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Travada no View

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Mensagem por CPinheiro Sáb 28 Fev 2009, 16:40

Tentei igual a um maluco, mas não dá mais. Tive que postar aqui.

É o seguinte: meu projeto de RPG para treinar com os tutoriais do joaoneto está indo muito bem, os resultados estão sendo agradáveis. Só que um erro me incomoda nos views: toda vez que meu personagem anda para a direita e, em seguida, anda para baixo ou para cima, o view dá uma "travada". Não é algo fácil de perceber e não atrapalha em absolutamente nada o jogo, mas é um errinho chato.

Então, busquei no Google e achei um tutorial de jogos de plataforma que ensinava como resolver o problema: bastava colocar o Hbor = Width do view - 10. No caso:

Width: 480
Então, Hbor = 480/2 = 240 - 10 = 230.

Depois que ví que aquilo era para resolver OUTRO tipo de travamento nas views. Então, tive que apelar. Ao invez de diminuir por 10, resolvi diminuir pelo Origin (x) dos sprites do personagem. No caso, o sprite tinha 32 pixels de largura e o origin está no meio. Então, 32/2 = 16.

Width: 480
Então, Hbor = 480/2 = 240 - 16 = 224


Não resolveu. Alguém aí tem uma idéia de como resolver? Realmente, views não são o meu forte. Acredito que ninguém mais tenha tido algum problema com isso. @_@"
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Mensagem por Gusba Sáb 28 Fev 2009, 17:24

cara, se o back é sem textura vai parace que trava mas na verdade ele ta andando
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Mensagem por CPinheiro Sáb 28 Fev 2009, 18:00

Não existe nenhum background na room. Só aquele fundo cinza padrão do Game Maker.
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Mensagem por Gusba Sáb 28 Fev 2009, 22:34

entao é isso, na verdade ele anda, mas ja que o back é sempre igual, parece que ele esta parado, colcoque um back para confirmarmos
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Mensagem por CPinheiro Dom 01 Mar 2009, 07:01

Mas cara, é para ele andar. O personagem está se movendo sem problemas, a questão é que quando ele está andando para a direita e muda de direção (só cima ou baixo, se mudar para a esquerda, não dá erro), o view parece que chega um pouco mais para a direita.

Fora isso, o personagem se move normalmente.
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Mensagem por M.A.S. Dom 01 Mar 2009, 11:41

CPinheiro, eu não entendi muito bem o problema. O que seria exatamente essa "travada"? A view pára ou treme? Eu já tenho uma experiência boa com views, talvez eu possa te ajudar...
M.A.S.
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Mensagem por Janx Dom 01 Mar 2009, 11:52

se entendi bem, é como o gusba disse,

Da a impressao de nao estar andando, mas esta.
PQ?
por causa q nao tem um fundo, é cinza, e o personagem fika centralizado, ai parece q ele se meche, mas a view n vai junto, apesar de ele fikar sempre no centro nao?

Tente por outro objeto, proximo ao jogador, com um sprite claro!
E teste novamente. Vc vai ver q vai estar se movendo.

Vc presisa por um fundo, para dar uma impressao melhor.

Flwss
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Mensagem por CPinheiro Dom 01 Mar 2009, 18:05

Já tentei colocar um background, continua dando erro.

CPinheiro, eu não entendi muito bem o problema. O que seria exatamente essa "travada"? A view pára ou treme? Eu já tenho uma experiência boa com views, talvez eu possa te ajudar...
Tipo, ela só da uma tremidinha. É como se ela xegasse alguns pixels para a esquerda, mas sem mover os personagens. Also, me adiciona no msn para que eu possa explicar melhor: pokemon_ametista@hotmail.com

se entendi bem, é como o gusba disse,

Da a impressao de nao estar andando, mas esta.
PQ?
por causa q nao tem um fundo, é cinza, e o personagem fika centralizado, ai parece q ele se meche, mas a view n vai junto, apesar de ele fikar sempre no centro nao?

Tente por outro objeto, proximo ao jogador, com um sprite claro!
E teste novamente. Vc vai ver q vai estar se movendo.

Vc presisa por um fundo, para dar uma impressao melhor.

Flwss

Primeiramente, obrigado por tentar ajudar. Mas tipo, já fiz as paradas dos backgrounds, não é impressão não. =(
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Mensagem por Gusba Dom 01 Mar 2009, 19:45

cara, só me falta foce ter posto um background liso
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Mensagem por vinians Dom 01 Mar 2009, 22:58

O fato dele esta mudando pra direita quando se move para cima ou para baixo pode ter duas explicações:
1. O movimento esta para cima mais existe um pequeno valor no HSPEED que faz com que ele fique numa diagonal, nao perceptivel para vc mais sim para o controlador da VIEW do GM. Então zere o valor de HSPEED para ter certeza.
2. Os bounding box de todos os sprites que vc esta usando estão iguais? Pois se vc não estiver usando MASK eles devem estar iguais para evitar problemas de colisão e talves na VIEW.

Espero que ajude Smile
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Mensagem por CPinheiro Ter 03 Mar 2009, 20:33

vinians escreveu:2. Os bounding box de todos os sprites que vc esta usando estão iguais? Pois se vc não estiver usando MASK eles devem estar iguais para evitar problemas de colisão e talves na VIEW.

Espero que ajude Smile

Valeu, vinians! Era isso mesmo, quebrou um galhão! Não sabia que os bounding box poderiam interferir em Views. Finalmente descobri a utilidade de se usar masks.

Agora, aproveitando o tópico, preciso de uma ajudinha básica com o image_speed. É o seguinte: a variável image_speed do objeto do ataque está setada para "0.3". Eu preciso saber EXATAMENTE quantos frames levariam para passar a animação por completo.

Obrigado a todos que tentaram ajudar, e a quem ajudar neste novo caso. ;D
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Mensagem por Gusba Ter 03 Mar 2009, 21:42

pense que ela é baseada na velocidade da room
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Mensagem por vinians Qua 04 Mar 2009, 10:00

Agora, aproveitando o tópico, preciso de uma ajudinha básica com o image_speed. É o seguinte: a variável image_speed do objeto do ataque está setada para "0.3". Eu preciso saber EXATAMENTE quantos frames levariam para passar a animação por completo.

Se ela esta setada como 0.3 significa que para cada mudança de imagem ela vai levar (1 / 0.3) ou seja 3.3333 frames pra cada mudança. Se a sua image tiver por exemplo 8 subimagens vai levar
Código:

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frames pra rodar todas as subimages. no caso se tiver setado a 30 fps vai levar mais ou menos 1 segundo.
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