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[Resolvido]Duvida sair da fase

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Mensagem por Marph Seg 30 Jul 2012, 10:35

Ola pessoal!
Estou tendo problemas aqui para faser o player colidir com o final da fase. Eu quero fazer com q ele colida com o final dela só nas lateriais e caso ele caia em um buraco ele caia direiro msm q colida com fim dela.


Última edição por Marph em Seg 30 Jul 2012, 16:47, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Witen Seg 30 Jul 2012, 11:22

Use uma linguagem formal é explique melhor seu problema, por favor!
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Mensagem por Marph Seg 30 Jul 2012, 11:26

Bom é o seguinte, eu quero q o player só não possa sair da fase pelas suas lateriais.Caso ele saia por baixo ou por cima ele suma como acontece normalmente.
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Mensagem por saim Seg 30 Jul 2012, 11:31

Entendi. Você quer que ele mude de room quando x for 0 ou room_width, e que ele morra quando y for 0 ou room_height. Certo?
Acho que um par de "if's" resolve isso, não?
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Mensagem por Marph Seg 30 Jul 2012, 11:37

isso msm, eu até consegui fazer com q ele n saia pelas lateriais mas agora fazer com q ele morra caso caia eu n estou conseguindo.
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Mensagem por saim Seg 30 Jul 2012, 11:40

É só verificar se o valor do bbox_bottom (ou y + constante, se você usar lite) é maior ou igual à room_height (ou outro valor à escolha). Se for, pronto, o cara morreu. Não precisa ter relação com o código de mudar de fase.
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Mensagem por Witen Seg 30 Jul 2012, 11:54

É só usar um código que checa se o lugar esta vazio(Se não á nenhum objeto(plataforma) abaixo):

place_free(x,y-100)

Código:
if place_free(x,y) {instance_destroy()}
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Mensagem por Marph Seg 30 Jul 2012, 12:04

Aonde eu coloco esse codigo?
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Mensagem por Crovux Seg 30 Jul 2012, 14:06

E só vc adicionar adicionar no outside room pra destruir o obj_player... e no destroy do objeto player ele perde a vida.. recomeça e tals.... Dai quando o player sai do mapa ele e destruido e os efeito do destroy são ativado..
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Mensagem por Esaucm98 Seg 30 Jul 2012, 14:57

cria 2 objetos e deixa eles sem serem "visible" , um que quando colidir com o jogador passe de fase outro destrua, ai vc coloca nos lugares que desejar,
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Mensagem por TRFN Seg 30 Jul 2012, 15:12

Coloque no Step Event :
Código:
if(y + sprite_height > room_height)then room_restart(); // No caso , reinicia a room.
if(x < sprite_width + 2)then x = sprite_width + 2; // Agora ele não sai da room pela direita.
else if(x > room_width - sprite_width - 2)then x = room_width - sprite_width - 2; // Agora também não sai pela esquerda
Acho que resolve ;)
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Mensagem por saim Seg 30 Jul 2012, 15:20

Esquece o código do Witen, ele é bom pra saltos em plataformas, não pra morrer ou passar de fase.
Acho que o Crovux ainda não entendeu a dúvida.
A idéia do Esaucm98 não é ruim, mas você vai ter um pouco mais de trabalho ao desenhar as fases.
A parte em "x" do código do TRFN vai te prender dentro da room, não te passar de fase ao chegar no final. Mas se você quiser limitar o espaço de movimentação, é uma boa.

Agora, uma dica: se você não entende um código, não pergunte simplesmente onde colocá-lo. Diga que não entendeu o raciocínio por trás daquilo e peça pro postador original comentar o código. Pode parecer que você está abusando da sorte, (o cara já te deu o código e você ainda quer explicação detalhada???) mas é o único jeito de você realmente entender o que está sendo feito. Acredite, pouca gente que te dá o código vê problemas em explicar como ele funciona.
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Mensagem por TRFN Seg 30 Jul 2012, 15:23

saim escreveu:A parte em "x" do código do TRFN vai te prender dentro da room, não te passar de fase ao chegar no final. Mas se você quiser limitar o espaço de movimentação, é uma boa.
Mas se ele compreender o raciocínio , ele vai ver que basta ele trocar a ação da terceira condição proposta no exemplo que dei.

EX:
Código:
if(y + sprite_height > room_height)then room_restart(); // No caso , reinicia a room.
if(x < sprite_width + 2)then x = sprite_width + 2;
else if(x > room_width - sprite_width - 2)then room_goto_next();

Ou até mesmo , um objeto de check-point pode resolver para indicar o final.Ai na colisão , faz a troca.
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Mensagem por Marph Seg 30 Jul 2012, 16:47

Obrigado msm pessoal pela ajuda, consegui tirar minhas duvidas aqui.
Topico Resolvido!
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