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Sistema de spaw, e
3 participantes
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Sistema de spaw, e
Eu estou criando um jogo de tiro com varios recursos. eu queria fazer os inimigos nascerem, quando um objeto permitisse(mais chamado de objcontrol) mas como ele iram aparecer em cima do chão?
Pelo o que eu acho eu deveria fazer com que o objcontrol os criasse quando a view estivesse a um certo ponto de distancia do objeto solido(que e o chao) e fazer com que eles fassam o spaw. Mas tem uma maneira que não de bug?
É outra, como fas um inimigo pular buracos?
Pelo o que eu acho eu deveria fazer com que o objcontrol os criasse quando a view estivesse a um certo ponto de distancia do objeto solido(que e o chao) e fazer com que eles fassam o spaw. Mas tem uma maneira que não de bug?
É outra, como fas um inimigo pular buracos?
Última edição por superrafao em Qua 18 Jul 2012, 14:33, editado 1 vez(es)
Ralphed- Data de inscrição : 18/08/2010
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Re: Sistema de spaw, e
Pelo que entendi isso é um jogo de plataforma e você quer que os inimigos sejam criados em cima do chão aleatóriamente por outro objeto...
Caso sim, tem que ser fora da view?
Caso não, explique melhor de forma mais clara!
Caso sim, tem que ser fora da view?
Caso não, explique melhor de forma mais clara!
Re: Sistema de spaw, e
Sim, seria estranho ver os inimigos aparecendo do nada né?
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Re: Sistema de spaw, e
Também acho! Bem... pra começar, você cria o obj_criador .
Então coloca no create dele:
Então no alarm[0] iremos criar esses inimigos:
Ou então coloque:
Não tenho certeza se funcionará... mas pela lógica pode dar certo...
Edit:
Esse While, caso não consiga realizar seu calculo, pode travar o jogo.
Então afapte o código ou use sempre um chão.
Então coloca no create dele:
- Código:
pos_y=0
alarm[0]=tempo_para_criar
Então no alarm[0] iremos criar esses inimigos:
- Código:
a=instance_create(view_xview+view_wview+32,0,obj_inimigo)
with(a){while place_free(x,y+1){y+=1}}
alarm[0]=tempo_para_repetir
Ou então coloque:
- Código:
while !place_free(view_xview+view_wview+32,pos_y){pos_y=random_range(view_yview,view_yview+view_hview)}
a=instance_create(view_xview+view_wview+32,pos_y,obj_inimigo)
alarm[0]=tempo_para_repetir
Não tenho certeza se funcionará... mas pela lógica pode dar certo...
Edit:
Esse While, caso não consiga realizar seu calculo, pode travar o jogo.
Então afapte o código ou use sempre um chão.
Última edição por William Lima em Qua 18 Jul 2012, 01:00, editado 2 vez(es)
Re: Sistema de spaw, e
e ai cara blz?! Talvez se você fizesse os inimigos serem criados com base nos pontos da view daria certo ai você usaria o codigo assim
- Código:
if distance_to_point(view_xview,view_yview)<10{
//cria os inimigos
}
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Re: Sistema de spaw, e
OK obrigado willian lim, pelo o que eu lima(en entendi esse codigos) eles vão dar certo.
Meu caro gustavo =D. Como vai? Enfim seu code tambem vai ser util, pois vou fazer um level na agua, e este codigo vai ser otimo.
Mais ainda falta o caso do inimigo pular o chao, o problema esta 50% resolvido.
off: Sera que o Willian "Lima" e meu primo?? Porque meu nome verdadeiro e Rafael "Lima". Que coisa...!!!???
Meu caro gustavo =D. Como vai? Enfim seu code tambem vai ser util, pois vou fazer um level na agua, e este codigo vai ser otimo.
Mais ainda falta o caso do inimigo pular o chao, o problema esta 50% resolvido.
off: Sera que o Willian "Lima" e meu primo?? Porque meu nome verdadeiro e Rafael "Lima". Que coisa...!!!???
Última edição por superrafao em Qua 18 Jul 2012, 01:31, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Correção)
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Re: Sistema de spaw, e
Para fazer um inimigo pular você tem que checar se o espaço seguinte está vazio e se há chão embaixo do inimigo...
Se você usa uma gravidade normal com colisão sólida pode usar esse code, caso não use hspeed edite:
Se você usa uma gravidade normal com colisão sólida pode usar esse code, caso não use hspeed edite:
- Código:
if place_free(x+hspeed,y+1) and !place_free(x,y+1){vspeed=-forca_pulo}
Última edição por William Lima em Qua 18 Jul 2012, 13:06, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : erro de ortografia)
Re: Sistema de spaw, e
ok então. Obrigado.
Resolvido.
Resolvido.
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