GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas]

+10
F. Nizzio
Adriel
makgamer
Isaias
itallo
Klior
Cainã
Suadao
RodrigoM.
Denis Lemos
14 participantes

Ir para baixo

Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas] Empty Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas]

Mensagem por Denis Lemos Sex 28 maio 2010, 18:05

----------------------------Criando Neblinas Relistas----------------------------

nivel: iniciante ao intermediário, necessário saber a interface do Pant.Net e do GM
versão: Usei a versão 8 do GM PRO, Não funciona na versão Lite se fazer o passo 10, pois usa o image_angle() !

1º: Você terá que ter instalado no seu PC o Pant.Net.
Abra o Pant.Net clicke em arquivo>novo e deixe esse novo arquivo com 256px de altura por 256px de largura !

2º: No cabeçário do programa, clicke em Efeitos>Processar>Nuvens...
Feito isso, aparecerá uma janelinha de propriedades do efeito, você pode ir apertando no botão escrito Regerar, para que va aparecendo diferentes formas de nuvens !
A minha ficou assim:
Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas] 2la8pa9
Obs: Não é somente o Paint.Net que possue esse recursso, outros programas de ediçao de imagens também tem, como o Gimp por exemplo, não uso o Photoshop, mas creio que nele tenha isso também !!!

3º: Pode fechar o Paint.Net, que não será mais necessário usá-lo, abra o seu GM, e adicione uma nova sprite carregando essa imagem da nuvem, coloque o nome da sprite de neb1 e centralize-a, apertando no botão "center", nas propriedades da sprite !

4º: Crie uma nova sprite, de 256px por 256px, clike em editar a sprite

5º: No cabeçário do editor da sprite, aperte em Images>Gradient Fill

Vai aparecer uma janelinha como mostra a imagem abaixo:
Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas] 2rmukyd

Em Color1, deixe a cor Preta
Em Color2, deixe um cinza escuro como mostra a imagem
Em Kind, selecione o gradiente circular

Obs: Quanto mais escurecido for o centro da gradient dessa sprite, mas transparente será a neblina, e quanto mais claro for o centro da gradient, mas opaca será a neblina, então não deixe o centro muito escuro, para que não fique totalmente tranparente a neblina, e por sua vez, também não deixe o centro da gradient muito claro, porque senão vai ficar uma neblina muito feia, você pode ir repetido esse processo várias vezes até achar a transparencia ideal para sua neblina !
Mas tente primeiro com as cores que mostra na imagem !!!

Obs 2: É extremamente necessário que as duas sprites sejam exatamente do mesmo tamanho em altura e largura, caso contrário vai ficar parecendo com qualquer outra coisa, menos com uma neblina !

6º: Dê o nome á essa sprite gradient de neb2

7º: Agora vamos aos códigos:
Crie um novo objeto, chame-o de obj_neblina, nas propriedades desse objeto, adicione a sprite neb1 à ele, lembre de que a sprite neb1 é aquela da nuvem que fizemos no Paint.Net !

8º: Adicione um Evento Create para o objeto, arraste a folinha de códigos,e coloque o seguinte código nela :
Código:

// Mover-se randomicamente para o lado esquerdo, entre a direção 185 e 175 com velocidades diferentes, para dar uma impressão de desordem
speed=0+random(2)
direction=185-(random(10))

// Deixar a neblina de tamanhos diferentes randomicamente
image_xscale=1+random(1)
image_yscale=image_xscale

9º: Agora adicione um Evento Step para o objeto, na aba Move arraste o box Wrap Screen
e configure-o como mostrado na imagem abaixo:
Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas] Jjy9f6
Isso faz com que, na hora que a neblina sair de um lado da room, ela reapareça no outro lado, fazendo que elas fiquem em ciclo de movimento !

10º: Se preferir no mesmo Step do objeto arraste a folinha de código e escreava isso, serve para fazer a neblina girar levemente enquanto se movimenta:
Código:
image_angle+=.5

11º: Agora precisamos fazer com que as neblinas apareçam na room, para isso crie um novo objeto e nomeie-o de obj_criador

12º: Adicione um Evento Create para esse novo objeto, arraste a folinha de códigos e escreva o seguinte:
Código:

// Mistura a alpha das sprites
sprite_set_alpha_from_sprite(neb1,neb1);
sprite_set_alpha_from_sprite(neb1,neb2);

repeat(40) // Repete 40 vezes o código abaixo
instance_create(random(room_width),random(room_height),obj_neblina)// Cria a neblina randomicamente dentro das extremidades do room
A primeira parte do código acima, faz uma espécie de mistura das sprites, tipo um "blend mode", se estou enganado me corrijam !
Asegunda parte do código, é encarregada de criar a neblina randomicamente dentro das extremidades da room

Pronto agora adicione uma room, nela coloque apenas o obj_criador, que ele se encarrega de criar a neblina !!!

Espero que tenham gostado desse tutorial, agora não tem mais desculpa dizer que não podem criar neblinas por que não sabem fazer efeitos de particulas, esse tuto mostra que não é preciso usar particulas para isso, assim por sprites deixa bem mais rápido o jogo, se fosse por particulas, deixaria o jogo bem lento !!!

Aqui é o resultado de como ela fica em um jogo:
Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas] 2e6eiky


Última edição por Denis Lemos em Qua 27 Out 2010, 16:17, editado 1 vez(es)
Denis Lemos
Denis Lemos

Data de inscrição : 17/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 938
Prêmios : Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas] Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity
  • C#
  • Godot
  • C ou C++


Ir para o topo Ir para baixo

Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas] Empty Re: Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas]

Mensagem por RodrigoM. Sex 28 maio 2010, 18:09

Parabéns, fica muito bonito Denis, Bem Legal.
Parabéns mesmo, muito bacana.
avatar
RodrigoM.

Data de inscrição : 06/08/2009
Reputação : 5
Número de Mensagens : 569
Prêmios : Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas] Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas] Empty Re: Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas]

Mensagem por Denis Lemos Sex 28 maio 2010, 18:14

CyraxX escreveu:Parabéns, fica muito bonito Denis, Bem Legal.
Parabéns mesmo, muito bacana.
Obrigado, mas como tinha códigos de GML junto, e edição de imagens, fiquei sem saber qual era a categoria então coloquei em tutorias de GML mesmo, porque fica menos escondido, pois as pessoas, creio que procuram mais nos tutorias de GML, do que em arte gráfica, mas mesmo assim não tem importância e obrigado novamente !!!
Denis Lemos
Denis Lemos

Data de inscrição : 17/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 938
Prêmios : Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas] Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity
  • C#
  • Godot
  • C ou C++


Ir para o topo Ir para baixo

Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas] Empty Re: Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas]

Mensagem por RodrigoM. Sex 28 maio 2010, 18:16

Denis Lemos escreveu:
CyraxX escreveu:Parabéns, fica muito bonito Denis, Bem Legal.
Parabéns mesmo, muito bacana.
Obrigado, mas como tinha códigos de GML junto, e edição de imagens, fiquei sem saber qual era a categoria então coloquei em tutorias de GML mesmo, porque fica menos escondido, pois as pessoas, creio que procuram mais nos tutorias de GML, do que em arte gráfica, mas mesmo assim não tem importância e obrigado novamente !!!

Eu decidi deixar em GML, pois a pessoa não precisa necessariamente seguir o tutorial de Arte Grafico, podem pegar aquela que vocÊ deixou como seu resultado, então eu deixei em GML mesmo.
avatar
RodrigoM.

Data de inscrição : 06/08/2009
Reputação : 5
Número de Mensagens : 569
Prêmios : Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas] Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas] Empty Re: Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas]

Mensagem por Suadao Sex 28 maio 2010, 18:32

Caramba, ótimo tutorial Denis L., achei bem bacana desse "efeito", bem realista.

Valew!


Última edição por Suadao em Sex 28 maio 2010, 18:37, editado 1 vez(es)
Suadao
Suadao

Data de inscrição : 22/11/2009
Reputação : 4
Número de Mensagens : 1035
Prêmios : Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas] Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.recursos-mania.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas] Empty Re: Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas]

Mensagem por Cainã Sex 28 maio 2010, 18:36

Realmente o efeito ficou muito real, você é muito bom em "inventar" esses efeitos. Valeu e continua com esses tutoriais.
Cainã
Cainã

Data de inscrição : 07/03/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 1335
Prêmios : Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas] Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://cai.na.tl/

Ir para o topo Ir para baixo

Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas] Empty Re: Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas]

Mensagem por Klior Sex 28 maio 2010, 19:45

muito bom msm, não sabia que dava pra fazer tanta coisa com paint.net
Klior
Klior

Data de inscrição : 07/03/2010
Reputação : 13
Número de Mensagens : 426
Prêmios : Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas] Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • C#
  • Javascript


Ir para o topo Ir para baixo

Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas] Empty Re: Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas]

Mensagem por itallo Sex 28 maio 2010, 21:33

Bravo! Bravo!
um belo tutorial, parabéns.

realista de verdade(Oo)
itallo
itallo

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B - D
Data de inscrição : 26/08/2009
Reputação : 12
Número de Mensagens : 970
Prêmios : Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas] Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas] Empty Re: Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas]

Mensagem por Convidad Sex 28 maio 2010, 21:52

legal esta tutorial,vc gostou mesmo do paint net Very Happy
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas] Empty Re: Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas]

Mensagem por Isaias Sex 28 maio 2010, 23:26

muito bom kra,
com certeza vai ajudar muitas pessoas.
Isaias
Isaias

Data de inscrição : 16/08/2008
Reputação : 3
Número de Mensagens : 374
Prêmios : Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas] Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://isaiasramos.com

Ir para o topo Ir para baixo

Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas] Empty Re: Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas]

Mensagem por makgamer Sex 28 maio 2010, 23:34

Quem não quiser baixar nada, é so ir num paint online, que fais igual e salva no teu pc.
ta aqui o site:http://www.splashup.com/splashup/
pra criar esta merma neblina igualzinha é so clika em : file>new image>
dai muda pra 256 por 256
ai aparece um quadrado.
dai tu vai em: filters>clouds
pronto.
ai fica assim:
Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas] 2la8pa9
makgamer
makgamer

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 29/03/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 941
Prêmios : Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas] Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 2.0
  • Unity
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • RPG Maker
  • C ou C++
  • Outros


Ir para o topo Ir para baixo

Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas] Empty Re: Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas]

Mensagem por Adriel Sex 28 maio 2010, 23:36

Também dá pra fazer usando a opção "Spray" do editor de imagens do GM Very Happy!
Adriel
Adriel

Data de inscrição : 18/07/2009
Reputação : 2
Número de Mensagens : 924
Prêmios : Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas] Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas] Empty Re: Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas]

Mensagem por F. Nizzio Sáb 29 maio 2010, 08:31

Bem, eu sempre consegui fazer esse efeito de nuvem no PhotoFiltre. E eu já tive o Paint.net que, por um acaso, você escreveu errado o nome.

Mas é um otimo tutorial. (: Parabéns!
F. Nizzio
F. Nizzio

Data de inscrição : 19/07/2008
Reputação : -6
Número de Mensagens : 758
Prêmios : Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas] Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas] Empty Re: Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas]

Mensagem por Anderson3d Ter 26 Out 2010, 23:49

Cara fenomenal esse efeito, parabéns mesmo!
Anderson3d
Anderson3d

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A - A
Data de inscrição : 15/02/2009
Reputação : 9
Número de Mensagens : 1479
Prêmios : Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas] Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.indiegamebr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas] Empty Re: Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas]

Mensagem por SuperHacker Qua 27 Out 2010, 08:06

véi, nota dez.
ficou perfeito, tá igualzinho quando eu viajo de carro de madrugada hehehe...
vlw pelo tutorial!
SuperHacker
SuperHacker

Data de inscrição : 19/05/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 63
Prêmios : Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas] Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas] Empty Re: Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas]

Mensagem por Dan044 Dom 28 Nov 2010, 14:29

Cara, MUITO BOM, deve ter deixado meu jogo mt mais legal, sério, adorei, e tudo sem baixar netscape.net...
Vlw
Dan044
Dan044

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : 3D Snake - D
Data de inscrição : 14/11/2010
Reputação : 3
Número de Mensagens : 209
Prêmios : Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas] Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.chefreceitas.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas] Empty Re: Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas]

Mensagem por synnc Qui 11 Abr 2013, 11:25

Segui este tutorial mas estou com este problema, podem ver no video


Videohttps://www.youtube.com/watch?v=YKqx8zqv-w4

O que fiz errado?
Obrigado e abraço
synnc
synnc

Data de inscrição : 11/04/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1
Prêmios : Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas] Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas] Empty Re: Criando Neblina realista ! [Sem uso de particulas]

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos