3D é 2D

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

3D é 2D

Mensagem por Witen em Qui 19 Jul 2012, 10:28

Bom eu estava fazendo um jogo em 3D é queria colocar objetos na tela como se fosse 2D conseguir mas eles só projeta, não tem como clicar para efetuar uma função '-'...

Eu uso:
Código:
d3d_set_projection_ortho(view_xview,view_yview,view_wport,view_hport,0);

Witen

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 515
Idade : 17
Data de inscrição : 23/05/2012
Reputação : 36
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://www.wibix.webs.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3D é 2D

Mensagem por Need 90 em Qui 19 Jul 2012, 10:31

isso vai fazer outra coisa, é para fazer como uma hud.

Objetos 2d no mundo 3d use :
Código:
d3d_draw_wall
algo assim, dai coloque na colisão para apertar tal tecla e fazer ação.
Ps : Você pode fazer esse wall girar, para dar um efeito 3d_fake

Need 90

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 787
Data de inscrição : 16/01/2012
Notas recebidas : D+A+B
Reputação : 7
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://need90games.blogspot.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3D é 2D

Mensagem por Witen em Qui 19 Jul 2012, 10:49

Não entendi '-' explica mais da um exemplo por favor...

Witen

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 515
Idade : 17
Data de inscrição : 23/05/2012
Reputação : 36
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://www.wibix.webs.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3D é 2D

Mensagem por Need 90 em Qui 19 Jul 2012, 11:31

d3d_draw_wall faz um draw de uma parede, que mais parece uma folha sulfite de tão fina, usando isso, da a impressão de um d3d_draw_2d .-.

Pode ser utilizado dessa forma :
create :
Código:
z=0 //Posição z na tela
tex=background_get_texture (bg_fake3d) //a textura 2D
draw :
Código:
d3d_draw_wall(x-5,y,z,x+5,y,z+10,tex,1,1)
no caso essa textura que usei é de um arbusto com transparência e n interfere em nada.
Se ainda não entendeu da um grito que eu tento explicar melhor formado

Need 90

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 787
Data de inscrição : 16/01/2012
Notas recebidas : D+A+B
Reputação : 7
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://need90games.blogspot.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3D é 2D

Mensagem por Witen em Qui 19 Jul 2012, 11:51

Isso eu sei mas não tem nada aver com minha duvida vou tirar um print '-'





Esta vendo o navegador esta feito mas os utões não estão funcionando pois o game maker só faz uma projeção do jogo na tela..

Witen

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 515
Idade : 17
Data de inscrição : 23/05/2012
Reputação : 36
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://www.wibix.webs.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3D é 2D

Mensagem por CodemonkeyVoid() em Qui 19 Jul 2012, 12:59

uza a sdk do jiraya que funcioa

CodemonkeyVoid()

Número de Mensagens : 144
Idade : 17
Data de inscrição : 15/04/2012
Reputação : 7
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.apple.com/br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3D é 2D

Mensagem por Need 90 em Qui 19 Jul 2012, 13:05

Cada botão deve ser um objeto, com uma mask ou sprite do tamanho do botão, com um draw_ortho, depois coloca evento de clicar .-.

Need 90

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 787
Data de inscrição : 16/01/2012
Notas recebidas : D+A+B
Reputação : 7
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://need90games.blogspot.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3D é 2D

Mensagem por Mr.Brum em Qui 19 Jul 2012, 13:07

Vc deve usar o d3d_set_projection_ortho no draw do objeto que deseja que seja desenhado na tela.
Em seguida vc deve usar draw_sprite pra desenhar a sprite desejada.
De preferência, use: draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y)

*Não se esqueça que o depth do objeto hud deve ser menor que o da câmera.

EDIT: Fiz uma engine pra vc:
http://www.4shared.com/file/_0vdVqb0/engine_3d_hud_2d.html?


flw

Mr.Brum

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 913
Idade : 25
Data de inscrição : 28/04/2011
Notas recebidas : D + D + C + C + D + B
Reputação : 41
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0

http://mrbrumgames.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3D é 2D

Mensagem por Tedi Ripper em Qui 19 Jul 2012, 13:35

usa

Código:

{
d3d_set_projection_ortho(view_xview,view_yview,view_wport+view_xview,view_hport+view_yview,0);
d3d_set_hidden(false)
//Coloca aqui o que vc quiser
d3d_set_hidden(true)
}
espero ter ajudado, flw

Tedi Ripper

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 765
Idade : 19
Data de inscrição : 21/11/2010
Notas recebidas : C
Reputação : 24
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3D é 2D

Mensagem por Witen em Qui 19 Jul 2012, 18:26

Agora piorou esta uma confusão, os objetos sumiram da room os textos voltaram para o modo 3d meu navegador é menu sumio -.-'

Quem pode corrigi o erro pra mim? vou passar o projeto por MP.

Ou adiciona meu MSN : Matthewkitten@hotmail.com

Esse problema já mim deu muito trabalho...

Edit: Ah deixa! vou organizar o jogo aqui não tem como deixar um projeto que trabalhei por tanto tempo na mão de um desconhecido, já tem vários sistemas(Cadastro,Login,Termos,NPC,Navegador,Menu,Idioma, etc...)...

Witen

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 515
Idade : 17
Data de inscrição : 23/05/2012
Reputação : 36
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://www.wibix.webs.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 3D é 2D

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 02:31


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum