Ajuda com agua top-down

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ajuda com agua top-down

Mensagem por Esaucm98 em Seg 06 Ago 2012, 20:08

Eu tô fazendo um jogo de sobrevivencia topdown e tava pensando em colocar agua estilo minecraft , vc pegava a agua soltava ela em um lugar qualquer e ela formaria um circulo de "blocos" de agua, de raio x.
Então se alguem souber fazer algo assim (se ainda não entendeu imagine a agua de minecraft so que top-down) e queira compartilhar comigo fique a vontade.
Se vc tem uma ideia boa e criativa pra essa agua top-down me fale pf.

Esaucm98

Ranking : Nota D
Número de Mensagens : 275
Notas recebidas : D
Reputação : 4
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.legioncrafters.tk

Re: Ajuda com agua top-down

Mensagem por Willy em Ter 07 Ago 2012, 01:33

Isso não é muito complicado de se fazer.

A água escorre a partir da nascente, que no caso, é o bloco principal.
Agora, esse bloco, checa disponibilidade em 9 direções, e, se tiver espaço para ser criado, cria um bloco filho¹. Esse bloco filho, repete o processo e cria mais água, até que ela esteja "rasa" e não tenha mais líquido para escorrer.

A teoria da multiplicação é essa, mas chega uma hora que se deve parar de criar a água, a menos que queira fazer uma enchente.
Se não me engano, no Minecraft a água escorre 8 blocos. Então, o bloco da fonte terá a seguinte variável:
Código:
Profundidade = 8;
Na hora de criar a água filho, deve-se checar se ainda tem água para escorrer, ou seja, se a profundidade é maior (>) que 1, se for true, cria um novo objeto, passando o valor² atual de "Profundidade" -1. Com isso, os "filhos" vão herdando a profundidade, ficando cada vez mais raso, até que não se possa criar mais água.

Nota:
1- Tem uma engine que pode demonstrar como checar "tal objeto" em "tal posição". Clique aqui!
2- Acompanhe este tutorial, com ele você aprende/entende como passar informações para outros objetos no momento de sua criação. Clique Aqui!

Espero ter ajudado! blz

Engines, tutoriais e projetos? Clique no banner!

Atenção:
Comporte-se, senão você vai levar a cintada do Willy no meio da bunda! bravo

Willy

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 1812
Notas recebidas : C + B + A + A
Reputação : 245
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 2
   : 1
   : 1