Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» [Enquete] Concursos GMBR
por Willy Ontem à(s) 19:49

» CR - Concurso Relâmpago!!
por Willy Ter 18 Jul 2017, 17:11

» 3D:como rodar a camara em horizontal?
por Cambalinho Ter 18 Jul 2017, 15:09

» [Resolvido] pode explicar a d3d_set_projection()?
por Cambalinho Ter 18 Jul 2017, 11:28

» Escrever a resposta certa muda de room
por PedroX Seg 17 Jul 2017, 21:46

» Nota de esclarecimento - GMBR voltou!
por Mentos e Coca-cola Seg 17 Jul 2017, 17:05

» [CR] Campo Minado
por Katerp Dom 16 Jul 2017, 23:09

» [CR] The Bazooka Cat
por Tedi Ripper Dom 16 Jul 2017, 23:01

» Como melhorar um protótipo(Design)
por lolandoplayer Dom 16 Jul 2017, 22:56

» Diminuir velocidade ao arrastar objeto
por LwysF Dom 16 Jul 2017, 17:33

Quem está conectado
14 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 14 Visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 324 em Ter 05 Out 2010, 13:36
Estatísticas
Temos 12700 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de Eduardo Gomes

Os nossos membros postaram um total de 220919 mensagens em 30412 assuntos

Movimento em tabuleiro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Movimento em tabuleiro

Mensagem por Esaucm98 em Ter 17 Jul 2012, 00:19

Oi, quem ja jogou algum jogo estilo civilization ou algum jogo de estrategia baseado em turnos deve saber do que eu estou falando, ou até mesmo em um jogo de xadrez, a duvida é:

o mapa e feito em "casas" eu clico em uma casa, a peça deve se mecher até ela, mas eu quero saber como fazer isso, como fazer para que ela vá andando casa por casa, e nao sair em qualquer direção para o ponto em que eu cliquei..
algo como se alinhar ao grid no step .. obrigado


Esaucm98

Ranking : Nota D
Notas recebidas : D
Data de inscrição : 13/05/2012
Número de Mensagens : 275
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário http://www.legioncrafters.tk

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Movimento em tabuleiro

Mensagem por GameMakerTutoriais em Ter 17 Jul 2012, 11:46


Amigo, em relação ao movimento (e não às regras do movimento) tem várias formas. Um jeito fácil é você usar um path, adicionar os pontos por onde quer que a instância ande e no evento "end of path" executar a ação que você quiser. Essa é a forma mais prática que eu consigo imaginar. Procure por path no fórum, tem vários tutoriais sobre isso.

Mas o jeito mais interessante (e mais maleável) é fazer um sistema de grades onde o movimento é realizado "por casas". Dá uma olhada nesses engines do dungeon333:

http://gmbr.forumeiros.com/t2927-engine-action-rpg-com-batalha-e-stats
http://gmbr.forumeiros.com/t3585-lib-rpg-grid-movement-minimap

Falou!

GameMakerTutoriais

Data de inscrição : 29/01/2011
Número de Mensagens : 800
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Movimento em tabuleiro

Mensagem por Esaucm98 em Ter 17 Jul 2012, 16:14

Um jeito fácil é você usar um path, adicionar os pontos por onde quer que a instância ande

Isso é serio mesmo? vc acha facil eu ter que fazer um path para cada movimento? por exemplo em um jogo de xadrez eu teria que fazer 8 paths so pra peça do cavalo, isto é, sem falar as outras, desculpe mas acho que isso é muito trabalhoso.
Queria algo dinâmico que faz apenas ele ir se movimentando e se alinhando ao grid se alguem souber me ajude plis

Esaucm98

Ranking : Nota D
Notas recebidas : D
Data de inscrição : 13/05/2012
Número de Mensagens : 275
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário http://www.legioncrafters.tk

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Movimento em tabuleiro

Mensagem por GameMakerTutoriais em Ter 17 Jul 2012, 16:58


@Esaucm98 escreveu:Isso é serio mesmo? vc acha facil eu ter que fazer um path para cada movimento?

Ninja8086 escreveu:Amigo, em relação ao movimento (e não às regras do movimento)

@Esaucm98 escreveu:por exemplo em um jogo de xadrez eu teria que fazer 8 paths so pra peça do cavalo, isto é, sem falar as outras, desculpe mas acho que isso é muito trabalhoso.

Você pensou em desenhar os paths todos um por um? O path é pra fazer o movimento, e não a troca de posição. Há funções pra isso ser feito em tempo real, e com apenas um único path eu penso que seria perfeitamente possível. Já a troca de posição, serial legal regrar o jogo todo numa dsgrid ou num array, como já tinha dito no post anterior:

@Esaucm98 escreveu:Queria algo dinâmico que faz apenas ele ir se movimentando e se alinhando ao grid se alguem souber me ajude plis

Ninja8086 escreveu:Mas o jeito mais interessante (e mais maleável) é fazer um sistema de grades onde o movimento é realizado "por casas". Dá uma olhada nesses engines do dungeon333:

http://gmbr.forumeiros.com/t2927-engine-action-rpg-com-batalha-e-stats
http://gmbr.forumeiros.com/t3585-lib-rpg-grid-movement-minimap

GameMakerTutoriais

Data de inscrição : 29/01/2011
Número de Mensagens : 800
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Movimento em tabuleiro

Mensagem por Esaucm98 em Qua 18 Jul 2012, 01:06

Você pensou em desenhar os paths todos um por um? O path é pra fazer o movimento, e não a troca de posição. Há funções pra isso ser feito em tempo real, e com apenas um único path eu penso que seria perfeitamente possível. Já a troca de posição, serial legal regrar o jogo todo numa dsgrid ou num array, como já tinha dito no post anterior:

òtimo como faz então?


Ninja8086 escreveu:Mas o jeito mais interessante (e mais maleável) é fazer um sistema de grades onde o movimento é realizado "por casas". Dá uma olhada nesses engines do dungeon333:

http://gmbr.forumeiros.com/t2927-engine-action-rpg-com-batalha-e-stats
http://gmbr.forumeiros.com/t3585-lib-rpg-grid-movement-minimap
[/quote]

isso não me ajudou em nada... u.u

Esaucm98

Ranking : Nota D
Notas recebidas : D
Data de inscrição : 13/05/2012
Número de Mensagens : 275
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário http://www.legioncrafters.tk

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum