20:24, editado 1 vez(es)
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Remakes de River Raid Empty Re: Remakes de River Raid

Mensagem por Livsk Ter 07 Ago 2012, 20:19

Tem certeza que é infinito?

Pelo que eu sabia, ao chegar a pontuação 999999 terminaria.
No site do wikipédia cita um link com um cara que chegou ao fim, e no youtube tem vários videos mostrando que terminaria.

Mas se for infinito mesmo, valeu por avisar.

Flws!
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Mensagem por vinians Ter 07 Ago 2012, 20:27

livsk escreveu:Tem certeza que é infinito?

Pelo que eu sabia, ao chegar a pontuação 999999 terminaria.
No site do wikipédia cita um link com um cara que chegou ao fim, e no youtube tem vários videos mostrando que terminaria.

Mas se for infinito mesmo, valeu por avisar.

Flws!
Pois é, o cartucho que ela criou o jogo só tinha 4 kb (4096 bytes!) então como ela não tinha como criar "niveis" para o jogo devida a falta total de memória do equipamento ela "bolou" essa técnica (muito boa por sinal) de criação randômica total dos elementos do jogo.
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Mensagem por cascavelo Ter 07 Ago 2012, 20:31

Já joguei até o final, simplesmente é uma fase que o combustível acaba e não tem onde pegar, ví um vídeo no youtube ontem em que o cara atira na ponte neste instante e o jogo parece que buga, não sei se é fake. Acho que "infinito" não define bem river raid, porque por melhor que o jogador seja vai perder no mesmo lugar.
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Mensagem por Need 90 Ter 07 Ago 2012, 20:34

Mas é possível ir gerando mundo no game maker?
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Mensagem por Kapoty Ter 07 Ago 2012, 20:36

Need 90 escreveu:Mas é possível ir gerando mundo no game maker?

Claro!
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Mensagem por vinians Ter 07 Ago 2012, 20:41


Mas é possível ir gerando mundo no game maker?
Sim é possivel com certeza! É um ótimo treino de programação!

cascavelo escreveu: Já joguei até o final, simplesmente é uma fase que o combustível acaba e não tem onde pegar, ví um vídeo no youtube ontem em que o cara atira na ponte neste instante e o jogo parece que buga, não sei se é fake. Acho que "infinito" não define bem river raid, porque por melhor que o jogador seja vai perder no mesmo lugar.
O River Raid é sim infinito, pois assim como nos outros jogos infinitos, chega um momento em que você morre, mesmo se for no mesmo lugar (mas a maioria morre ante), pois é você que morre e o jogo dá o game over. Além disso os finais não são exatamente no mesmo local já que você pude usar melhor o combustivel andando mais rapido (ele não leva em conta a velocidade do avião). Um jogo para ser considerado não infinito deve ter um fim real, onde você não morre por game over quando chega no final do mesmo, ou seja, se vc morre, é você que morreu e não o jogo que acabou.
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Mensagem por PedroX Ter 07 Ago 2012, 20:45

O River Raid é sim infinito, pois assim como nos outros jogos infinitos, chega um momento em que você morre, mesmo se for no mesmo lugar (mas a maioria morre ante), pois é você que morre e o jogo dá o game over.
Vendo por esse lado, o espaço físico do jogo é infinito, mas a jogabilidade não. O ideal é que os participantes criem o jogo com espaço infinito, mas há uma hora que o combustível acaba.

Até mais!

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Mensagem por Daniel Machado Alves Ter 07 Ago 2012, 21:11

Mas eu acredito que não é pra fazer uma cópia idêntica ao jogo original e só mudar os gráficos e áudio,pelo menos eu vou tentar colocar coisas novas,lógico,sem me afastar do jogo original,por exemplo,vou fazer um remaker do space invader,o jogo original é composto por sobreviver a "ondas" de alienigenas o máximo possível e mais nada,eu não vou fazer um jogo só com isso.

O que estou querendo dizer é que,manter o jogo o + próximo do original é essencial,mas acredito que não seja pra deixar o remaker idêntico ao original,não sei quanto aos outros participantes,mas eu vou tentar inovar,se não dér certo,fazer o que né,tento na próxima...
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Mensagem por vinians Ter 07 Ago 2012, 21:31

Pedrø escreveu:
O River Raid é sim infinito, pois assim como nos outros jogos infinitos, chega um momento em que você morre, mesmo se for no mesmo lugar (mas a maioria morre ante), pois é você que morre e o jogo dá o game over.
Vendo por esse lado, o espaço físico do jogo é infinito, mas a jogabilidade não. O ideal é que os participantes criem o jogo com espaço infinito, mas há uma hora que o combustível acaba.

Até mais!
É verdade, mas vendo por esse lado, não existiriam jogos infinitos de tiro, pois eles sempre vão aumentado a dificuldade e uma hora você acaba morrendo. No caso do River Raid o a combustivel faz parte desta dificuldade e você acaba morrendo por causa dele. Mas comparando com os outros ele não deixa de ser infinito pois ele vai ficando dificil até "matar" o jogador. Assim como, Space Invaders, Seaquest, Demmon Attack, ect.
A minha preocupação é quanto a analise do concurso, como esse elemento vai ser levado em conta ?
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Remakes de River Raid Empty Re: Remakes de River Raid

Mensagem por cascavelo Ter 07 Ago 2012, 21:43

Eu acho que se o jogo participante tivesse um final isto deveria ser considerado um upgrade do original e não um defeito, o importante é o gameplay ou seja os controles e a interação do player como o jogo, se for pra fazer idêntico e só mudar os gráficos e sons, não vejo muita graça.
Eu gostaria muito que algum destes river raids que estão sendo criados inovassem um pouco, reproduzir o game original do atari me parece muito fácil, prefiro ver um jogo que mostre inovações, exemplos:
- A nave se inclinando pro lado que vai.
- fumaça saindo nos afterburners da nave.
- movimentos mais complexos dos inimigos.
- Efeitos de partículas na água, explosões e até efeitos atmosféricos.
O simples fato de guiar um caça sobre um rio em um canyon abatendo inimigos, destruindo pontes e coletando combustível para prosseguir já pode ser chamado de "river raid remake".
Eu não desqualificaria um game de "river raid" se ele inovasse por exemplo no abastecimento, se o abastecimento fosse feito por aviões tanques que o jogador tinha que se aclopar diminuindo a velocidade por um tempo pra abastecer, eu ia achar uma inovação, que só não pôde ser feito na época do original por falta de capacidade técnica.
O vídeo do youtube com o final:
https://www.youtube.com/watch?v=J0kQ1bb5tXo&feature=related

Acho que é rom adulterada, me lembro de chegar várias vezes no jogo em um ponto que não tinha combustível pra abastecer e eu perdia todas as vidas, na fase que ele está tem um monte postos de abastecimento.
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Remakes de River Raid Empty Re: Remakes de River Raid

Mensagem por vinians Ter 07 Ago 2012, 22:23

É verdade, e creio que com tantos remakes de River Raid saindo neste concurso vamos ter muita coisa boa vindo por ai!

Quanto a capacidade técnica da programadora era excelente pois na minha opnião ela "tirou leite de pedra". O problema maior era com o hardware do Atari 2600 veja:

Remakes de River Raid Atari
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Remakes de River Raid Empty Re: Remakes de River Raid

Mensagem por cascavelo Ter 07 Ago 2012, 22:56

O que tornou o Atari um aparelho barato, (nem tanto para época de lançamento) foi a engenharia, pra baratear ele não tinha memória de vídeo, eles usaram a taxa de atualização da tv pra desenhar diretamente na tela, acho que é o mesmo sistema usado nos antigos telejogos da philco que eram em preto e branco, os consoles concorrentes que apareceram pouco depois tinha mémória para vídeo e portanto gráficos bem melhores.
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Remakes de River Raid Empty Re: Remakes de River Raid

Mensagem por Black Studio Qua 08 Ago 2012, 03:19

Eu não imaginava que teria TANTOS remakes de River Raid (Eu inclusive estou fazendo um) o que é realmente chato, se eu soubesse que teria tantos, eu teria escolhido outro jogo, mas agora eu não vou abandonar um projeto em 75% de desenvolvimento, bem eu sei que o gerador de mundos é aleatório, e eu estou trabalhando nele neste momento, arranjei um jeito fácil de gerá-lo, e sem bugs Happy Boa sorte a todos!
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Mensagem por saim Qua 08 Ago 2012, 10:59

@vinians: Excelente entrevista, do ponto de vista técnico, hein?
Um pouco desanimadora: mostra que a gente não sabe nada de nada, que estamos jogando fora toneladas de capacidade de processamento com código ruim.
Poxa, o que a Carol Shawn fez com o river raid foi basicamente um milagre. Pros padrões da época, deve ter sido um milagre MESMO. Acho que ela só conseguiu porque ninguém avisou a ela que aquilo era impossível. Mas na época, as pessoas estavam acostumadas às restrições, isso também deve ter pesado.

@topic: olha, hoje em dia é até bem fácil fazer um cenário infinito e não acho que variações no cenário serem diferentes a cada jogada deveriam ser vistas como um problema. A meu ver, isso vai exigir velocidade de resposta do jogador. Contanto que seja SEMPRE POSSÍVEL continuar adiante (ainda que muito difícil), eu não veria como um problema.
Se for possível repetir a façanha da Carol Shawn - criar um cenário por código que seja sempre o mesmo - tanto melhor, mas apenas como curiosidade.

Quanto ao fim do river raid, ela menciona, na entrevista, que a disponibilidade de gasolina ficaria mais e mais escassa, realmente, mas não acho que ela permitiria que isso resultasse numa situação impossível. Tenho que ver os vídeos pra tirar a dúvida, mas acho só que o jogador teria que ser inumanamente bom pra continuar a partir daquele ponto, não que o jogo acabasse, de fato.
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Mensagem por cascavelo Qua 08 Ago 2012, 11:48

Quanto ao fim do river raid, ela menciona, na entrevista, que a disponibilidade de gasolina ficaria mais e mais escassa, realmente, mas não acho que ela permitiria que isso resultasse numa situação impossível. Tenho que ver os vídeos pra tirar a dúvida, mas acho só que o jogador teria que ser inumanamente bom pra continuar a partir daquele ponto, não que o jogo acabasse, de fato.

Sim, você fica sem gasolina até a próxima ponte e perde a vida, não há como prosseguir no jogo, muitas pessoas relataram isto na época, eu tentei até conseguir e realmente acontece, acho que ela não pensou que os jogadores chegariam tão longe, isto me faz lembrar uma máxima da programação de games: "Dê uma chance ao jogador, mas não exagere." Sempre vão existir jogadores acima da média que conseguem o que parecia impossível, quando era moleque cansei de ver sujeitos tão bons em jogos de fliperama que conseguiam bugar os placares. Tem um game de fliperama que se chama Tokio, é de nave, uma vez uns amigos meus o jogaram por 18 horas seguidas revesando, até eu joguei um pouco, na hora de fechar o fliperama ainda tinhamos 999 vidas e o caixa teve que dar outra ficha pra poder desligar a máquina. Citei a história só pra ilustrar o "dê apenas uma chance ao jogador".
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Mensagem por vinians Qua 08 Ago 2012, 12:51

saim escreveu:@vinians: Excelente entrevista, do ponto de vista técnico, hein?
Um pouco desanimadora: mostra que a gente não sabe nada de nada, que estamos jogando fora toneladas de capacidade de processamento com código ruim.
Poxa, o que a Carol Shawn fez com o river raid foi basicamente um milagre. Pros padrões da época, deve ter sido um milagre MESMO. Acho que ela só conseguiu porque ninguém avisou a ela que aquilo era impossível. Mas na época, as pessoas estavam acostumadas às restrições, isso também deve ter pesado.
É verdade amigão, por isso estou fazendo um remake deste jogo usando o BlitzMax e eu te digo, não foi facil pra recriar a rotina da Carol, essa mulher é realmente um gênio da época! Eu sempre digo que programar é uma arte! Algoritmos contém uma "energia", é como se fosse inteligência cristalizada na forma de código.
Eu realmente pesquisei tudo sobre a Carol, pois sempre achei o River Raid fantástico pelo fato de ser um jogo com tanto detalhe num hardware tão tão limitado (lembra do tão tão distantate hehehe). Eu sempre pensei, como pode o programador armazenar um cenário tão grande ? Mas realmente o segredo está na seed (semente) do gerador do número aleatorio, se for a mesma as fazer serão sempre iguais!.
Flws!
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