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Dúvida em relação à colisão

em Qui 19 Jul 2012, 19:04
Bom... estava preparando um jogo de Mario, quando ele estava quase pronto, reparei um bug. É que quando ele pula, tá certo, a sprite de pulo aparece, mas quando ele cai no chão, continua com a sprite de pular. Já usei tudo quanto foi código, e nenhum funcionou, segue alguns que já usei :

Código:
sprite_index=mpp and image_xscale=-1{if hspeed=-4
{
sprite_index=mpa
image_xscale=-1
} if sprite_index=mpa {sprite_index=mpp ; image_xscale=-1}}

sprite_index=mpp and image_xscale=1{if hspeed=4
{
sprite_index=mpa
image_xscale=1
} if sprite_index=mpa {sprite_index=mpp ; image_xscale=1}}

Código:
if hspeed=-4 and distance_to_object(object1)=0
{sprite_index=mpa
image_xscale=-1}
if hspeed=4 and distance_to_object(object1)=0
{sprite_index=mpa
image_xscale=1}

Obrigado desde já. pirat
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Re: Dúvida em relação à colisão

em Qui 19 Jul 2012, 19:08
ponha isso no step:

Código:
if gravity = 0 then sprite_index = mario_parado

ou caso vc use uma variavel por exemplo: parado = false noar = false

ponha esse codigo colisao com o chão

Código:
parado = true
noar = false
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Re: Dúvida em relação à colisão

em Qui 19 Jul 2012, 19:16
Não funcionou, porque não uso variável nem gravity. Meu código de gravidade é :

Código:
if place_free(x,y+1){
vspeed+=1
}
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Re: Dúvida em relação à colisão

em Qui 19 Jul 2012, 19:23
é simples basta no create criar uma variavel:

Código:
parado = false //na room coloque o mario no ar pra começar

ai na onde ta esse seu codigo que vc me disse deixew ele assim:

Código:

if place_free(x,y+1){
vspeed+=1 parado = false
}

ai sim quando vc colidir com o chao vc poe no codigo:

Código:
parado = true

ai no step do mario vc poe:

Código:
if parado = true then sprite_index = mario_parado
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Re: Dúvida em relação à colisão

em Qui 19 Jul 2012, 19:29
Não funcionou, que drogaaaaaaaaa

Mas agradeço por tentar me ajudar, obrigado parceiro...
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Re: Dúvida em relação à colisão

em Qui 19 Jul 2012, 19:35
hmm.. ta dificil em vamos ver o que temos que descubrir? temos que fazer o jogo indentificar quando o mario colidir com o chao o sprite mudar, então vamos ver

põe nos free dos step KKK: Step ok



[code]if place_free (x,y>1) {

sprite_index = mario_parado

}

ah vai ver vc ta errando pq vc nao ta substituindo o mario_parado pela sprite do seu amrio parado observe isso em!
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