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Duvida com colisao...sempre tive essa duvida...

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sempre - Duvida com colisao...sempre tive essa duvida... Empty Duvida com colisao...sempre tive essa duvida...

Mensagem por GabrielXavier Qui 26 Jul 2012, 02:57

sempre - Duvida com colisao...sempre tive essa duvida... 530548Sempre tive essa duvida de colisao nunca consegui faser...

Bom, é o seguinte
Tenho dois objetos o player e o bloco, o bloco é uma sprite 32x32 preta so pra testes por enquanto.
Queria que quando o player colidise com o obj_bloco, ele nao passase por cima do bloco nem ficasse grudado, se ele tivesse na direçao "esquerda para a direita" e colidisse com o bloco ele pudece andar normalmente para as direcoes livres" para cima e para baixo o voltar" sem ficar grudado no bloco.
Aqui tem uma engine para demonstrar oque eu quero so que no bloco ou na colisao do player com o bloco nao tem nenhum codigo:
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Mensagem por Jiraya Qui 26 Jul 2012, 03:03

use variaveis temporarias para checar a colisão
isso sempre funciona e nunca gruda
ex:
Código:

var nx,ny,vel;vel=5;
nx=x+(keyboard_check(vk_right)-(keyboard_check(vk_left)))*vel;
ny=y+(keyboard_check(vk_down)-(keyboard_check(vk_up)))*vel;

if(place_free(nx,y))x=nx;
if(place_free(x,ny))y=ny;
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Mensagem por GabrielXavier Qui 26 Jul 2012, 03:15


Funcionou corretamente, mas no meu jogo to usando uma lib que encontrei aqui no forum para o player anda em um grid vertical e horizontal.
o movimento do player é dentro dessa lib por dra&drop, nao funcionou no jogo mas gostei muito desse seu codigo perfeito, obrigado Jiraya Meus parabens você é muito bom em GML.
Obrigado...
Aaa adicionei seu codigo na colisao do obj_player com o obj_bloco, devi se o local certo pq funcionou blz...

Off: Vou dormir amanha continuo sempre - Duvida com colisao...sempre tive essa duvida... 471712 sempre - Duvida com colisao...sempre tive essa duvida... 935683
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Mensagem por AlexBosquin Seg 06 Ago 2012, 16:42

descul-pe me se estiver revivendo o topico mas, por exemplo como eu posso adaptar esse codigo a colisao de um inimigo com um bloco solido! pq nesse caso e do player com um bloco solido! pq no meu jogo aki qunato mais rapido fika o inimigo quando ele colide com o bloco solido fika grudado!
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Mensagem por Thiago_o_programador Seg 06 Ago 2012, 17:43

Código:
var nx,ny,vel;vel=5;
nx=x+(keyboard_check(vk_right)-(keyboard_check(vk_left)))*vel;
ny=y+(keyboard_check(vk_down)-(keyboard_check(vk_up)))*vel;

if(place_empty(nx,y))x=nx;
if(place_empty(x,ny))y=ny;

Tente isso deve funcionar;
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Mensagem por AlexBosquin Seg 06 Ago 2012, 18:38

mano eu disse inimigocomo inimigo pode usar keyboard? agente controla e so o player!
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Mensagem por Denbs Seg 06 Ago 2012, 20:32

(Já que reviveram msm)Eu tava vendo aqui, e não entendi uma parte, o que acontece na subtração do keyboard_check?Alguem poderia explicar?
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