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Mensagem por Allan Dennis Sex 03 Ago 2012, 16:13

Gostaria de saber se há a possibilidade de criar apenas usando GML no GM8 Pro e, em caso positivo:

1. Como adicionar sprites, sounds, backgrounds, paths, scripts, fonts, time lines e rooms? (os objects eu já sei, mas seria interessante colocar, para que o post sirva de referência).

2. Como criar a primeira room?

3. Como esse aplicativo pode gerar um .exe?

Para que fique claro, o objetivo é criar um editor de GML que abra um script em formato de texto e gere um executável.

Agradecido desde já. Laughing
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Mensagem por luiz_eldorado Sex 03 Ago 2012, 16:41

O Game Maker não "gera" um executável, pelo menos não tem uma função pra isso. Você tem 2 opções: fazer o executável você mesmo usando as funções de arquivo binário, mas você terá que saber a estrutura do executável e linguagem da máquina (normalmente para Intel). OU, você poderia ter um executável já feito anteriormente que executasse códigos a partir de um arquivo, sendo este exe colocado no "included files" do criador, sendo copiado para algum lugar junto com um (ou mais) arquivo (s) para executar, assim, "compilando".
~ A primeira room já estaria dentro do executável (o GM não compila sem ter uma room), e as funções de adicionar resources estão no manual do GM, na seção "Changing Resources".
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Mensagem por Need 90 Sex 03 Ago 2012, 17:42

Você pode fazer todos os códigos serem gerados no code da room, por exemplo :
Engine by Need 90 - Jogo sem objetos
Você pode fazer o create da room abrir um arquivo txt e criar script, a sprite pode ser carregada também.
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Mensagem por theguitarmester Sex 03 Ago 2012, 18:51

Need 90, Sua engine me ajudou, não a paerte do Object_add(), mas sim Guardar todo object_event_add(new,ev_create,0,create) na variavel Create. estou Criando um Programa para Faciltar ainda Mais para fazer jogos(quem sabe um dia seja muito Usado aqui no Forum!), e queria fazer um draw com os event, maa não nexiste essa função, então vendo sua engine tive a idéia de guardar em variaveis os eventos.
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Mensagem por Tedi Ripper Sex 03 Ago 2012, 18:55

Allan Dennis escreveu: Gostaria de saber se há a possibilidade de criar apenas usando GML no GM8 Pro e, em caso positivo:
sim

Allan Dennis escreveu:1. Como adicionar sprites, sounds, backgrounds, paths, scripts, fonts, time lines e rooms? (os objects eu já sei, mas seria interessante colocar, para que o post sirva de referência).
sprite_add(fname,imgnumb,removeback,smopth,xorig,yorig)
sound_add(fname,kind,preload)
background_add(fname,removeback,smooth)
path_add()
script nao tem como
font_add(name,size,bold,italic,first,last)
timeline_add()
room_add()

Allan Dennis escreveu:2. Como criar a primeira room?
algo do tipo:
Código:
room1=room_add() // para criar a room
room=room1 //para acessar a room (room1 vira o nome da room, mas é uma variavel)
pra adicionar objetos, tem que estar na room e utilizar o instance_create normalmente

Allan Dennis escreveu:3. Como esse aplicativo pode gerar um .exe?
um exe proprio do jogo é impossivel, mas vc pode seguir este tutorial

Allan Dennis escreveu: Para que fique claro, o objetivo é criar um editor de GML que abra um script em formato de texto e gere um executável.

legal, mas crie uma boa caixa de texto, nao evite criar sistemas para a interaçao do texto com o mouse (selecionar o texto por exemplo)...

espero ter ajudado... flw
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Mensagem por PedroX Sex 03 Ago 2012, 19:19

Não há como criar a primeira room. Um dos requisitos do GM para rodar o jogo é ter uma room, até porque o jogo se perderia sem saber o que fazer. Você pode mudar de room. Seria mais útil.

Procure um tutorial chamado Criando Executáveis. Ele te explicará como fazer isso.

Até mais!

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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


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Mensagem por Allan Dennis Sex 03 Ago 2012, 20:31

luiz_eldorado escreveu:O Game Maker não "gera" um executável, pelo menos não tem uma função pra isso.
Pois é, foi o que percebí pesquisando no help e na net. No entanto, há esse tópico abaixo:
https://gmbr.forumeiros.com/t942-criando-executaveis-especial-para-programas-de-criacao-de-jogos-no-game-maker?highlight=execut%E1vel
Question Mas não me pareceu muito claro, o amigo "Froidz" poderia ter caprixado mais na explicação, visto que o assunto é de grande valia para a comunidade GMBR. Caso alguém tenha entendido o que o "Froidz" passou, pode esclarecer para quem não captou?

luiz_eldorado escreveu:OU, você poderia ter um executável já feito anteriormente que executasse códigos a partir de um arquivo, sendo este exe colocado no "included files" do criador, sendo copiado para algum lugar junto com um (ou mais) arquivo (s) para executar, assim, "compilando".
Exclamation Hum! Isto sim parece estar mais próximo da nossa realidade. Pode aprofundar mais essa idéia? Com um exêmplo simplificado?
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Mensagem por vinians Sex 03 Ago 2012, 20:43

O que é um jogo criado em Game Maker ?
Um jogo criado em GM é a adição de um executavel pré compilado chamdo Runner + os recursos que você adicionar. Para fazer o que você deseja basta que o seu "jogo" seja na verdade um carregador e executor de scripts. Se você quer fazer um maker por exemplo basta que você crie esse executavel que carrega os scripts e quando for exportar para o jogo criado pela pessoa que usar o seu maker você copie para a pasta do jogo da pessoa e renomeie para o nome que a pessoa der para o jogo dele. Depois, adicione os scripts em GML que a pessoa criou no seu maker e pronto.
Isso é uma visão geral do processo. A partir disso você pode criar um script padrão que leia os outros scrips e carregue os rescursos externamente. Na verdade da pra inventar bastante moda com este conceito.
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Mensagem por Tedi Ripper Sex 03 Ago 2012, 20:44

Allan Dennis escreveu:
luiz_eldorado escreveu:O Game Maker não "gera" um executável, pelo menos não tem uma função pra isso.
Pois é, foi o que percebí pesquisando no help e na net. No entanto, há esse tópico abaixo:
https://gmbr.forumeiros.com/t942-criando-executaveis-especial-para-programas-de-criacao-de-jogos-no-game-maker?highlight=execut%E1vel
Question Mas não me pareceu muito claro, o amigo "Froidz" poderia ter caprixado mais na explicação, visto que o assunto é de grande valia para a comunidade GMBR. Caso alguém tenha entendido o que o "Froidz" passou, pode esclarecer para quem não captou?

luiz_eldorado escreveu:OU, você poderia ter um executável já feito anteriormente que executasse códigos a partir de um arquivo, sendo este exe colocado no "included files" do criador, sendo copiado para algum lugar junto com um (ou mais) arquivo (s) para executar, assim, "compilando".
Exclamation Hum! Isto sim parece estar mais próximo da nossa realidade. Pode aprofundar mais essa idéia? Com um exêmplo simplificado?

Ai amigo, sobe 3 posts acima e le o que eu postei, e depois dessa, le melhor o topico antes de posta.

voltando ao topico...
cara, se vc quer fazer um criador de jogos de verdade, o gm nao é a ferramenta, vc consegue, eu ja consegui, mas se quer fazer algo bom mesmo, o gm nao é a ferramenta...

Falando sobre executaveis, o rpg maker tbm nao cria um executavel proprio, tipo, ele le scripts salvos na pasta pra executar o jogo, essa ideia é uma boa tbm ;D
flw
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Mensagem por Kapoty Sex 03 Ago 2012, 21:06

Bom, Tive uma ideia interessante de como fazer todo esse processo:

1° Crie um projeto no game maker que pega os scripts de uma pasta da seguinte maneira :

Código:
if global.obj_player.step = "" //Se ainda não foi definido o script do step do player
{
global.obj_player.step = file_text_open_read(step_player.txt)
file_text_read_string(step_player.txt)
file_text_close(step_player.txt)
file_delete(step_player.txt)
game_save("config.ope") // A extensão ope é para não virar um save.sav (=
game_end()
}

Depois crie um codigo que checa se este arquivo "config.ope" existe e caso exista :

Código:
if file_exists(config.ope)
{
game_load(config.ope) //Coloque este codigo na primeira room que só servira para checagem
}

Depois de feito isso ele pegará os scripts apenas uma vez ou seja para publicar seu jogo feito num jogo do game maker basta pegar os arquivos : game.exe e config.ope

2° Crie outro projeto no game maker, esse será responsavel pelo game editor, nele faça o editor e para compilar faça isso:

Adicione o arquivo game.exe no "include files" e no codigo de compilar coloque:

Código:
nome = get_string("qual o nome do jogo","")+string(".exe")
file_copy(game.exe,nome)
step_player = file_text_open_write(step_player.txt) // faça isso com todos os scripts
file_text_write_string(step_player.txt,codigo do step)
file_text_close(step_player.txt)
execute_program(nome,"",0)

Lembra que na primeira vez que o game.exe ser executado ele lerá os scripts,salva-rá eles numas variaveis e logo apos cria-rá um save.game contendo todas as vars salvas, então apos isso ele deletará os arquivos de scripts e se fexará, já quando for aberto denovo ele carregará as informações salvas e não fexará =)

Então oque acharam da minha ideia?

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Mensagem por Allan Dennis Sex 03 Ago 2012, 21:23

Need 90 escreveu:Você pode fazer todos os códigos serem gerados no code da room, por exemplo :
Engine by Need 90 - Jogo sem objetos
Você pode fazer o create da room abrir um arquivo txt e criar script, a sprite pode ser carregada também.

Idea Legal! Apesar de eu já saber criar objetos por GML, adorei a lógica da sua rotina. Muito prática mesmo para resolver situações mais complexas. Até vou adaptar para um outro projeto meu, que andava encalhado numa rotina complexa de criação de objetos.
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