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[Duvida 3D] Como criar uma camera FPS (Livre) e fazer player atirar ?

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[Duvida 3D] Como criar uma camera FPS (Livre) e fazer player atirar ? Empty [Duvida 3D] Como criar uma camera FPS (Livre) e fazer player atirar ?

Mensagem por un00brn Seg 16 Jul 2012, 21:29

Bem pessoal, minha dúvida é essa!
Como faço para o Player movimentar a camera FPS ( Camera igual a Counter Strike ) Livre (X, Y e Z) com o mouse, e atirar no angulo X, Y e Z que o mouse está apontando!

E como posso usar um " Image_angle = direction " em um objeto 3D?

Tentei fazer, mas o "Objeto 3D" não meche o angulo!
Valeu pela atenção' Espero que consigam me entender e ajudar-me!
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[Duvida 3D] Como criar uma camera FPS (Livre) e fazer player atirar ? Empty Re: [Duvida 3D] Como criar uma camera FPS (Livre) e fazer player atirar ?

Mensagem por Jiraya Seg 16 Jul 2012, 22:25

antes precisa entender como funciona o que vc vai utilizar, assim você poderá corrigir ou complementar o script sózinho.

a camera nada mais é que dois pontos (x1,y1,z2) e (x2,y2,z2) que é uma referencia para a perspectiva das transformação dos vetores.

sendo que (x1,y1,z1) é a posição da camera e (x2,y2,z2) é o ponto para onde a camera deve olhar.
a distancia entre esses dois pontos funcionaria como uma espécie de "zoom" ou seja, quanto maior a distancia entre os pontos, maior o raio de visão.

quanto ao tamanho da view, isso você configura nas propriedades de views na room.

agora a resposta para o seu problema.

aqui um código para criar uma camera que gire em 360º horizontal e verticalmente.
não sei se você conhece, mas para isso utiliza-se uma formula matematica chamada "trigonometria", que no caso será usado para criar pontos parabólicos.
Código:

var xx,yy,zz,zoom;//vars temporarias/posição da camera
zoom=1;//distancia entre a camera e o ponto em que ela esta olhando.
xx=x+lengthdir_x(zoom,direction)*lengthdir_x(1,image_angle);
yy=y+lengthdir_y(zoom,direction)*lengthdir_x(1,image_angle);
zz=z+lengthdir_y(zoom,image_angle);
//xx,yy,zz são pontos que giram entorno da posição do objeto.
//isso faz a camera girar para os lados e para cima
d3d_set_projection(xx,yy,zz,x,y,z,0,0,1);
para mover a camera, basta alterar as variaveis x,y,z;
para girar a camera horizontalmente basta alterar a variavel "direction"
para girar a camera verticalmente basta altera a variavel "image_angle"

quanto a atirar para onde o mouse esta mirando.
você pode fazer o seguinte
Código:

if(mouse_check_button_pressed(mb_left))
{
var hid;hid=instance_create(xx,yy,obj_Bala);
hid.z=zz;hid.direction=direction;hid.zdireciton=image_angle;
}
depois é só criar um sistema de zspeed baseado na lógica da trigonometria para que o tiro mova-se livremente tbm.
ou se quiser economizar memoria, pode tentar usar raytrace, checa se o modelo esta traçando um raio, é muito utilizado em jogos profissionais de tiro, sem falar que é a forma mais rapida que existe para calcular interseção entre tiro e objeto.
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Mensagem por un00brn Seg 16 Jul 2012, 22:38

Valeu Jiraya, era um tutorial desse que eu precisava!

Podem trancar o tópico! Cool
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