Movimento em tabuleiro

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Movimento em tabuleiro

Mensagem por Esaucm98 em Ter 17 Jul 2012, 00:19

Oi, quem ja jogou algum jogo estilo civilization ou algum jogo de estrategia baseado em turnos deve saber do que eu estou falando, ou até mesmo em um jogo de xadrez, a duvida é:

o mapa e feito em "casas" eu clico em uma casa, a peça deve se mecher até ela, mas eu quero saber como fazer isso, como fazer para que ela vá andando casa por casa, e nao sair em qualquer direção para o ponto em que eu cliquei..
algo como se alinhar ao grid no step .. obrigado


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Re: Movimento em tabuleiro

Mensagem por GameMakerTutoriais em Ter 17 Jul 2012, 11:46


Amigo, em relação ao movimento (e não às regras do movimento) tem várias formas. Um jeito fácil é você usar um path, adicionar os pontos por onde quer que a instância ande e no evento "end of path" executar a ação que você quiser. Essa é a forma mais prática que eu consigo imaginar. Procure por path no fórum, tem vários tutoriais sobre isso.

Mas o jeito mais interessante (e mais maleável) é fazer um sistema de grades onde o movimento é realizado "por casas". Dá uma olhada nesses engines do dungeon333:

http://gmbr.forumeiros.com/t2927-engine-action-rpg-com-batalha-e-stats
http://gmbr.forumeiros.com/t3585-lib-rpg-grid-movement-minimap

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Re: Movimento em tabuleiro

Mensagem por Esaucm98 em Ter 17 Jul 2012, 16:14

Um jeito fácil é você usar um path, adicionar os pontos por onde quer que a instância ande

Isso é serio mesmo? vc acha facil eu ter que fazer um path para cada movimento? por exemplo em um jogo de xadrez eu teria que fazer 8 paths so pra peça do cavalo, isto é, sem falar as outras, desculpe mas acho que isso é muito trabalhoso.
Queria algo dinâmico que faz apenas ele ir se movimentando e se alinhando ao grid se alguem souber me ajude plis

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Re: Movimento em tabuleiro

Mensagem por GameMakerTutoriais em Ter 17 Jul 2012, 16:58


Esaucm98 escreveu:Isso é serio mesmo? vc acha facil eu ter que fazer um path para cada movimento?

Ninja8086 escreveu:Amigo, em relação ao movimento (e não às regras do movimento)

Esaucm98 escreveu:por exemplo em um jogo de xadrez eu teria que fazer 8 paths so pra peça do cavalo, isto é, sem falar as outras, desculpe mas acho que isso é muito trabalhoso.

Você pensou em desenhar os paths todos um por um? O path é pra fazer o movimento, e não a troca de posição. Há funções pra isso ser feito em tempo real, e com apenas um único path eu penso que seria perfeitamente possível. Já a troca de posição, serial legal regrar o jogo todo numa dsgrid ou num array, como já tinha dito no post anterior:

Esaucm98 escreveu:Queria algo dinâmico que faz apenas ele ir se movimentando e se alinhando ao grid se alguem souber me ajude plis

Ninja8086 escreveu:Mas o jeito mais interessante (e mais maleável) é fazer um sistema de grades onde o movimento é realizado "por casas". Dá uma olhada nesses engines do dungeon333:

http://gmbr.forumeiros.com/t2927-engine-action-rpg-com-batalha-e-stats
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Re: Movimento em tabuleiro

Mensagem por Esaucm98 em Qua 18 Jul 2012, 01:06

Você pensou em desenhar os paths todos um por um? O path é pra fazer o movimento, e não a troca de posição. Há funções pra isso ser feito em tempo real, e com apenas um único path eu penso que seria perfeitamente possível. Já a troca de posição, serial legal regrar o jogo todo numa dsgrid ou num array, como já tinha dito no post anterior:

òtimo como faz então?


Ninja8086 escreveu:Mas o jeito mais interessante (e mais maleável) é fazer um sistema de grades onde o movimento é realizado "por casas". Dá uma olhada nesses engines do dungeon333:

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[/quote]

isso não me ajudou em nada... u.u

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Re: Movimento em tabuleiro

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