[Discussão] Erro?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Discussão] Erro?

Mensagem por Kapoty em Qui 02 Ago 2012, 14:16

Bom, Primeiramente venho a dizer que venho criando este tópico para discutirmos um problema grave do game maker, Os erros "sem erros".

Eu aposto que pelo menos 1 vez em algum projeto seu no game maker aparece aquele erro que se formos prestar muita atenção percebemos que aquele erro não existe!

Isso já aconteceu inúmeras vezes comigo, Estou na minha programando meu game e quando vou testar "PIMBA" aparece um erro que ninguem conseguiria resolver pelo simples motivo "não existe nenhum erro" parece que o próprio game maker corrompi o arquivo e aparece erros sem motivos e as vezes chegam a certo ponto em que eu não posso:

-Adicionar um novo objeto
-Adicionar uma nova room
-Adicionar ou editar um codigo

e isso nos obriga a refazer todo o jogo e isso é muito cansativo e chato.

Queria pedir que vocês nos dessem dicas de como fazer para que esses possíveis erros não ocorressem ou até mesmo como corrigi-los pois muitas vezes esses erros fazem com que as pessoas inexperientes tenham vontade de largar o game maker e as vezes até eu tenho vontade de fazer o mesmo.

Kapoty

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 635
Notas recebidas : E + D + C + B + D +B + A
Reputação : 22
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0

Re: [Discussão] Erro?

Mensagem por TRFN em Qui 02 Ago 2012, 14:45

Provavelmente isso já tenha sido ressaltado aqui : http://gmbr.forumeiros.com/t13457-as-causas-do-unexpected-error

Mas quanto ao erro , depende do proprio software (se está tudo ok) , do programador (se ele programa organizadamente ou se ele sabe planejar o jogo) , das técnicas empregadas ao fazer o jogo , os gráficos , os efeitos e tudo mais.

Erros assim , são causados por uma série de fatores.

Quanto ao Motor Gráfico dar um erro ao editar a GMK (abri o projeto) , basta aperta Ctrl+S e logo em seguida Resetar (Alt+F4 e abrir denovo).

Flws

TRFN

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 970
Notas recebidas : C
Reputação : 33
Prêmios
   : 2

http://trfnsite.com

Mensagem por Kapoty em Qui 02 Ago 2012, 14:50

TRFN escreveu:Provavelmente isso já tenha sido ressaltado aqui : http://gmbr.forumeiros.com/t13457-as-causas-do-unexpected-error

Mas quanto ao erro , depende do proprio software (se está tudo ok) , do programador (se ele programa organizadamente ou se ele sabe planejar o jogo) , das técnicas empregadas ao fazer o jogo , os gráficos , os efeitos e tudo mais.

Erros assim , são causados por uma série de fatores.

Quanto ao Motor Gráfico dar um erro ao editar a GMK (abri o projeto) , basta aperta Ctrl+S e logo em seguida Resetar (Alt+F4 e abrir denovo).

Flws

Sim trfn mas esses erros que ressaltei não são "unexpected error" e sim erros como :

-O erro afirma que a variavel não existe mas ela existe sim.
-O erro afirma que um objeto não existe mas ele existe sim.
-O erro afirma que não a outra room mas na verdade ela existe sim

Oque estou tentando dizer é que o game maker aponta erros que não existem.

Edit: osaopskopksopkaposk errei o nome dele saksopkaopskoa foi mal kkkkkk

Última edição por kapoty em Qui 02 Ago 2012, 14:58, editado 1 vez(es)

Kapoty

Número de Mensagens : 635
Notas recebidas : E + D + C + B + D +B + A
Reputação : 22
Prêmios

Mensagem por TRFN em Qui 02 Ago 2012, 14:57

[ERROR_NAME_DETECT]
Sim saim...
Saim ? kk'
[/ERROR_NAME_DETECT]

mas esses erros que ressaltei não são "unexpected error" e sim erros como :

-O erro afirma que a variavel não existe mas ela existe sim.
-O erro afirma que um objeto não existe mas ele existe sim.
-O erro afirma que não a outra room mas na verdade ela existe sim

Oque estou tentando dizer é que o game maker aponta erros que não existem.
Lembra que eu falei da organização e planejamento ? Pois é , isso ajuda muito.Quanto a erros sem sentido que realmente são erros deste Motor , pode-se dizer que este software que você tem está com problemas , no caso , é só reinstalando.

TRFN

Número de Mensagens : 970
Notas recebidas : C
Reputação : 33
Prêmios

http://trfnsite.com

Mensagem por saim em Qui 02 Ago 2012, 15:38

Mas o saim estava a ponto de escrever, foi clarividência! Na verdade, eu estava complementando a resposta do TRFN. O texto era o seguinte:

Erros difíceis de achar são diferentes de erros inexistentes. Nunca ouvi falar, por exemplo, de um "unknown variable" acontecer quando a variável já existe, mas já vi ele acontecer muitas vezes quando ela DEVERIA existir. Por exemplo, numa room que inicia com vários objetos na tela, buscar a variável "objetoTal.x" parece ser muito lógico, mas isso pode acontecer antes do objeto ser, efetivamente, criado. Esse é um erro difícil de achar, porque nós partimos do princípio (e chegamos a AFIRMAR) que o objeto já está criado quando o erro aparece. Alterar a ordem de colocação dos objetos na room resolveria o problema, dando a impressão de que ele nunca existiu de fato.

Erros "unexpected" são mais raros e costumam ser consequência de código ruim. Rafazer o código refaria o erro.

saim

Número de Mensagens : 2964
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 121
Prêmios
   : 3

Mensagem por cascavelo em Qui 02 Ago 2012, 15:57

Por experiênica, posso dizer estes erros acontecem pela ordem que os objetos são colocados na room.
Estou fazendo um jogo no gms que comecei no gm8, no antigo funcionava numa boa, no gms dava uma variável como desconhecida, depois de quebrar a cabeça por umas 3 horas, simplesmente limpei a room e redistribui os objetos colocando o que tinha a variável global problemática primeiro e pimba! Não deu mais erro e o projeto segue tranquilo.

cascavelo

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 1011
Notas recebidas : A - A - A - A - A -A -C
Reputação : 71
Prêmios

Mensagem por KinKing em Qui 02 Ago 2012, 16:42

Basicamente erros "sem erros" são feitos disso: Falta de atenção

Atenção em não ter declarado uma variável no create mas usá-la no step, atenção na gramática do código e dos objetos, atenção no debug para achar o porque do seu código não estar fazendo o que deveria.

Em geral, a culpa não é do Game Maker.

A única vez que meu game maker bugou foi quando depois de deletar uma ação de Efeito em drag & drop, fui testar o jogo e travava. Havia "Unknown Action" no fim do Step event. Deletei e rodou normal.

KinKing

Número de Mensagens : 416
Reputação : 16
Prêmios

http://felipejoys.webnode.com

Mensagem por Kabeção em Qui 02 Ago 2012, 18:23

Se a mensagem de erro esta dizendo que algo não existe, pode apostar que ela está certa.
Antigamente eu ficava 3 horas analisando código pra depois descobrir que uma linha no lugar errado era o problema.

Não só a ordem em que o código executa mas também coisa mínimas que raramente notamos.
Era tão comum que hoje em dia consigo resolver isso de forma rápida pois por experiência já sei quase todos os 1001 motivos. Zangado

Kabeção

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 2314
Reputação : 100
Prêmios
   : 3

http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Mensagem por Mr.Brum em Qui 02 Ago 2012, 19:00

Queria pedir que vocês nos dessem dicas de como fazer para que esses possíveis erros não ocorressem ou até mesmo como corrigi-los pois muitas vezes esses erros fazem com que as pessoas inexperientes tenham vontade de largar o game maker e as vezes até eu tenho vontade de fazer o mesmo.

Bom, não vou comentar o erro, pq ocorre pouco comigo, o pessoal aí tem mais experiência no assunto.

Quanto à solução, eu adotei uma técnica pessoal depois de perder um projeto por causa do "unexpered error".
Passei a versionar meus projetos!
Sempre que faço uma alteração significativa no projeto, eu salvo ele com um nome diferente.
Ex: Jogo1.gmk
Aí na próxima alteração, eu coloco:
Jogo2.gmk

Isso faz com que se ocorrer um erro nessa versão, eu não perca todo o projeto, mas apenas a modificação mais recente.

Outra coisa que recomendo é sempre que você criar um script genérico, que vc imagine que possa vir a reutilizar no futuro,salve ele num txt, o próprio editor de code do gm nos dá essa possibilidade.

Mr.Brum

Número de Mensagens : 913
Notas recebidas : D + D + C + C + D + B
Reputação : 41
Prêmios

http://mrbrumgames.blogspot.com/

Mensagem por moisesBR em Qui 02 Ago 2012, 21:56

Passei a versionar meus projetos!
É, pode resolver se guardar um log do que deu errado e que foi arrumado, caso contrário não iria adiantar, pois nem se lembraria do que houve...

Outra coisa; estão dizendo aqui no fórum que colocar instruções ou qualquer coisa no info é coisa de amador, mas pode muito bem ser usado com mais facilidade do que criar room pra isso ou aquilo. Principalmente, para instruções bem como créditos! Fora a história do game, pra mim é frescura.
Sem falar que muitas engine que baixei, na maioria, nem sei de quem era, nem paciência pra juntar um arquivo de texto com o link(to fazendo isso), pra saber de quem era e de que se tratava e assim dar os devidos creditos de algo... Gostaria que os enginers deixasse disso adotassem o uso desses infos para informar ora!
Outra coisa que recomendo é sempre que você criar um script genérico, que vc imagine que possa vir a reutilizar no futuro
Ah... to fazendo isso... ah se estou! Eu por exemplo, consegui montar alguns scripts de movimentos e outras funções, e chamo/importo sempre que preciso, agiliza muito!

moisesBR

Número de Mensagens : 873
Reputação : 14
Prêmios
   :
   :
   :

http://inprovise.blogspot.com/

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:36

Conteúdo patrocinado